quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Pessoal!!!
Que tal conferir os espumantes destaques de 2015? Mas primeiro... Quero desejar a todos UM FELIZ ANO NOVO!!! Esse post é para "fechar o ano" de 2015 e iniciarmos um ano de 2016 cheio de sucesso, paz, felicidade, alegrias e bons momentos. Quero agradecer a todos meus leitores, amigos e colaboradores que fazem do Blog Enofilia um sucesso. Ano que vem nos veremos com muito mais vinhos! Muito mais eventos! E muito mais artigos e matérias sobre a profissão sommelier. Grande abraço a todos. Vamos lá... CONFIRA AS BORBULHAS QUE ENTRARAM PARA A HISTÓRIA:

As Borbulhas que Marcaram o Meu 2015


Giulio Ferrari Riserva del Fondatore 2002, elaborado de 100% Chardonnay e ficou 10 anos ''sobre as leveduras'' na garrafa. Apresenta cor dourada, perlage fina, é muito cremoso e muito persistente. Aromas complexos, avelã, tostado e notas cítricas. Adorei!!! Maravilhoso!!! FOI O TOP DO ANO!


Ferrari Perlé 2007, da minha linha de espumantes favoritos. Feito de 100% chardonnay, ficou 72 sobre as lias na garrafa. Perlagem excelente, fina e com muitas borbulhas preenchendo a boca em cada gole... Em boca é cremoso e persistente. Aromas de tostado, amendoas e frutas secas. Maravilhoso!!! O espumante do Oscar e Nobel!!!


Champagne Barnaut Authentique Rosé Brut Grand Cru. Cor rosa, boa perlagem e complexidade na boca. Aromas de cerejas, groselhas, framboesas e notas de laranja. Um belo Champagne da Enoteca Decanter. Recomendo!


Ferrari Perlé Nero Brut 2007, um 100% Pinot Noir. Amadureceu 72 meses sobre as leveduras na garrafa. Cor dourada, perlarem fina, cremoso, persistente e de boa acidez. Aromas de brioche, frutas cítricas, e tostado.


Cave Geisse Extra Brut. Feito de 100% Chardonnay com maturação de 30 meses Método Tradicional (Champenoise). Cor amarelo palha. Boa perlagem, com uma pequena formação da coroa / colarinho. Aromas de frutas e flores brancas com notas de tostado, briche e mel. Em boca é delicado, fresco e cremoso. Ótimo Espumante. Amo toda a linha de espumantes da Família Geisse. Para mim, estão entre os melhores do Brasil. 


Nero Blanc de Blancs. Feito de Chardonnay 100% pelo método charmat com maturação de 18 meses. Cor amarelo claro com tons esverdeados. Perlagem fina e delicada. Aromas de frutas tropicais e flores brancas. Em boca é fresco, equilibrado e elegante. Espumante Muito Bom para Ótimo. 


Lírica da Vinícola Hermann, também vendido pela DECANTER, foi eleito o melhor espumante do Brasil em um dos mais respeitados e tradicionais concursos de vinhos do mundo (IWC de Lodres).

Lírica Brut: 75% Chardonnay e 25% Gouveio. Amadurecimento: 12 meses sobre as lias na garrafa. Cor amarelo de boa intensidade. Aromas de pêra e pão tostado. Em boca é cremoso e boa acidez. Um belo exemplar de espumante brasileiro. Gostei! Indico!!! Já provei e aprovei inúmeras vezes.


Comparando com o Lírica Crua. É o mesmo do Lírica Brut, porém ainda não está "pronto" (Não passa pelo processo de dégourgement, portanto, mantém sua pureza e essência tornando-a ainda mais rica pela permanente presença das leveduras no interior da garrafa). Ele apresenta cor palha intenso com turbidez devido à presença das leveduras. Boa complexidade e um leve toque "azedinho" na boca. Se perguntarem qual eu prefiro? O Lírica Brut! Mas vale muito a pena fazer essa comparação!!! Divertidíssimo!

Acho interessante falar aqui que a idéia do Lírica Crua é para que cada um possa comprar algumas garrafas e ir observando com o passar do tempo como o espumante vai ficando em contato com as borras. Importante! Na hora de servir o Lírica Crua, virar o espumante de cabeça para baixo por pelo menos 1hora, assim as leveduras se espalham por toda garrafa e ao servir as taças, vai manter o estado turvo para todas e não apenas para  as últimas. Porém o correto seria deixar muito tempo de cabeça para baixo e abrir com um auxilio de um balde, executando o dégourgement.


Nero Celebration Brut. O espumante escolhido para essa celebração!!! Recebeu vários prêmios, entre eles: medalha de ouro no International Wine Challenge 2015. É um espumante feito pela Domno Brasil, do grupo Famiglia Valduga. Digo que esse é o espumante para celebrar!!! Não é à toa que seu nome é CELEBRATION. E para ser melhor ainda, ele possui um excelente custo benefício podendo ser um espumante para comemorar todos os dias. FOI O ESPUMANTE DOS 250MIL ACESSOS!!! Feito de 30% chardonnay, 30% riesling, 20% pinot noir e 20% prosecco. Cor amarelo palha. Excelente perlagem. Aromas de maçã, pêssego e notas cítricas. 



Ferrari Maximum Brut Rosé: 60% pinot noir e 40% chardonnay. Cor rosada. Aromas de frutas vermelhas, notas tostadas e de crosta de pão. Em boca é cremoso, possui boa acidez e complexidade. Amo esse espumante!!! 


Ferrari Maximum Brut. Um italiano da região de Trentino entre 300 e 700m de altitude. Feito de 100% Chardonnay e passou por 36 meses ''sobre as leveduras'' na garrafa. Possui cor amarelo palha com reflexos dourados. Sua perlarem é fina, elegante e duradoura. Aromas complexos, apresenta notas tostadas e de avelã. Em boa é cremoso, boa acidez e persistência. Ótimo espumante, ainda mais ao lado de uma companhia tão especial...