quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Pessoal!!!
O Festival Slow Food, promovido pelo Piccolo Emporium, celebrará o Terra Madre Day, comemorado em 10 de dezembro, e oferecerá, entre os dias 01 e 10 de dezembro, uma receita especial por dia, elaborada de acordo com os princípios do Slow Food: valorizar os produtos estacionais, frescos e nativos.

Serviço:
Festival Slow Food / Piccolo Emporium
Data: De 01 a 10 de dezembro. 
Horário de Funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 11h às 22h; sexta-feira, das 11h às 0h; sábados, das 10h às 0h, e domingos, das 10h às 22h.
Local: Piccolo Emporium. Vitrinni Shopping, loja 192 – Águas Claras – DF
Tel.: (61) 3797-1644

Terra Madre Day com um cardápio especial - Piccolo Emporium 


Movimento Slow Food:


Em 1986, a Itália ganhava seu primeiro restaurante de comida rápida, mais conhecido como fast food. Em contraposição à americanização dos hábitos alimentares, o jornalista Carlo Petrini criou o movimento Slow Food. A intenção era proteger os produtos estacionais, frescos e nativos do assédio da comida rápida e defender um regime sustentável, que prioriza a diversidade, e alerta sobre os perigos evidentes da exploração intensiva da terra com fins comerciais. Quase duas décadas depois, a mobilização extrapolou fronteiras e, agora, conta com adeptos em todo o mundo.

Terra Madre Day:


Criado em 2009 para comemorar os vinte anos do movimento Slow Food, o evento é celebrado anualmente no dia 10 de dezembro. A ideia é exaltar os alimentos produzidos localmente, no mesmo dia, em todo o mundo. A primeira edição do Terra Madre Day contou com resultados inesperados pela organização, como por exemplo, uma manifestação contra o fast-food em Bangladesh, uma cerimônia de plantio de árvores no Quênia, um concurso de cozinha com ingredientes locais no Canadá, uma longa mesa anti organismos geneticamente modificados na Alemanha, uma mostra fotográfica na Índia, um eat-in em Londres e mais de mil atividades envolvendo mais de 100.000 pessoas no mundo inteiro.



Criado pelo Movimento Slow Food para alertar sobre o impacto ambiental dos hábitos alimentares, o Terra Madre Day - celebrado em 10 de dezembro, em todo o mundo - ganhou um aliado em Brasília. Para comemorar a data, o Piccolo Emporium promove, de 01 a 10 deste mês, o Festival Slow Food, com um cardápio especial elaborado de acordo com a filosofia do Movimento.  

O objetivo do evento é aliar o prazer à alimentação consciente. Em 2014, a mobilização internacional terá como mote os alimentos locais em risco de extinção. No Piccolo Emporium, o público poderá conferir uma receita especial por dia. Os pratos são preparados pelo chef Ville Della Penna, membro do movimento há mais de uma década, e contam com ingredientes frescos produzidos na região. O cardápio varia de acordo com disponibilidade da matéria-prima encontrada no mercado local. 


A ação é uma parceria da salumeria com a ONG Slow Food Cerrado e conta com a participação de produtores locais, conhecidos por seus saborosos produtos, como Cornucópia Pimentas, La Cacciatore Charcutaria, Renata Mandelli Art & Food e Arte Café, que criarão um produto exclusivo para o festival.

“Aqui no Piccolo Emporium o Slow Food já faz parte da filosofia da casa: privilegiamos produtos de qualidade, produzidos por pequenos produtores locais e preços justos, entre outros princípios. O Festival é apenas mais uma forma de chamar atenção para a data”, ressalta o chef Ville Della Penna, um dos sócios do estabelecimento, juntamente com o chef Luiz Beto. 


Chef Ville della Penna – Formado pelo Instituto Italiano de Gastronomia e Enologia para Estrangeiros, o chef coleciona 14 importantes prêmios nacionais, além de ser membro da Federação Italiana de Chefs (FIC); da Academia Italiana de Gastronomia Histórica (AIGS); e da RISTOWORLD ITALIA, renomada associação italiana de gastronomia. Em Roma e na região da Umbria, Itália, Ville trabalhou em vários restaurantes famosos. De volta ao Brasil, comandou equipes nos estabelecimentos do grupo Jorge Ferreira e foi Chef executivo do Governador do Estado do Tocantins e Chef executivo responsável pelo cardápio para eventos do Palácio da Alvorada, durante o mandato do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Na Copa do Mundo, foi Head chef FIFA durante os jogos em Brasília.