domingo, 10 de julho de 2016

Pessoal!!!
Estou adorando o curso da ISG nível 2! Muito melhor que o nível 1, mais aprofundado, melhores vinhos, tema, aulas e apostila. Fiz esse resumo para ajudar a galera que vai fazer a prova. Confira:

International Sommelier Guild - Nível 2 - Resumo Itália:


HISTÓRIA: 
Entrada tardia na produção do vinho moderno (dando o primeiro passo com a unificação da Itália em 1861) – o vinho não era bom... em 1960, houve investimento em pesquisa e aprendizado (aulas com os franceses).

CARACTERÍSTICAS:
  • Clima: no geral é um clima ameno e mediterrâneo. Há variações do Norte (Alpino Continental), a península que possui montanhas até o Sul, conseguem produzir vinhos de clima frio. Diversos Mesoclimas.
  • Viticultura: Videiras treinadas em pérgolas são amplamente espaçadas e de alto rendimento (as uvas pendem sobre a cabeça dos catadores), possui dificuldades com sol. Alguns produtores preferem as treliças modernas em poste e arame, colheitadeiras mecânicas e condução do Guyot. Ao sul, videiras baixas e menos cachos por videira.
  • Vinicultura: Abordagem tradicionalista (vinhos com mais extração e carvalho, para envelhecer muitos anos na adega) X modernista (um vinho mais pronto e charmoso para o consumo). Uso da técnica de appassimento, onde cachos de uvas saudáveis são colhidos à mão e expostas para secar, concentrando seus vinhos de açúcar e acidez. Amarone (fermentação até o final - seco).

LEGISLAÇÃO: 
  • Vini: A indicação de origem geográfica das castas (região) não é permitida no rótulo para os vinhos “vini” genéricos, mas para a categoria varietal “Vini Varietali” (85% de uma casta internacional) as uvas podem ser indicadas no rótulo.
  • Vini IGP/IGT: Vinhos de Indicação Geográfica Protegida;
  • DOC: Denominação de Origem Controlada: devem ter sido IGP pelo menos 5 anos. Seguem maiores regras como: castas permitidas, requisitos mínimos de envelhecimento, rendimento e os limites geográficos da área. Após 10 anos, podem virar DOCG.
  • DOCG: Denominação de Origem Controlada e Garantida: Vinhos de qualidade superior. Passam por analises mais rigorosas, incluindo uma degustação por um comitê. Existem 73 DOCGs.

UVAS E ESTILOS:
  • Cerca de 800-1000 uvas distintas. 
  • Castas nacionais (Sangioese, Nebbiolo, Trebbiano) X Internacionais (Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot).