terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pessoal!!!
Participei de um almoço espetacular no Restaurante Dom Francisco ASBAC. Na ocasião foram degustados vários vinhos da vinícola Chilena Arboleda e harmonizados com pratos feitos Francisco Ansiliero. Confira a Degustação:

Desde já, quero agradecer o convite à Su Maestri e a toda equipe da vinícola Arboleda. Muito Obrigado!!!

Degustação de Vinhos da Arboleda no Dom Francisco



Sobre a Vinícola:

A Arboleda é uma Vinícola boutique fundada em 1999 e projeto pessoal de Eduardo Chadwick no Chile - Vale do Aconcágua, foi batizado com este nome em homenagem aos 1.450 hectares de mata nativa preservada entre as suas vinhas. A Arboleda nasce de uma visão clara: desenvolver vinhos excepcionais e cada um deles, mostrar a mais pura expressão do seu terroir único.



Sobre o Restaurante Dom Francisco:



Sinônimo de boa comida e bons vinhos, o nome Dom Francisco é hoje uma grife da alta gastronomia de Brasília. Francisco Ansiliero, o chef fundador empresta seu nome ao restaurante. A esposa de Francisco, Carmélia, também teve papel de destaque elaborando sobremesas que se tornariam clássicas na cidade. Além dela, a filha mais velha, Giuliana, participou ativamente da organização do restaurante desde o começo. A primeira casa da rede, localizada na 402 sul, foi inaugurada em 1988 e era uma lojinha simples, com apenas  8 mesas.


O sucesso veio rápido, assim como as filiais. Em 1993 foi inaugurada a da Asbac e em 1995, a da Academia de Tênis, que recentemente encerrou as atividades em virtude da venda do clube. E em 1997, abriram as duas unidades localizadas em shopping centers, Park Shopping e Pátio Brasil. Hoje as cinco casas são administradas como uma rede pela família de Francisco. Sua filha, Giuliana, responde pelas casas da 402 sul, Park Shopping e Pátio Brasil. Ela foi responsável por modernizar a marca. Enquanto o próprio Francisco ainda marca presença na casas da Asbac, sempre cumprimentado os clientes, recomendando um vinho ou servindo um bom azeite, o que se tornou sua marca registrada. Carmélia Ansiliero também continua ativa no comando do grupo.



A premiada adega do Dom Francisco é uma das maiores e melhores do país. Oferece vinhos de 14 países diferentes, todos mantidos em adegas com controle de temperatura e umidade. Todas as grandes regiões produtoras estão contempladas na carta, assim como todos os vinhos mais emblemáticos de cada país, como os famosos Châteaus franceses, muitos de safras raras. 


Graças ao sommelier Leonildo Santana, pude conhecer pessoalmente a Famosa adega do Francisco. Lá encontramos rótulos maravilhosos!!! Outra coisa que é importante lembrar... é que a carta de vinhos do restaurante é ampla e possui ótimos preços!!!

Então... Vamos aos vinhos degustados???


Vou colocar na ordem dos vinhos que mais me agradou.

Em primeiro lugar, o vinho Arboleda Syrah:


O vinho foi envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho, dos quais 93% eram franceses e 7% americano, com 25% deles barricas novas. Este vinho tem uma cereja profundo e intenso vermelho com violeta reflexão cor. Apresenta diferentes camadas aromáticas, incluindo cerejas e frutas vermelhas frescas. Seu corpo médio e acidez equilibrada, consegue uma sensação de frescura na boca com um final persistente.

Vamos ao segundo vinho - Pinot Noir 2012:


O vinho foi envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês, dos quais 13% eram novos. Sua cor vermelho rubi atraente. No nariz a intensidade de aromas de frutas vermelhas. O paladar é suave, tem sabores de frutas vermelhas. Este vinho é de textura suave, taninos aveludados presentes conjugados com acidez equilibrada e refrescante.

Vamos ao terceiro vinho - Arboleda Cabernet Sauvignon 2011:


O vinho foi envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês, com 31% barricas novas. É um vinho elegante e equilibrado, que mostra uma profunda visão vermelho cereja. No nariz, aromas de frutas vermelhas e pretas, cassis, amoras e morangos.  No paladar, corpo médio, taninos macios e acidez fresca causa sensação de suculência na boca, levando a um final longo e demorado.

O Quarto Vinho - Arboleda Chardonnay 2012: 


Ele tem um amarelo palha com reflexos dourados claros. O nariz tem aromas frutados como laranja cristalizadas, marmelo e notas sutis de abacaxi. Na boca, mostra notas minerais. Volume médio, com acidez equilibrada e intensidade de sabores que faz um vinho elegante.

E em quinto, o vinho - Arboleda 


O vinho foi envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês ainda 20% barricas novas. A cor vermelho-violeta. Este vinho aromas de frutos de amoras, acompanhadas de notas de especiarias. Na boca, frutados, o volume médio e persistente.

Agora... Vamos ver o que o Chefe Francisco preparou???

A entrada foi bolinhos de bacalhau e salada com legumes frizée, harmonizados com Arboleda Chardonnay.

Posteriormente, um risota de buriti com guariroba, armonizados com Arboleda Pinot Noir:


O prato principal foi o Bife Angoso de Bonsmara, acompanhado de arroz com brócolis e farofa e ovos. Para harmonizar, o vinho Arboleda Syrah:


E para fechar... sobremesa de torta de castanha do Brasil com sorvete de creme.

Agora... Que tal curtir as fotos evento???


Todos prestando atenção na apresentação dos vinhos:


E para fechar...