domingo, 15 de março de 2015

Pessoal!!!
É com muita Alegria que convido a Su Maestri, autora do Blog Vinho Capital,  para a minha coluna de PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, onde alguém de outro blog, revista, site e etc... vai estar mostrando aos leitores, um pouco do seu trabalho. Desde já agradeço a participação dela. Muito Obrigado!!! E parabéns pela entrevista!

Maria João de Almeida: "Desde há muito tempo que tenho uma relação especial com o Brasil. Não só por ser o país irmão, mas porque sempre escrevi para publicações brasileiras e, principalmente, porque tenho bons amigos que fazem da divulgação do vinho uma missão. Obrigada Su Maestri, por esta entrevista no seu 'Vinho Capital' , um projecto que já é um sucesso!".

Participação Especial - Su Maestri - Entrevista com Maria João de Almeida

Autoridade em vinhos portugueses, Maria João de Almeida concede entrevista exclusiva ao Vinho Capital


O blog Vinho Capital teve o prazer de entrevistar, com exclusividade, a jornalista e crítica de vinhos, Maria João de Almeida. Atualmente, ela é considerada autoridade no assunto e é a mais conceituada e respeitada crítica de vinhos de Portugal.

Já colaborou com o guia das Rotas dos Vinhos de Portugal, editado pelo Expresso. No mesmo jornal, coordenou as colunas Mordomias e Apetites, dedicadas às áreas de gastronomia e vinhos. 

No Brasil, atuou como colunista de  vinhos no Estadão e foi júri da revista Veja na avaliação dos melhores vinhos e restaurantes portugueses. É autora do livro “Memórias do Vinho” – classificado de Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura, e do guia “112 Conselhos para Perceber de Vinho”. Atualmente, comanda os portais www.mariajoaodealmeida.com e www.vinhotv.com – primeiro canal de televisão sobre o assunto na web.

Maria João também é autora do documentário “Entre Margens – Douro: O vinho, o Rio, a Paisagem” e escreveu e apresentou a série “Rota dos Vinhos” – dedicada aos produtores e vinhos portugueses presentes à bordo dos aviões da TAP e do Guia de  Enoturismo de Portugal.


Blog Vinho Capital: Você é jornalista, mãe, crítica de vinhos e considerada autoridade em vinhos portugueses. Como concilia tantas obrigações e projetos?


Maria João de Almeida: Há sempre tempo para tudo se formos organizados. Faço tudo com muito método, e escrevo na agenda para não me esquecer – apesar de ter boa memória – e definir prioridades. Costumo dizer na brincadeira que sou portuguesa mas pareço alemã! (risos) Gostaria sim de ter um pouco mais de tempo para estar com o meu filho, mas consigo compensar isso dando-lhe tempo de qualidade e também nas férias.

Blog Vinho Capital: Você é a única mulher crítica de vinhos de Portugal. Como foi esse desafio em um universo tipicamente masculino?


Maria João de Almeida: Em 1996, quando comecei a trabalhar no mundo do vinho foi um pouco estranho pois eu era muito nova e os meus colegas eram todos mais velhos e barbudos (Risos). Fora de brincadeiras, entre nós, colegas de profissão, não foi assim tão estranha a minha entrada no mundo do vinho, mas para os apreciadores foi um pouco mais complicado porque durante muito tempo eles estavam habituados a ouvir a opinião de um homem, nunca de uma mulher. 

Havia ainda alguns preconceitos mas que, com o passar do tempo, foram ultrapassados. E trabalhei muito, estudei, li, viajei, tudo isso é fundamental para adquirir conhecimentos e experiência profissional. E quem dá o máximo, só pode chegar a algum lado, não é? Sou muito grata por trabalhar naquilo que gosto e mantenho a postura de quem está sempre aprendendo, porque é isso mesmo que acontece no mundo do vinho, na vida, em todas as áreas.

Blog Vinho Capital: Hoje, você conquistou o respeito internacional por seu trabalho dedicado ao vinho português e suas críticas são respeitadas. O que diria para as mulheres que pretendem entrar nessa área de trabalho?


Maria João de Almeida: Trabalhar muito! Nunca desistir. Estudar, ler e viajar. E que as coisas más se transformem em experiências de vida e na nossa gasolina para chegar mais longe. Com força de vontade chegamos lá. Basta querer!

Blog Vinho Capital: Os vinhos portugueses são muito apreciados no Brasil.  A que deve essa historia de sucesso entre os vinhos portugueses e consumidores brasileiros?


Maria João de Almeida: A própria história que nos liga, claro. A ligação emocional que existe entre os portugueses e os seus vinhos é de certa forma a mesma que liga os brasileiros ao vinho português. Quem não conhece a José Maria da Fonseca? A Ramos Pinto ou a Adega Cartuxa? Quem já não bebeu um Periquita? Quem não conhece um Pêra Manca ou um Adrianinho? 

Em Portugal os vinhos destas empresas são tradição e sinônimo de qualidade. No Brasil, também. Logicamente foram surgindo outros vinhos de igual qualidade e o mercado está hoje muito competitivo, mas os consumidores brasileiros têm esta ligação histórica com o país irmão, e a história e tradição traduzem-se em aceitação e vendas, logicamente!

Blog Vinho Capital: Hoje, quais são os maiores desafios dos produtores de vinho em Portugal?


Maria João de Almeida: Acreditar e saber vender com confiança o seu produto. Sermos mais profissionais. Em Portugal sempre tivemos a mania de que tudo o que vem de fora é que é bom, sem perceber que temos um produto tão bom ou melhor que outros que se fazem pelo mundo – e com uma relação qualidade preço fantástica. 

Acreditar e saber promover com profissionalismo os nossos vinhos, apostar mais na divulgação, na imagem, apostar em novas áreas que estão surgindo, por exemplo, o enoturismo. 

É preciso saber passar a mensagem, ter mais criatividade e, claro, trabalhar com persistência. Ultimamente temos estado nas bocas do mundo e saído em diversas publicações internacionais que elogiam o nosso vinho, as nossas cidades, o nosso país de um modo geral. Espero sinceramente que os portugueses saibam aproveitar esta onda de notoriedade e que a façam perdurar e a jogar a seu favor!

Blog Vinho Capital: Como a crise econômica no continente europeu afetou as exportações de vinho?


Maria João de Almeida: Quando as coisas começaram a complicar internamente, os produtores viraram-se mais para as exportações e, quem conseguiu começar a vender mais para fora, aguentou-se bem. Já os produtores com menor força comercial ressentiram-se mais porque, logicamente, o seu mercado era maioritariamente interno. Por isso a crise econômica propriamente dita não afetou assim tanto as exportações, antes pelo contrário, incentivou-a!

Blog Vinho Capital: Quais são os países que mais importam os vinhos Portugueses?


Maria João de Almeida: Brasil e Angola são provavelmente os países para onde exportamos mais. O mercado asiático também é apetecível para o mercado português, mas ainda não está completamente conquistado, mas lá se vai vendendo alguma coisa. Alguns mercados do norte da Europa também procuram muito o nosso vinho.

Blog Vinho Capital: Qual o estilo de vinho português considerado com o maior potencial de exportação?


Maria João de Almeida: O vinho do Porto sempre terá grande notoriedade. Os Vinhos Verdes têm tido muito boa promoção e aceitação no exterior. A aposta de Portugal na promoção da Touriga Nacional também veio trazer alguma curiosidade internacional sobre os vinhos produzidos com esta casta.

Blog Vinho Capital: Em tempos de crise, você considera o enoturismo uma tendência para alavancar novos investimentos em Portugal?


Maria João de Almeida: Sem dúvida. Recordo-me de uma entrevista que fiz a um produtor do Douro, que me dizia que tinha quase sido obrigado a abrir as portas ao enoturismo. Nessa altura ele não estava preparado para receber ninguém mas, como o portão da quinta estava sempre aberto, as pessoas entravam-lhe pela propriedade para conhecer a quinta, queriam ver a vinha e a adega, provar os vinhos ‘in loco’, e as pessoas que lá viviam, ele não lhes conseguia dizer que não! 

Quando há procura, os produtores têm de aproveitar e agarrar a oportunidade. Logicamente não é o negócio mais rentável do mundo, pelo menos em Portugal, mas será sempre proveitoso, principalmente se pensarmos na visibilidade que podem alcançar com este serviço junto dos apreciadores de vinho.

Blog Vinho Capital: O que diferencia os projetos voltados para o enoturismo  em Portugal?


Maria João de Almeida: Somos um país que sabe receber bem, de forma personalizada, com um acolhimento familiar. É esse o nosso ponto forte, apesar de termos adegas maiores e muito profissionalizadas que já recebem grandes grupos de enoturistas. Mas a maioria dos produtores ainda recebe de forma familiar, como se recebessem um amigo ou uma pessoa da família. Sabemos ser simpáticos, sorrir, oferecer boa comida e vinho, fazer como que as pessoas se sintam em casa e, no final, fazer com que queiram voltar.

VC: De acordo com uma votação promovida pelo USA Today, o maior diário norte-americano, e pelo portal para viajantes 10Best, a região do Alentejo  foi eleita a melhor região vinícola do mundo para visitar. Fale-nos sobre o impacto no enoturismo de Portugal?


Maria João de Almeida: Em Portugal o Douro e o Alentejo são as regiões mais procuradas pelos apreciadores de vinho e não só. O Alentejo é a região que tem maior oferta enoturística em Portugal, e só coisas boas! É muito difícil escolher porque só lá existem enoturismos bonitos e bons, além de boa comida, bom vinho e bons hoteis. 

Os portugueses já sabiam disso há algum tempo, mas o fato de outras pessoas terem descoberto este tesouro, só nos dá visibilidade e isso é muito bom. Todos os anos milhares de turistas visitam a região, e esse número só tende a aumentar.

Blog Vinho Capital: No seu trabalho de disseminar o vinho e o turismo de Portugal, lançou em novembro de 2014, em parceria com a Zest- books o “GUIA DE ENOTURISMO DE PORTUGAL”. Como surgiu a idéia?


Maria João de Almeida: Fui professora na pós-graduação de enoturismo na Universidade Lusófona, em Lisboa, e por isso comecei a procurar livros sobre a matéria, mas rapidamente percebi que não existiam. Nem havia nenhum guia, apenas um site do Turismo de Portugal que não estava muito aprofundado! E Portugal já tinha sítios fantásticos que mereciam ser divulgados de outra forma. Era, por isso, um livro necessário, e quando a editora me convidou para fazer um projeto diferente, todos concordamos que este seria um tema que iria ter muita aceitação e o resultado foi fantástico. O livro tem esgotado nas livrarias e estou muito feliz com este sucesso.

Su Maestri e Maria João de Almeida

Blog Vinho Capital: O Guia tem cerca de 360 páginas com belas ilustrações e conteúdo fantástico, porém não encontramos nas prateleiras da livrarias brasileiras. Como podemos comprar o Guia?


Maria João de Almeida: As negociações já estão sendo feitas com uma grande editora brasileira mas ainda não posso dizer qual. Mas muito em breve os brasileiros já poderão adquirir o livro no Brasil. Enquanto isso, quem tiver com pressa, pode comprar o livro através da Amazon.com ou mesmo encomendar diretamente do site da editora  http://www.zestbooks.pt/


Su Maestri

Sobre Su Maestri:


Su Maestri é formada em Direito e Administração de Empresas. Enófila por vocação, está à frente do Blog Vinho Capital, há 13 anos participa de eventos no mundo do vinho, como grupos de estudos, degustações, confrarias, além das inúmeras viagens eno-gastronômicas que faz para visitar vinícolas por todo o mundo. 

Atualmente, organiza e promove diversos cursos no segmento, administra uma das maiores confrarias virtuais – que conta com a marca de 6.500 membros. Colabora com o blog Meia Taça, desenvolvendo um trabalho dedicado à disseminação da cultura do vinho.