segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Pessoal!!!
Muito interessante a reportagem que saiu na Revista Adega. Veja como é difícil essa prova de degustação às cegas. Confira o texto adaptado:

Time Francês é o Novo Campeão Mundial de Degustação às Cegas



Mo dia 18 de Outubro de 2014 a França derrotou recebeu o título de campeã mundial do campeonato anual de degustação às cegas, realizado na região de Champagne. Participaram do evento 18 de times de diversos países como China, Rússia, Argentina e até mesmo o Brasil. 

Olhem só como foi difícil essa competição: cada equipe recebia 12 vinhos diferentes e os participantes tinham que descobrir o país de produção, a variedade da uva e até mesmo o nome do vinho, produtor e a safra.

Os participantes da equipe vencedora foram: Jean-Michel Perrussan, Eddy Gautier, Didier Sanchez e Pierre Cistern, todos da região de Toulouse. O time treina pelo menos uma vez por semana.


O legal disso é que nenhum deles é sommelier ou enólogo profissional. Segundo Jean-Michel Perrussan, o capitão do time o segredo para ganhar foi ter uma estratégia e uma abordagem cautelosa: “Você tem que confiar na sua intuição. Muitas vezes, a primeira impressão dada pelo olfato e pelo paladar aponta o caminho certo, depois disso, temos que usar processos de eliminação”.