quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pessoal!!!
É com muita Alegria que convido o jornalista Orestes de Andrade Jr, do Pautas de Guarda,  para a minha coluna semanal de PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, onde toda semana alguém de outro blog, revista, site e etc... vai estar mostrando aos leitores, um pouco do seu trabalho. Desde já agradeço a participação dele. 

Confira o post... e na semana que vem (agora será nas sextas-feiras), nos encontraremos em mais uma PARTICIPAÇÃO ESPECIAL. Obrigado!

Empresário paulista ganha Volnay 1976 e 2009 da Porto Mediterrâneo

Promoção cultural foi realizada para marcar o lançamento do novo site da importadora


O última garrafa de um dos mais prestigiados Pinot Noirs da Borgonha, com 37 anos de idade, foi conquistada pelo empresário Agostinho Bernardino, 55 anos, de São Paulo (SP). Ele ganhou o concurso cultural promovido pela importadora Porto Mediterraneo, de Balneário Camboriú (SC). Das 62 unidades existentes da safra 1976 do Volnay Bitouzet-Prieur, a Porto Mediterraneo importou 36 garrafas. A última delas que ainda estava na adega da importadora foi oferecida como prêmio de um disputado concurso cultural para marcar o lançamento do novo site da empresa – www.portomediterraneo.com.br. O vencedor foi escolhido pela melhor resposta dada a pergunta: “Qual a melhor companhia e o melhor momento para tomar um vinho raro?” A frase campeã do concurso foi a seguinte: “A melhor companhia é aquela que te traz alegria e saberá viajar junto com você ao tomar este vinho raro. Todo momento em que você esteja bem consigo mesmo é o momento certo.” Além da safra 1976 do Volnay, Agostinho Werner recebeu uma garrafa da safra de 2009.

Apaixonado pelo mundo de Baco, Agostinho degustou o seu Volnay 1976 ao lado de três amigos conhecedores da uva Pinot Noir, especialmente da Borgonha, sendo dois franceses. Para o momento especial, o grupo de amigos escolheu um restaurante especial (North Grill Vila). Acompanhado de uma fraldinha de porco e após decantar o vinho por cerca de 30 minutos, eles se surpreenderam. “Os aromas e sabores nos surpreenderam muito, pois, no início, eram de frutas vermelhas ainda frescas mescladas com tons de couro, oliva e o famoso “sous bois”, que lembra vegetal, característico da Pinot Noir”, destaca. E complementa: “Com o passar do tempo o vinho foi se tornando cada vez mais elegante, os aromas mais complexos e prazerosos, com uma acidez muito equilibrada, fazendo com que passássemos um bom tempo falando sobre o vinho, com lembranças da seca que atingiu a França em 1976 e quanto deste fenômeno poderia ter influenciado nesta safra”.



“É um vinho incrível, uma experiência inesquecível”, descreve o proprietário da Porto Mediterraneo, Julio C. Schmitt Neto. “Bom saber que ele foi apreciado por amigos que souberam aproveitar toda a poesia contida nesta garrafa”, observa Julio C. Schmitt Neto. Os exemplares de Volnay, de várias safras, podem ser encontrados com exclusividade no site da Porto Mediterraneo (www.portomediterraneo.com.br).

Saiba mais:
A Porto Mediterraneo é especializada na importação e distribuição de bebidas e alimentos finos, especialmente de produtores de pequeno ou médio porte, que consigam elaborar produtos mais exclusivos, de alta qualidade e com preços convidativos. Todos os rótulos importados são previamente selecionados e aprovados por especialistas no Brasil, que desenvolvem uma análise técnica e comercial de cada produto. Para a estocagem adequada dos seus vinhos, a empresa conta com um depósito climatizado, no qual 100% dos vinhos são armazenados.

Por:
Orestes de Andrade Jr.

Sobre o Pautas de Guarda e seu Autor Orestes de Andrade Jr:



Sou jornalista, pai do Pietro, colorado, marido da Elisângela Hesse e apreciador de vinhos, não necessariamente nessa ordem. Este blog foi criado para registrar matérias que merecem ser guardadas. São pautas de guarda, tão em desuso na imprensa atual, mais interessada em definir espaços (minúsculos) do que trazer boas histórias. Aqui, não vou me preocupar em postar textos pequenos, fáceis ao leitor da internet. Acho que ainda há interessados em pautas de guarda, assim como há quem goste de vinhos de guarda. Minha sugestão é simples "imprima e leia no banheiro". Se não gostar, o destino estará perto.