sábado, 22 de novembro de 2014

Entrevista Marcio Bontempo

Pessoal!!!
É com grande satisfação que trago em primeira mão a entrevista exclusiva com o Dr. Marcio Bontempo que é médico, formado em 1981 pela Universidade Sul Fluminense (RJ). Especialista em Saúde Pública. Membro e Pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular e Radicais Livres. Diretor e Docente da ESCAM. Diretor do Núcleo de Saúde da União Planetária-DF. Diretor da ONG TerraBrazil. O Dr. Bontempo é palestrante nacional e internacional. 

Desde já agradeço muito a sua participação!!!

Confira essa entrevista exclusiva com o Doutor Marcio Bontempo:

Entrevista Marcio Bontempo



1 - Doutor Marcio Bontempo, nos conte como começou o seu interesse pelo vinho e como isso se relacionou a saúde?


Marcio Bontempo: Por ser descendente de italianos e portugueses, sempre minha família costumava beber vinho às refeições, sendo então uma questão cultural. Para as crianças serviam vinho com água e adoçado. Mas comecei a me interessar depois de formado médico​, quando surgiram as primeiras pesquisas sobre os bons efeitos do vinho para a saúde.


2 - Resumidamente, por que o vinho faz bem à saúde?


Marcio Bontempo: O vinho é considerado um alimento na maioria dos países produtores. É benéfico porque possui substâncias​ ​consideradas nutrientes funcionais, como o tanino (tintos), o resveratrol (tintos), pigmentos antioxidantes, etc.​

3 - Dr. Marcio, quais são os principais componentes existentes no vinho que fazem bem à saúde? Explique como funciona cada um e para que serve.

Marcio Bontempo: O resveratrol é o principal e ele tem ação protetora dos vasos sanguíneos e protege contra a degeneração dos tecidos, do cérebro, etc.  Ou seja, Tem ação de bloqueio do processo acelerado de envelhecimento. Depois, o tanino é digestivo agindo como uma enzima. Os pigmentos como as antocianidinas antocianinas, flavonóides, etc, trabalham como antioxidantes contra os radicais livres, com ação antinflamatória, entre outras numerosas funções.​ 


4 - Você escreveu o livro a saúde da água para o vinho. Qual foi sua inspiração para o título?

Marcio Bontempo: Justamente empolgado com as novas descobertas cientificas, o caso do Paradoxo francês, em que os franceses bebem em média 11 litros de vinho por ano, comem alimentos gordurosos, doces, etc. e tem os menores indices de doenças cardiovasculares e não são obesos​. O titulo, faz uma analogia ao milagre feito por Jesus: "A Saúde da Água para o Vinho".


5 - Dr. Marcio, qual a quantidade aproximada de vinho por dia faz bem consumir? Tem diferença de homem para mulher? E de idade? Por que?


Marcio Bontempo: Vinho só faz bem com 3 condições: em doses moderadas (aproximadamente 2 cálices por dia); que seja ingerido habitualmente; e que seja de boa qualidade.​ ​Não há grande diferença entre homem e mulher e idade, mas como é uma bebida alcoólica, as mulheres devem usar menos, pois são menos resistentes ao álcool.​

6 - Podemos substituir o suco de uva, ou a própria uva pelo vinho? Será que dá o mesmo efeito?

Marcio Bontempo: Não é a mesma coisa. O suco de uva é fermentativo no organismo por conter açúcares que podem ser fermentados, formando gás. O vinho não tem esse problema. Mas o suco de uva contém os mesmos pigmentos do vinho​, porém os tintos menos resveratrol, porque o processo de produção e o álcool concentram este polifenol. Indico o vinho nas refeições e o suco de uva fora das refeições.


7 - Há várias controversas sobre o álcool fazer bem e fazer mal a saúde. Qual posição você defende? E por que?


Marcio Bontempo: Está provado que o álcool de boa qualidade em pequenas quantidades é benéfico, pois favorece a digestão das gorduras e melhora o metabolismo. Mas em excesso é muito prejudicial.​ 

8 - Muitas pessoas falam que o que faz mal, na verdade, são os alimentos que comemos enquanto tomamos vinho. Para contornar o esse problema... o que o senhor sugere?


Marcio Bontempo: Geralmente se associa vinho com muito queijo, carne, gordura, o que é prejudicial, certamente mais pelo excesso. Então se elevam as taxas calóricas. Ideal em tudo é moderação e evitar o que é prejudicial. Eu desaconselho a ingestão de embutidos e gorduras animais saturadas, com ou sem vinho.​ 


9 - Gostaria de saber sua preferência de vinho, qual tipo e estilo de vinho mais te agrada? E também se você bebe vinho todos os dias?

Marcio Bontempo: Sou um fã de um bom cabernet savignon bem elaborado. Minha paixão são também os borgonhas. Bebo vinho eventualmente, pois nem sempre se consegue uma boa marca. Vinho de má qualidade eu não tomo.​ 


10 - Para fechar a entrevista, Dr. Marcio Bontempo, qual tipo de vinho é melhor para saúde? Tinto, Branco, Rosé, Espumante, Porto, Sobremesa, Verde e etc? E por que?


Marcio Bontempo: Melhores para a saúde com certeza são os tintos​, pois são mais concentrados em resveratrol (com diferenças entre as castas) e pigmentos.