sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Pigeage ou Remontage:

Pessoal!!!
Vocês sabiam que as técnicas tradicionais mais familiares para manter as cascas em contato com o suco são chamadas em francês de pigeage e remontage? E você sabe como é feita e para que serve cada uma? Confira:

Pigeage ou Remontage:


Pigeage: Traduzida para o inglês como "punching down". Essa técnica envolve o uso de algum tipo de pá (ou também os pés do produtor e seus assistentes, antigamente no caso do vinho do porto) para empurrar as cascas das uvas (que ao fermentarem acabam sendo empurradas para cima por causa do gás carbônico) de volta para o suco. Isto é realizado em intervalos regulares durante a fermentação. A Pigeage é suave e trabalhosa, por isso é mais comumente usada para pequenos lotes de mosto e de variedades mais delicadas, como a Pinot Noir na Borgonha.


Remontage: Traduzida para o inglês como “pumping over”. Essa técnica  envolve o bombeamento do suco que fica abaixo das peles flutuantes sobre o chapéu. É utilizada para uma vasta gama de vinhos em especial para grandes lotes nos quais seria muito difícil realizar a Pigeage.


IMPORTANTE: Tanto a Pigeage quanto a Remontage é feito para extrair tanino, corpo e complexidade das cascas das uvas para o vinho, sendo a pigeage mais delicada e mais trabalhosa.

Fonte: Texto baseado na ISG (International Sommelier Guild)
#somostodosisg