domingo, 18 de outubro de 2015

Pessoal!!!
O Ticiana Werner Restaurante & Empório com apoio da Importadora Ares dos Andes  promoveu nos dia 14 e 15 de outubro uma degustação de vinhos com 9 rótulos argentinos. Foi uma excelente oportunidade para conhecer e apreciar ótimos vinhos.

A chef Ticiana Werner é especialista em risotos e buffet de frios. Agora com sua loja de vinhos, seus clientes terão a oportunidade de conhecer mais de 300 rótulos a preços acessíveis, tanto para comprar e levar o vinho para casa, quanto para consumir no restaurante.

O restaurante / loja de vinhos, possui um ambiente agradável, aconchegante, com ótimo buffet de frios que acompanha os rótulos do Empório. E o mais Importante: o Empório é um "AMIGO DO VINHO", pois oferece um preço extremamente honesto para seus clientes. Vale muito a pena conhecer! Indico!!!

Desde já, agradeço imensamente o convite da Ticiana. Está de parabéns pela organização dessa degustação maravilhosa.

IMPORTANTE: VINHOS DA ARES DOS ANDES VOCÊ ENCONTRA PARA COMPRAR AQUI! 

Ticiana Werner Restaurante e Empório
Endereço: CLS 201 Bloco C Loja 11 -  Asa Sul
Telefone: (61) 3322-6497

Degustação Ares dos Andes no Restaurante Ticiana Werner


Pessoal!!!
Já pude ir diversas vezes no Restaurante para comemorar ocasiões especiais, e sempre fui bem atendido, adoro o buffet de frios que é muito variado e "fresquinho" (feito sempre na hora). Quando vou ao restaurante gosto de apreciar os rodízios de risotos e tomar bons vinhos. 

A Chef Ticiana está aprimorando a carta de vinhos do seu Empório, e por isso, criou um novo conceito de loja de vinhos em Brasília. Mais de 300 rótulos a preços acessíveis. Você pode passar na Loja da Ticiana apenas para comprar um vinho, contando com a ajuda de um sommelier qualificado, ou aproveitando a oportunidade para harmonizar um belo buffet de frios, risotos e vinhos.

A carta de vinhos gira desde taças (150ml) há 18 reais até vinhos de 800reais. A grande maioria das garrafas de vinho custam na faixa dos 60/90 reais.

O sommelier internacional Eugênio Cue, que é formado Enogastronomia em Cuba e entende muito sobre charutos, é o sommelier responsável pela loja. E explica: "Queremos fazer do vinho uma experiência gastronômica harmonizada, oferecendo vinhos e pratos de alta qualidade".


Na foto: O sommelier Eugênio examinando cada vinho antes de ser servido

Sobre o Restaurante e a Chef:

Empresária e Chef, nascida em Cruz Alta - RS, graduada em gastronomia, há muitos anos em Brasília dedicando-se ao setor gastronômico. Sua liderança e sua vontade de conhecer, de melhorar, de crescer e de participar, a faz procurar aperfeiçoamentos e cursos ligados a área gastronômica.

Ticiana Werner, um conceito diferenciado de buffet a quilo, onde pratos saborosos são apresentados levando em conta a qualidade, a beleza, o sabor, os aromas e as cores com utilização das técnicas de cozinha profissional. Uma variedade de mais de 25 saladas e vários molhos no Buffet frio, grãos variados e azeites o que possibilita ao cliente ter disponível ingredientes indicados pela dieta do mediterrâneo, a considerada mais saudável. 

No buffet quente, mais de 16 pratos diariamente, que podem ser degustados e combinados ao gosto de cada um. O que eu mais gosto de tudo é que a Chef Ticiana projetou uma ilha de produção de risotos e massas onde os clientes escolhem os ingredientes que desejam no seu prato, produzido e montado na sua presença. E a noite, podemos apreciar os maravilhosos Risotos!!!

A Chef Ticiana está aprimorando a carta de vinhos do seu Empório, e por isso, criou um novo conceito de loja de vinhos em Brasília. Mais de 300 rótulos a preços acessíveis. Você pode passar na Loja da Ticiana apenas para comprar um vinho, contando com a ajuda de um sommelier qualificado, ou aproveitando a oportunidade para harmonizar um belo buffet de frios, risotos e vinhos.


Sobre a Ares dos Andes - Importadora:

Os vinhos são bebidas cercadas de história, arte e perfeccionismo, inclusive na sua comercialização. É com esse espírito que foi criada a Ares dos Andes, uma importadora de vinhos exclusivamente argentinos que nasceu de um sonho, mas se tornou um negócio.

A inspiração para tocar o projeto e criar seu nome veio das belas paisagens de Mendoza, na Argentina, e da Cordilheira dos Andes. Daí, bastou o toque de empreendedorismo de um investidor para selar o destino do negócio, fazendo com que a importadora voltasse os olhos para a nova enologia argentina pelas mãos de enólogos e produtores daquele país, profissionais reconhecidos mundialmente.


O próximo passo foi a criteriosa seleção de vinhos, com foco em levar ao consumidor brasileiro vinhos de boutique, com a tipicidade do terroir. Ao todo são nove projetos vitivinícolas, exclusivos, com vinhos de origem, entre eles iniciativas pessoais, de pequena produção, enquanto outros são originários de vinícolas já consolidadas, porém todos com vinhos de alta gama, reconhecidos e muito bem avaliados pelos críticos argentinos e internacionais.


Outra característica interessante é que a grande maioria dos vinhedos onde os vinhos são produzidos estão localizados na região de Mendoza, mantendo fidelidade a um trabalho que nasceu nesta região.



Na foto: Parceria da Ares dos Andes com O restaurante Ticiana Werner


Sobre os Vinhos:

Pessoal!!! Vou falar aqui sobre os vinhos que mais gostei. Vamos lá!!!


Os vinhos Argentinos tem grande importância no cenário vinícola mundial, hoje a Argentina ocupa a quinta colocação na produção da bebida. Nas últimas décadas a viticultura Argentina passou a cultivar uvas de espécies europeias nobres e a adotar técnicas modernas de cultivo e vinificação. 

O resultado de todo esforço e investimentos foram vinhos com cada vez mais personalidade e com grande reconhecimento de os especialistas e consumidores do mundo todo. 

Os vinhos a degustar são feitos por Vinícolas Boutique e considerados vinhos de autor, o que garante maior qualidade ao produto e mais exclusividade ao vinho. A apresentação ficou a cargo do Sommelier cubano Eugenio Cue. Os leitores do Blog Enofilia tiveram desconto na degustação. Vinhos da degustação:
  • Festivo Malbec
  • Marcelo Pelleriti Reserve Malbec
  • Vago Rojo
  • Tintonegro Torrontes
  • Tintonegro Mendoza
  • Tintonegro Limestone Block
  • Aprendiz Malbec
  • Aprendiz Cabernet Franc
  • Gran Aprendiz Corte

O TOP da noite foi o vinho do famoso enólogo Marcelo Pelleriti, um dos mais influentes na Argentina. Ele está no comando da vinícola Monteviejo, do grupo Clos de Los 7. É o braço direito do famoso enólogo francês Michel Rolland. Ele foi consagrado como o primeiro produtor argentino a conquistar os cobiçados 100 pontos da publicação “The Wine Advocate”, de Robert Parker, com o vinho Château La Violette 2010, um Merlot 100% produzido em Pomerol, França, onde também atua como enólogo há mais de 12 anos. Ele também recebeu 99 pontos com o Château Le Gay, o primeiro produtor argentino a alcançar essa importante proeza.

Marcelo Pelleriti Wines é um projeto pessoal desse renomado enólogo, unindo suas duas maiores paixões: vinhos e música, o que fica caracterizado em seus rótulos, pois são todos inspirados em instrumentos musicais. Uma filosofia que é retratada pelas próprias palavras do produtor: “ao invés de guardar dinheiro, eu me dediquei a fazer e guardar vinhos”. Além disso, Marcelo afirma que criou esta linha de vinhos para se divertir, mas encara tudo de forma profissional, pois existe a parceria com a vinícola Monteviejo, onde é o enólogo chefe.


Vinho: MARCELO PELLERITI RESERVE MALBEC da região de Vista Flores, Valle de Uco. Apenas 2.500 caixas de um vinho cuidadosamente pensado. O trabalho começa no vinhedo, com produções limitadas. 100% Malbec que passou por 12 meses em barricas de carvalho francês. Um vinho com graduação alcóolica de 15,5%. 91pontos RP (Safra 2011).



Um belo malbec. Um dos melhores que já provei. Um vinho de com muita cor. É um desses malbecs que "tingem de negro a taça e a boca". Sensacional! Aromas de frutas negras maduras, com notas de especiarias e chocolate. Final de taça (após um tempo) notas de café. Em boca é encorpado, mas possui taninos sedosos e maduros. Boa persistência. É um vinho estruturado e com um potencial de guarda de mais de 10 anos. Adorei!!! E o melhor, custa 137reais na loja da Ticiana Werner. Ganha de muito malbec e outros vinhos de mais de 200reais... Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo vinho.



O segundo vinho foi o TINTO NEGRO MENDOZA MALBEC feito por Jeff Mausbach e Alejando Colo Sejanovich. Ambos são grandes nomes no mundo dos vinhos e trabalharam juntos em uma das melhores vinícolas argentinas: Catena Zapata. Em 2009, partiram para carreira solo e desenvolveram excelentes vinhos, com destaque para as marcas TINTO NEGRO, ZAHA e TEHO, representados com exclusividade no Brasil pela Ares dos Andes.

O portfólio da marca TINTO NEGRO engloba seis vinhos, começando por um branco, feito com a emblemática uva branca argentina, a Torrontés, de vinhedos com mais de 40 anos de idade e cultivados em grandes altitudes, em solo arenoso composto por minerais peculiares. Os demais são cinco tintos elaborados com uva Malbec, cultivadas em diferentes terroirs da região de Mendoza. São vinhos da mesma uva, mas diferentes entre si, principalmente pelo terroir. Entretanto, todos esses Malbecs são elaborados a partir de uvas de vinhedos cultivados também em grandes altitudes, o que significa melhor qualidade, concentração e complexidade.

TINTO NEGRO MENDOZA MALBEC é um vinho de Luján de Cuyo y Maipú. Um varietal de 100% Malbec que passou 6 meses em barricas (10% novas) de carvalho francês. Malbec Mendoza, como é conhecido esse vinho, é considerado um best value entre os vinhos mendocinos nos Estados Unidos. Alejandro Sejanovich, um dos grandes agrônomos da Argentina, buscou nas primeiras regiões esse assemblage entre Malbecs para fazer um vinho para ser bebido e saboreado com muita alegria. Um genuíno Malbec mendocino. 90 pontos RP (Safra 2012).



Um vinho de cor rubi. Aromas de frutas negras. Em boca é macio, menos encorpado que a maioria dos malbecs. É malbec facíl de beber, não possui tanto álcool, madeira ou final doce. É fácil de harmonizar e possui um custo benefício excelente, pois custa 61reais!!! Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Vinho Muito Bom.


O terceiro vinho, foi o Vago Rojo da Altocedro de Karim Mussi. A vinícola e os vinhedos de Altocedro estão situados na privilegiada região de La Consulta, no Valle de Uco, em Mendoza, Argentina. Vago Rojo é um vinho moderno. Um assemblagem único com a frutuosidade da malbec, elegância da tempranillo e força da cabernet sauvignon. "O que chamamos de vinho para todos os dias" Karim Mussi.

O enólogo e proprietário, Karim Mussi Safie, utiliza práticas de cultivos sustentáveis para produzir quantidades limitadas de vinhos regidos pelo terroir. Os vinhedos têm até 100 anos de idade. A colheita, a seleção e o desengace das uvas são feitos manualmente. A fermentação acontece em pequenos tanques de concreto ou em barricas. A extração ocorre por gravidade, com a utilização de um sistema desenvolvido na vinícola há mais de 100 anos. 

Altocedro se converteu em uma das marcas de vinho mais emblemática de La Consulta. “Altocedro representa uma maneira artesanal de fazer vinho, uma vinícola boutique com um grande talento no comando” – Revista Wine Spectator.



O vinho Vago Rojo possui cor rubi com borda violácea. Aromas de frutas maduras. Em boca é encorpado, elegante e com taninos maduros. Gostei muito!!! Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Vinho Muito Bom.


Fotos:

Pessoal!!! Que tal curtirmos algumas fotos dessa maravilhosa degustação?
Na foto, um belo risoto de funghi com o vinho Vago Rojo:


Para ver todas as fotos, clique aqui!