quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Pessoal!!!
Vem ai um curso que super indico para todos os amantes de vinhos. A International Sommelier Guild abriu novas turmas em Brasília. Confira mais sobre os cursos e não perca a oportunidade de aprender, degustar e curtir.

Estou muito feliz! Fui aprovado na ISG!!!!
Passei com 89%, agora é o nível 2... Vamos lá!!! 
Super recomendo o curso! Bem aprofundado, agregou muito no meu conhecimento sobre vinhos. Aprendi e me diverti muiiito nas aulas. Provei vários vinhos, uns ótimos como o barolo. Ahhh... Estou devendo o post sobre como foi o curso e também os resumos da matéria, farei logo, aguardem! E... farei o nível 2 assim que tiver turma em Brasília a Noite!!!

Veja as fotos do curso nível 1 (que eu fiz). Clique aqui!

BRASILIA – Início em 27/01/2016 – 2 turmas

TURMA 1 – NOITE – Aulas 2x por semana, sempre as 4as e 5as feiras, das 19:00 às 22:00.
Datas: Janeiro (27 e 28); Fevereiro (03, 04, 17, 18, 24 e 25).
Local: “BIERFASS” •  SHIS QI 10, s/n – Lago Sul

TURMA 2 – MANHÃ – Aulas 1x por semana, sempre as 5as feiras, das 9:00 às 12:00.
Datas: Janeiro (28); Fevereiro (04, 18, 25); Março (03, 10, 17 e 24)
Local: “ADEGA BACO” •  Clsw 101, Bloco A – Sudoeste

Dúvidas???

(61) 8293 8299 (Joaldo)
(61) 9132 7878 (Ana Luiza)
(11) 98187 4000 (Marcelo)
(11) 96365 9277 (Wesley)
Todos os números são também WhatsApp

Marcelo Asnis - Diretor
11 981874000 (WhatsApp)
www.sommelierschool.com.br
www.International sommelier.com.br
Sommelier School, licenciada exclusiva ISG no Brasil

International Sommelier Guild - Abre Novas Turmas

Minha Aprovação na International Sommelier Guild Nível 1:

PARABÉNS, Ayrton!

Você foi aprovado no Nível 1 - Intermediate Wine Certificate da ISG - International Sommelier Guild, a Melhor Escola de Sommeliers do Mundo.

Veja abaixo seus percentuais de aprovação, lembrando que a média mínima para aprovação é 60%.

Critérios de avaliação:
1. Prova: 60 questões, valendo 1 ponto cada questão.
2. Degustação: Vale 20 pontos. Pelo critério ISG, a degustação é um bônus e o nº de pontos é dividido por 4. O resultado é transformado em percentual e é acrescido ao percentual da prova.

A) Prova: 85%
B) Degustação: 4%   

Resultado final (A + B): 89%    

Procedimentos de avaliação e certificação:
1. A correção foi feita aqui no Brasil a partir dos gabaritos enviados junto com as provas pela ISG.
2. As provas foram enviadas à matriz da ISG (EUA) para que sejam auditadas e tenham sua pontuação confirmada.
3. Após a confirmação, os certificados serão emitidos diretamente pela ISG (EUA) e enviados para nós a fim de que encaminhemos à cada um de vocês.  

AVANTE AO NÍVEL 2


Professor nota 10! Wesley Moreira

Sobre a International Sommelier Guild:

Instituição internacional firma parceria com a Sommelier School e quer conquistar os brasileiros interessados em conhecer mais sobre vinho e também se profissionalizar.

A maior escola de formação de sommeliers do mundo, a International Sommelier Guild, quer conquistar o mercado brasileiro. Para isso, acaba de licenciar a Sommelier School, uma escola brasileira nascida em 2013, para que possa ministrar os cursos de vinhos para entusiastas e profissionais com o método ISG, consagrado em diversos países além dos Estados Unidos, tais como Canadá, China, Índia, Turquia, Israel e outros. 


Para o lançamento oficial da ISG no Brasil, Joseph Miller, presidente da instituição internacional, baseada nos Estados Unidos, está no Brasil para finalizar a capacitação dos professores e apresentar a nova escola. A primeira turma de alunos terá início em setembro. 


O acordo entre a escola brasileira e a ISG, considerada uma das mais importantes do cenário internacional na formação profissional de sommelier, foi firmado no final de 2014 e prevê a licença exclusiva dos cursos ministrados nos Estados Unidos, Canadá, entre outros países, pelos sócios brasileiros em território nacional. A ISG oferece dois módulos de introdução ao universo do vinho e um programa específico para formação de sommelier. Os módulos são pré-requisito para o programa de formação completo. 


A ISG foi lançada em 1982, nos Estados Unidos, logo ganhou notoriedade e expandiu a atuação para o Canadá, e depois seguiu para China, Hong Kong, Macau, Taiwan, Índia, Turquia, Israel, entre outros países. Já a Sommelier School nasceu em 2013 como escola itinerante de vinhos, ministrando cursos em todo o Brasil. Na sede em São Paulo, direciona os cursos para os profissionais que buscam capacitação para atuar nos setores de alimentos e bebidas em hotéis, restaurantes, mercados, além de outros tipos de estabelecimento. E também, para enófilos, os apreciadores de vinhos que desejam conhecer mais sobre esta emblemática bebida.


Para Joseph Miller, presidente da ISG, o mercado brasileiro é bastante atraente pelo potencial de crescimento que apresenta. “Com certeza, o Brasil deverá se destacar como um de nossos principais braços de atuação”, diz Miller. Joseph Miller tornou-se presidente da ISG em 1997 e, desde então, vem intensificando a atuação da entidade nos Estados Unidos e Canadá e ampliando sua presença em países de diversas partes do mundo. Seu interesse pela indústria da hospitalidade aconteceu quando cursava engenharia aeroespacial na Ryerson University. Certificado posteriormente sommelier, Miller acabou deixando de lado a carreira aeroespacial para se dedicar exclusivamente à indústria da hospitalidade. Trabalhou em muitos hotéis e restaurantes, sempre aprofundando seus conhecimentos na arte e indústria do vinho.


“A indústria da hospitalidade demanda mais que conhecimento técnico. É preciso compreender o que o cliente deseja e busca. É preciso saber servir e deixar o cliente seguro de que ele está fazendo uma boa escolha”, afirma Wesley Moreira, Sommelier e Diretor Técnico e Pedagógico da Sommelier School.


Segundo Marcelo Asnis, diretor de marketing da Sommelier School, a intenção com a parceria firmada com a ISG é agregar expertises e oferecer uma formação internacional para um mercado que se mostra de grande potencial e em expansão no país. “Em dois anos de atuação como Sommelier School, formamos 55 sommeliers tivemos mais de 280 alunos em diversos cursos. Nossa expectativa é, a partir da parceria com a ISG, multiplicar este número”, afirma o executivo. Mais informações sobre os cursos da ISG no Brasil em www.sommelierschool.com.br  



Uma VERDADEIRA HONRA em fazer parte da turma! 
Só os TOPS de Brasília!!!


Sobre o Nível 1:

NÍVEL 1 – “Intermediate Wine Certificate”

Público-alvo: TODAS AS PESSOAS QUE GOSTAM DE VINHO. Não precisa ser conhecedor e nem profissional. E para profissionais, é o 1º degrau para formação completa composta por 4 módulos para se qualificar aos títulos de “Master Sommelier” e “Master of Wine”. 

Saiba mais sobre a ISG: 

Duração: 24 horas/aula divididas em 8 aulas de 3 horas de duração.
Conteúdo: Introdução ao vinho (história, cultivo da uva, produção dos 5 tipos de vinhos), principais uvas e iniciação ao serviço de vinhos.
Vinhos: Serão degustados e analisados 48 vinhos, conforme tipos/regiões relacionados a seguir, de acordo com Contrato de Licença firmado com a International Sommelier Guild:

AULA 1: Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, Rosé Seco, Beaujolais Jovem, Barolo (5 a 6 anos), Shiraz da Austrália, Vinho de Sobremesa (6 vinhos).

AULA 2: Borgonha Branco da região de Maconnais ou Cote de Beaune, Chablis, California, Sancerre, Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, Califórnia Fume Branco (6 vinhos).

AULA 3: Bordeaux da Margem Esquerda, Cabernet Sauvignon de Napa Valley, Cabernet Sauvignon de Coonawarra, Borgonha Tinto, Pinot Noir da Califórnia, Pinot Noir do Oregon (6 vinhos). Exercício de harmonização na aula 3 (+ 5 vinhos): Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, Riesling Alemão, Chardonnay do Novo Mundo, Borgonha Tinto, Tinto do Novo Mundo.

AULA 4: Gewürztraminer da Alsácea, Riesling Mosel Kabinett, Riesling do Novo Mundo, Chenin Blanc do Vale do Luar, Pinot Grigio do Nordeste da Itália, Pinot Gris da Alsácea, Moscato d’Ásti (7 vinhos).

AULA 5: St. Emillion ou Pomerol, Merlot do Chile ou EUA, Cabernet Franc do Vale do Luar, Beuajolais-Villages, Zinfandel da Califórnia, Primitivo da Itália (6 vinhos).

AULA 6: Porto (LBV), Oloroso ou Tawny, Jerez Fino ou Manzanilla, Champagne, Cava, Asti (6 vinhos).

AULA 7: Grenache do Vale do Rhone, Shiraz do nordeste do Vale do Rhone, Shiraz de Barossa ou Mc Laren, Tempranillo do nordeste da Espanha, Nebbiolo do Piemonte, Sangiovese da Itália Central (6 vinhos).

AULA 8 – Prova final: Varietal clássico degustado em uma das aulas.
Importante: a degustação técnica dos vinhos em cada aula é realizada em Taças ISO (padrão internacional), sendo servido em torno de 40 ml por taça, por vinho, por aluno.

Valor: R$ 1.990,00 em até 4 parcelas iguais (a 1ª por depósito bancário e as demais em cheques pré-datados) ou em até 4 parcelas no cartão de crédito. Valor à vista: 1.800,00. Inclui apostila, degustação de vinhos e certificado emitido pela matriz da ISG nos EUA. Consulte em cada curso, a PROMOÇÃO para pagamento do mesmo valor a vista, porém, de forma parcelada.

BRASÍLIA – Início em 27/01/2016 – 2 turmas

TURMA 1 – NOITE – Aulas 2x por semana, sempre as 4as e 5as feiras, das 19:00 às 22:00.
Datas: Janeiro (27 e 28); Fevereiro (03, 04, 17, 18, 24 e 25).
Local: “BIERFASS” •  SHIS QI 10, s/n – Lago Sul

TURMA 2 – MANHÃ – Aulas 1x por semana, sempre as 5as feiras, das 9:00 às 12:00.
Datas: Janeiro (28); Fevereiro (04, 18, 25); Março (03, 10, 17 e 24)
Local: “ADEGA BACO” •  Clsw 101, Bloco A – Sudoeste


Sobre o Nível 2:

Inscreva-se já para o Nível 2. Inscrevendo-se até 10 de dezembro, você terá uma condição especial de pagamento!!

Início: 29/01/2016
48 horas/aula, em 16 aulas de 3 horas
2x por semana: sempre as 6as feiras e sábados, das 9 às 12 horas.
Degustação: 96 bebidas (90 vinhos; 3 cervejas e 3 destilados)
Local: Dom Francisco - ASBAC (mesmo local do Nível 1)
Valor: 2.988,00

Formas de pagamento:

À vista com 10% de desconto

Inscrições em 2015
- Até 6x no cheque (6 x 498,00)
- Até 5x no cartão de crédito (5 x 597,60)

Inscrições em 2016
- Até 4x no cheque (4 x 747,00)
- Até 3x no cartão de crédito (3 x 996,00)

PROMOÇÃO: Inscrições efetivadas até 10 de dezembro, o valor à vista (10% de desconto) pode ser pago em até 4x.

Para se inscrever, por favor, nos envie um email confirmando a inscrição e a forma de pagamento pretendida.


Conteúdo programático – Nível 2:

1. Revisao de viticultura e vinicultura
2. Regiões produtoras: Europa, Américas, Oceânia e África do Sul (legislação e maior detalhamento de cada país)
3. Fortificados (aula exclusiva, em maior profundidade sobre o tema)
4. Champagne e demais espumantes (aula exclusiva, em maior profundidade sobre o tema)
5. Cerveja e destilados
6. Harmonização e Serviço (aprofundamento e prática)
7. Degustações (análises mais apuradas)


Relação de bebidas conforme contrato de licença com a ISG:

Aula 1 – 6 vinhos:
Chardonnay de clima frio – Chablis Chardonnay de clima quente – California Chardonnay comum/barato
Cabernet Sauvignon – California Bordeaux da margem esquerda Cabernet Sauvignon comum/barato

Aula 2 – 6 vinhos:
Muscadet Sur-Lie
Chardonnay sem estágio em barrica Chardonnay com estágio em barrica Beaujolais Villages
Rioja Gran Reserva
Tinto sem filtração

Aula 3 – 6 vinhos - Borgonha:
Branco Básico
Pouilly-Fuisse ou Macon-Villages
1er Cru Branco Cote de Beaune ou Chablis Cru Beaujolais
Village Cote de Nuits
1er Cru Cote de Nuits

Aula 4 – 6 vinhos - Bordeaux:
Entre-Deux_Mers Branco
Graves ou Pessac-Leognan
Tinto Básico
Cru Classe Haut-Medoc
Grand Cru Classe St Emilion ou Pomerol Sauternes

Aula 5 – 6 vinhos – Demais regiões da França:
Gewurztraminer ou Riesling da Alsacea
Vouvray (demi-sec) ou Chenin Blanc
Sancerre ou Pouilly-Fume
Gigondas, Chateauneuf-du-Pape ou um tinto do Rhone Sul Cote-Rotie ou Hermitage
Corbieres ou Minervois ou Languedoc ou Provence (tinto)

Aula 6 – 6 vinhos – Itália:
Soave
Moscato d’Asti
Fiano d’Avelino ou Greco di Tufo ou Branco de Campanian Barolo ou Barbaresco
Chianti Clássico Riserva ou Brunello di Montalcino Amarone delia Valpolicella

Aula 7 – 6 vinhos – Espanha e Portugal:
Vinho Verde Tinto
Rias Baixas Branco
Espanhol Branco elaborado com castas internacionais Rioja Gran Reserva Tinto
Cabernet Sauvignon elaborado com Tinto de Penedes Tinto do Douro ou do Dão

Aula 8 – 6 vinhos – Europa Central:
Liebfraumilch
Mosel Kabinett Riesling Rheingau Kabinett Riesling Seco Mosel Spatlese ou Auslese Rheingau Spatlese ou Auslese Tokaji Aszu 3 ou 5 Puttonyos

Aula 9 – 6 vinhos – Americas:
Fume Branco ou Chardonnay da Califórnia Pinot Noir do Oregon
Cabernet Sauvignon do Chile
Malbec Argentino
Zinfandel da Califórnia
Cabernet Sauvignon de Napa Valley ou Sonoma

Aula 10 – 6 vinhos – Austrália, Nova Zelândia e África do Sul:
Sauvignon Blanc da Nova Zelândia
Semillon da Austrália
Chenin Blanc ou Sauvignon Blanc da África do Sul PInotage da África do Sul
Shiraz do Sul da Austrália
Cabernet Sauvignon de Coonawarra

Aula 11 – 6 vinhos – Fortificados:
Porto Ruby
Tawny 10 anos
Porto Vintage
Sherry/Jerez Fino
Oloroso Seco
Madeira Varietal (Bual ou Malmsey)

Aula 12 – 6 vinhos – Espumantes:
Champagne Non-Vintage
Vintage Champagne
Brasileiro pelo Método Tradicional Sekt Alemão
Cava
Espumante comum/barato pelo Método Charmat

Aula 13 – Cervejas e Destilados:
Lager Alemã
Ale da Bélgica
Guiness ou uma Stout de boa qualidade Conhaque VSOP ou XO
Blended Scotch Whisky
Malt Whisky

Aula 14 – Revisão – VELHO Mundo:
Branco 1 Branco 2 Branco 3 Tinto 1 Tinto 2 Tinto 3

Aula 15 – Revisão – NOVO Mundo:
Branco 1 Branco 2 Branco 3 Tinto 1 Tinto 2 Tinto 3

Aula 16 – EXAME FINAL:
Branco Regional Clássico 1 Branco Regional Clássico 2 Tinto Regional Clássico 1 Tinto Regional Clássico 2