sábado, 6 de junho de 2015

Pessoal!!!
Uma degustação maravilhosa com grandes amigos apreciadores de vinho: Adroaldo, Afonso, Miriam, Moacir e José Filho. Abrimos a confraria de Ferrari Perlé 2007, seguindo de 3 grandes rótulos da Espanha (Protos e Hiru 3), incluindo a estrela: Vega Sicilia Único Reserva Especial 2013. Vamos conferir essa degustação especial que foi realizada na Enoteca Decanter Brasília:

O Que Eu Achei do Vega Sicília Único Reserva Especial?



Antes mesmo de responder a pergunta: "O Que Eu Achei do Vega Sicília?", vou dar uma explicação sobre essa Bodega que é uma das mais conceituadas do mundo.

Há um tempo, publiquei o seguinte post: A revista britânica Drinks International elege as marcas de vinho mais admiradas do mundo. Para escolher os TOP's... o júri, que é composto por mais de 200 profissionais ligados ao vinho (como Masters of Wine, sommeliers e jornalistas) que compara marcas de vinhos de todas as regiões, estilos e qualidades. O Segundo lugar é do Vega Sicilia!!!

O Vega é o grande ícone da Espanha! Não existe nome mais sonante em Espanha, onde o grande prestígio é ser o melhor vinho Espanhol!!! O nome Vega Sicilia está associado a vinhos preciosos em todo o mundo, e conhecido por ganhar competições de gigantes... é um vinho de classe e de carácter impar.

Sobre a Bodega:

Fundada em 1864 por Toribio Lecanda, que comprou 18.000 pés de Cabernet, Merlot e Pinot Noir em Bordéus para começar o seu negócio. Tendo passado por várias mãos, em 1982 é adquirida pela Familia Alvarez, actual proprietária, que inclusivé expandiu o grupo com a aquisição das Bodegas Alion e Pintia.

A origem do nome vem daquela parcela de terra fértil (Vega) próxima ao rio Douro, habitada em tempos remotos pelos monges sicilianos (Sicilia) que ali já faziam vinho. Fica localizada na região de Castilla Y Léon, na área da D.O. Ribeira Del Duero, próxima à cidade de Valladolid. Possui cerca de 900 hectares dos quais 200 são cobertos por vinhedos de Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec.

Sua história se inicia em 1848, quando a Família Toríbio Lecanda adquiriu as terras do Marquês de Valbuena, uma propriedade utilizada, na época, para atividades agropecuárias. Em 1864, Eloy, filho de Toríbio, fundou a Bodega, dando início às primeiras produções com cepas procedentes da França.

Ao longo dos anos, a vinícola passou por diversos proprietários, sempre mantendo no entanto, uma inquestionável personalidade, produzindo vinhos concentrados, amadurecidos em carvalho, generosos e extremamente elegantes.

No início do século XX, a figura do importante viticultor basco, Domingo Garramiola, aprimorou a qualidade da produção vinícola, focando no estilo que deu origem a um vinho com fruta profunda e perfumada e tremenda persistência. 

Em 1915, nascem dois excepcionais vinhos: o Valbuena e o Único. Sua distribuição inicial não atendia a uma proposta comercial e sim à classe da alta burguesia e à aristocracia.

Em 1929, a Vega Sicilia teve enorme reconhecimento graças ao prêmio de suas safras 1917/1918, recebido por ocasião da grande Exposição Universal de Barcelona.

Em 1982, a Família Alvarez, atual proprietária, compra a Vega Sicilia e investe para modernizar a Bodega e elevar os vinhos a padrões comerciais competitivos.

Em 1991 com a ideia de se fazer um vinho mais moderno com a tradição da região Ribera Del Duero, foi adquirida a vinícola de Alión. E em 1993, inicou-se o projeto da Bodega Tokaj Oremus que produz o Tokaji Aszú 5 Puttonyos, um dos vinhos de sobremesa mais nobres do mundo. Já em 2001, na região de Toro, inicia-se o projeto da Bodega Pintia.


Sobre o Vinho:

Certamente o mais consagrado e lendário vinho espanhol. Um vinho realmente único em todos os sentidos, sempre entre os melhores do mundo. É produzido apenas nos melhores anos.

O Vega Sicilia Unico Reserva Especial é o vinho mais raro e disputado da Vega Sicilia. É elaborado com um corte de 3 safras diferentes de Vega Sicilia Unico, originando um vinho singular, único e que combina as qualidades e nuances de cada safra, por isso que ao invés de ser safrado, o vinho trás o ano em que o corte foi feito. 

O ano de 2013 é elaborado com as safras 1994, 1999 e 2000 e mereceu os 98 pontos de Robert Parker. Um vinho que harmoniza de maneira magistral potência, complexidade e elegância. 

A dica: Não vale a pena procurar um ano de colheita neste vinho... já que o Reserva Especial é a incessante procura na arte do melhor blend, na magistral precisão do trabalho de barrica. Pois ele é um blend de vários Vega Sicília Único, o que torna realmente neste vinho extremamente especial. Um criação única a partir de únicos!!!!


Vamos a Degustação do Vega Sicília Único Reserva Especial 2013:

Possui coloração rubi com reflexos violáceos, o vinho ainda "jovem" para média idade (pode-se guardar tranquilamente uns 10 anos ou mais). No nariz apresenta frutas negras, um toque terroso, notas tostadas e de coco torrado. Após um tempo na taça apresentou aromas de especiarias, e ao final, café. Em boca é potente, apresenta frutas negras maduras, bom corpo e ótima estrutura. Seus taninos são maciez, mostrando que já está pronto também para ser aberto e consumido. Possui ótima acidez e persistência. Simplesmente maravilhoso: "ÚNICO".

Esse, merece Seis Taças, de acordo com o critério adotado pelo Blog Enofilia:




Confira aqui todas as fotos da degustação!