quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Pessoal!!!
Vem ai a Ceia de Natal... E qual vinho servir? 
A melhor dica para harmonizar corretamente esse momento especial com sua família e amigos é pensar as etapas do cardápio natalino para então casar cada uma com o vinho ideal. Confira essa excelente matéria feita pelo nosso colaborador e sommelier profissional José Filho.

Ceia de Natal. Qual Vinho Servir?


A melhor dica para harmonizar corretamente esse momento especial com sua família e amigos é pensar as etapas do cardápio natalino para então casar cada uma com o vinho ideal.

Na primeira etapa vêm as entradas: pães, patês, bruschetas, saladas, frutas secas e castanhas. É o momento ideal para servir um espumante Brut! Esse tipo de vinho faz uma “limpeza” nas papilas gustativas e você pode sentir melhor todos os aromas e sabores da comida de Noel. Então, qual espumante comprar?  Sem sombra de dúvida escolha um espumante nacional, estão com muita qualidade e ótimo custo. 

Na segunda etapa são servidas as carnes, aves e peixes que requerem vinhos de médio corpo, boa acidez e taninos polidos. As carnes vermelhas pedem tintos de corpo médio e boa estrutura de taninos como Merlot, Malbec, Carménère e até um Syrah (Sirah/Shiraz). Já para as carnes suínas o mais apropriado é o Riesling, com destaque para os da Alemanha, e para quem prefere um tinto, experimente um português da região do Dão. Já os vinhos para acompanhar aves devem apresentar leveza e elegância e casam perfeitamente com os Pinot Noir da famosa região francesa da Borgonha, considerados os melhores do mundo. O Bacalhau, que já se tornou astro no Natal dos brasileiros, pode harmonizar otimamente com vinhos tintos, por ser tratar de um peixe com muitas fibras e conter, geralmente, resíduos de sal. As melhores opções neste caso são vinhos jovens e sem passagem por carvalho. Outra dica é fugir de vinhos tânicos como Tannat, Cabernet Sauvignon, Malbec, entre outros.

Enfim, as sobremesas! Os doces e frutas podem ser saboreados com espumantes do método Asti (Moscatel) ou vinho do Porto. Para as mais doces e untuosas como rabanadas, tortas de castanhas ou maçãs, bolos e pavês com finalizações de chocolate ou doce de leite, panetones de brigadeiro, o mais indicado é o vinho do Porto estilo Tawny.  Já as frutas e as sobremesas tipo musse, pudim, pavê, manjar e creme fazem par ideal com os moscatéis.



Agora, é só procurar uma loja especializada, encher sua adega e confraternizar esse momento mágico que é o Natal.

Texto elaborado por:



José Filho Anjos
Gerente Comercial da Decanter Brasília
Wine & Spirit Education Trust
ISG – International Sommelier Guild