sexta-feira, 1 de julho de 2016

Pessoal!!!
Estou adorando o curso da ISG nível 2! Muito melhor que o nível 1, mais aprofundado, melhores vinhos, tema, aulas e apostila. Fiz esse resumo para ajudar a galera que vai fazer a prova. Confira:

International Sommelier Guild - Nível 2 - Resumo Vinho Madeira:



FORTIFICADOS - VINHO MADEIRA:

HISTÓRIA: 
A ilha estabeleceu um porto e navios que viajavam para dentro e fora das Américas regularmente paravam para descansar e abastecer. O vinho da Madeira cresceu e comerciantes estabeleceram-se na ilha. O vinho era tipicamente fortificado e era necessário estabilizá-lo antes de sua longa jornada, que incluia fortes oscilações de temperatura, calor e muita vibração. As adversidades sofridas pelos vinhos nesta jornada tornaram-os ainda mais atraentes, os açúcares caramelizaram e a oxidação o escureceu e mudou seus sabores.
Os produtores de Madeira desenvolveram métodos para replicar o efeito da viagem. A técnica conhecida como estufagem ou "vapor", envolve armazenar vinhos em salas aquecidas pelo vapor (estufas) por longos períodos de tempo para produzir as qualidades. O mercado da Madeira hoje é pequeno, mas saudável. A maior parte utilizado nas cozinhas.

CARACTERÍSTICAS:
Clima: Tropical e úmido.
Ilha com altitude e precipitação (corrente de ar do Atlântico).
Os solos da ilha são de origem vulcânica e tendem a ser bastante férteis, ricos em argila e matéria orgânica. (difícil cultivo – pragas míldio). 
Rendimentos altos.
Importante: a localização dos vinhedos determina que uvas plantadas e o estilo do vinho. Uvas utilizadas para os vinhos mais secos vêm de altitudes mais altas e mais frias no norte, enquanto uvas para estilos mais doces vêm do lado sul e altitudes mais baixas.
A fermentação e fortificação do Madeira não são padronizada. Os vinhos secos são geralmente fermentados até a secura antes da fortificação e maturação, enquanto estilos mais doces podem ser apenas levemente fermentado (por vezes, com as cascas, para aumentar o sabor) antes da fortificação (nível de álcool a 20%).

UVAS:
  • Sercial;
  • Verdelho;
  • Bual (ou Boal);
  • Malvasia (ou Malmsey);
  • Tinta Negra Mole: responsável por 90% do Madeira produzido. Produz vinhos pálidos de uma cor rosa-vermelhada com açúcar moderado e ácido alto que oxidam rapidamente.


ESTUFAGEM:
Usado para reproduzir os efeitos das viagens marítimas. Método mais comum: os vinhos são armazenados em grandes tanques que são enrolados com bobinas cheias de água quente (máximo de 55°C) durante um mínimo de 90 dias. Alternativa: os vinhos podem ser armazenados em tubos ou grandes cascos de madeira em salas aquecidas por vapor onde (seis meses a um ano). O método final: envolve armazenar barricas de vinho em espaços quentes por longos períodos de tempo (pode levar décadas para produzir os efeitos desejados).

ESTILOS:
  • Sercial: vinhos austeros e secos com níveis muito elevados de acidez e baixos de açúcar. São extremamente longevos.
  • Verdelho: cultivado no lado norte da ilha (mais frio). A uva é rica em acidez, atinge níveis de açúcar moderados, e produz vinhos de médio a seco.
  • Bual or Boal: (menos de 1%). Considerado o melhor e mais equilibrado (meio-doce).
  • Malmsey (Malvasia): de difícil cultivo (propensa ao míldio). Plantada no lado sul da ilha, em altitudes mais baixas, para florescer. Sempre colhida tardiamente (até as uvas começaram a secar). Faz o Malvasia doce, rico e exuberante com um perfil de uvas passas.
  • Vintage ou Frasqueira: O melhor dos vinhos da Madeira. Pelo menos vinte anos antes do engarrafamento e por mais dois anos em garrafa antes do lançamento. Estes vinhos são únicos, raros e muito caros.