quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Taxas de Rolha em São Paulo

Pessoal!!!
Apenas divulgando o estudo publicado por Oscar Daudt em 11/11/2014
Ele fez o levantamento das taxas de rolha em São Paulo.
Achei muito interessante estar compartilhando essa informação.
O estudo foi publicado no site EnoEventos.

Taxas de Rolha em São Paulo


Um mundo de restaurantes:
Quando publiquei, um estudo sobre as taxas de rolha cobradas pelos restaurantes cariocas, recebi alguns pedidos de leitores paulistas que, invejando a informação, gostariam que o mesmo fosse feito para a capital de São Paulo. E aqui eu atendo aos pedidos!

Como eu não tinha a revista Veja São Paulo em mãos, usei o aplicativo da própria revista, disponível para telefones celulares.

Se construir uma análise dessas para o Rio de Janeiro já é trabalhoso, para São Paulo é quase impossível. Enquanto a revista Veja Rio lista 410 restaurantes para os cariocas, a relação dos restaurantes paulistanos chega a estonteantes 2.620 endereços! Eu não teria condições de avaliar tantas taxas de rolha assim. E fiz alguns cortes para tornar a amostra viável de ser trabalhada:

  • considerei apenas os restaurantes classificados com 3, 4 ou 5 estrelas pela própria revista;
  • desconsiderei alguns tipos de restaurantes que não me parecem compatíveis com o ato de levar um vinho especial de casa; são eles: Comida Rápida, Galeterias, Naturais, Vegetarianos e Indianos.
TAXA DE ROLHA MAIS ALTAS


Torneio Roberto Gomes Pedrosa:
Ainda assim, a quantidade de restaurantes avaliados para São Paulo foi maior do que aquela considerada para o Rio de Janeiro: São Paulo 294 x 236 Rio de Janeiro!

Embora a capital dos paulistas seja muito mais rica do que nossa cidade, temos sempre a impressão de que os preços nas praias cariocas são normalmente mais elevados. E esse fenômeno se mostrou claramente nas taxas de rolha. Os consumidores paulistas, mais uma vez saem ganhando, pois sua rolha média é de R$39,10, enquanto que aqui no Rio a média é de R$46,80. Ou seja, pagamos 20% a mais do que nossos vizinhos para levar um vinho ao restaurante.

E ainda devemos considerar que a amostra utilizada para os restaurantes paulistas, devido ao corte efetuado, é teoricamente mais cara, com apenas os restaurantes mais bem avaliados, enquanto a amostra do Rio de Janeiro não teve essa estratificação. A diferença real deve ser bem maior!

E com isso, mais uma vez, os paulistas são os campeões do Torneiro Rio x São Paulo das Taxas de Rolha.

RESTAURANTES QUE NÃO COBRAM ROLHA

ATENÇÃO:
Muito embora os valores tenham sido recentemente pesquisados pela revista Veja São Paulo, devido às constantes mudanças das taxas de rolha, é recomendável sempre contactar previamente o restaurante para conferir se o valor continua o mesmo.

Autor: Oscar Daudt
Confira a listagem completa por categoria na Fonte: