sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pessoal!!!
É com muita Alegria que convido meu amigo o sommmelier Joaldo Lima, considerado o “Melhor Sommelier”  de Brasília (pela  Brasília Gastrô Edição 2013/2014), para a minha coluna quinzenal de PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, onde a cada 15 dias alguém de outro blog, revista, site e etc... vai estar mostrando aos leitores, um pouco do seu trabalho. Desde já agradeço a participação dele. 

Confira o post e em breve vem nos encontraremos em mais uma PARTICIPAÇÃO ESPECIAL. Obrigado!

Se quiser participar, entre em contato conosco.

Sommelier: Uma Profissão em Plena Ascensão


Sommelier: Você sabe o que faz este profissional?


Com o crescente mercado do vinho a profissão de Sommelier está em alta, e a cada dia aumenta a demanda por esse profissional em razão de consumidores cada vez mais exigentes, tornando-o importante no cenário eno-gastronômico.  Perito em vinhos e com vastos conhecimentos em diversas bebidas, o Sommelier é também  dotado de toda a capacidade técnica em serviços e notabiliza-se pelo requinte com que trata uma das mais nobres e seculares bebidas: o vinho.

O Sommelier é responsável pela escolha, aquisição e guarda de vinhos, organização da adega, elaboração de cartas de vinhos, e ainda pela prova do vinho antes que seja servido ao cliente para garantir a integridade da bebida e a satisfação do cliente. 

No exercício prático de suas funções, cabe ao Sommelier  proporcionar momentos especiais aos comensais, pois, parte deste profissional a responsabilidade de harmonizar vinho e comida. Em diversos restaurantes, chef’s de cozinha e Sommeliers atuam em parceria para que carta de vinhos e cardápio esteja em perfeita harmonia. Hoje a atuação mais freqüente destes profissionais  é em restaurantes, onde, por muitas vezes são confundidos com gerentes e maîtres.

Considero o Sommelier um profissional  formador de opinião  e tendências, além de um verdadeiro Relações Públicas nos estabelecimentos onde atuam.


Uma profissão que nasceu na Europa durante a idade média: Vamos conhecer um pouco da história da profissão de sommelier.


A história dessa profissão é apaixonante e fascinante, pois remonta a idade média e vale a pena discorrer um pouco sobre ela.

A palavra sommelier vem do francês e significa amarrador ou lidador das cargas, pessoa encarregada  de transportar as bebidas. Por se tratar de oficial de absoluta confiança do Rei, cabia a este provar a bebida antes de ser servida aos membros da corte, com o objetivo de evitar envenenamentos  durante o transporte e preservar a integridade física do Rei. Na Roma medieval eram respeitados por seus dotes gustativos, o que lhes conferiam grande notoriedade.  Nos tempos bíblicos tinham status de oficiais a quem todos respeitavam. Porém, foi na França no ano de 1.060 que o rei Henrique I instituiu oficialmente o primeiro sommelier.

Ainda na França, no reinado de Luiz VIII, em 1.223, o sommelier era o segundo da corte em escala hierárquica. 

Em Portugal nos reinados de Dom Afonso Henrique e Dom Afonso II, dispunham de grande prestígio e tinham o privilégio de ter 2  ajudantes, e chegavam a receber pelo trabalho cerca de três quartas de vinho. Quando Dom João I, Mestre de Avis foi aclamado Rei de Portugal em 1.385, previu os oficiais do palácio e dentre eles figurava um sommelier ( Escanção em Portugal ).

No século XVIII com a popularização dos restaurantes na agitada  Paris, convencionou-se que, aquele que vendia e transportava o vinho  era encarregado de prová-lo  para garantir  a boa qualidade do produto.

Ainda falta reconhecimento:


No Brasil a profissão de Sommelier ainda não é muito conhecida e nem possui o devido valor., pois muitos não sabem o significado de ser um Sommelier e nem todos os segmentos do mercado valorizam  a profissão e nem o profissional.

Em princípio a profissão de Sommelier parece glamorosa, mas a realidade é que necessita de muita dedicação e incontáveis horas de estudos, e, tudo isso, após  longas jornadas de trabalho. Devo ressaltar que, para ser um profissional com grande capacidade técnica e expertise, faz-se necessários altos investimentos em cursos (nacionais e internacionais), livros especializados, viagens técnicas nacionais e internacionais e congressos. Ou seja, é uma busca incessante  para ficar por dentro das tendências e do mercado cada dia mais inovador e exigente.

De toda forma o primeiro passo no Brasil foi dado com a aprovação da lei 12.467 em 2011,  que regulamentou a profissão de sommelier, reconhecendo a importância desse profissional para o setor produtivo de alimentos e bebidas. 

Agora temos de lutar para que haja  conscientização do setor patronal, do segmento de vendas, freqüentadores de restaurantes e lojas especializadas em vinhos, e, diria até mesmo de alguns profissionais.

A ABS-Brasília e o esforço para qualificar e valorizar os profissionais:



Na busca constante pela valorização da profissão de Sommelier, a ABS –Brasília realizou nos anos de  2013 e 2014 a Prova de Homologação do Profissional Sommelier, conferindo aos aprovados o título de profissional.

No Brasil há vários cursos de vinhos disponíveis, como exemplo: Nas  ABS-Associação Brasileira de Sommeliers de todos os estados, a Wine & Spirit Education Trust – WSET, além de outras instituições.  Em média o curso básico de formação profissional é de 2 anos, e considero apenas o começo da jornada de um Sommelier.

Para mim, por mais capacitado que seja o Sommelier ele nunca estará completo, pois, terá sempre mais o que aprender. É um desafio diário e um longo caminho na busca do conhecimento, da metodologia e da sensibilidade de entender cada cliente, e absolutamente puro na escolha e indicação do vinho ou bebida, respeitando o gosto e a necessidade individual, além  proporcionar bons momentos e o prazer de comer e beber bem à mesa.

Por:
Joaldo Lima - Sommelier

Sobre o Sommelier Joaldo Lima:

Foto tirada por Daniela Braga

Graduado pela The Wine & Spirit Education Trust-WSET Advanced Certificado in Wines & Spirit Level 3, e possui o Titulo de Sommelier Profissional – Certificado pela ABS-BRASIL Homologação Profissional de Sommelier - ABS-Associação Brasileira de Sommelier /Brasi – Edição 2013; Detentor do botton Verde e Amarelo numero 47 de Sommleier Profissional – Nível Nacional e recebeu o Prêmio “Melhor Sommelier”  de Brasília–  Concedido pelo Brasília  Gastrô. Edição 2013/2014.