segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Menu especial do Alentejo no Tejo Restaurante

Pessoal!
Se você não viajou nestas férias, que tal um passeio gastronômico pela região do Alentejo (Portugal) com direito a entrada, prato principal e sobremesa?

Almoço e jantar alentejano no Tejo Restaurante
Horários: de terça a sábado de 12h às 15h e de 19h às 00h e aos domingos, somente para almoço, a partir das 12h.
Endereço: Brasília, Asa sul 404 Sul, Bloco B, loja 27
Telefone: 61 3267-7005

Menu especial do Alentejo no Tejo Restaurante


O ano nem começou direito e o Tejo Restaurante já está com uma deliciosa novidade no cardápio: é o menu especial do Alentejo, que estará disponível no cardápio da casa a partir do dia 10 de janeiro para almoço e jantar. 

Manuelzinho Pires foi buscar inspiração na sua terra natal para criar o prato principal do menu: a carne de porco à alentejana. O corte suíno é nobre, temperado com pimentão, azeite, alho e sal grosso, e preparado na cataplana - recipiente metálico da região do Algarve -  com a própria banha do porco, um pouco de azeite, louro e coentro. Acrescentam-se as amêijoas (vongole), que chegam fresquinhas três vezes por semana no restaurante, fornecidas pela peixaria Golfinho, do Guará. Essa iguaria pode ser degustada por R$77,00. Mas, para aqueles que desejam a opção completa do menu especial, o preço é R$95. A entrada é o caldo verde, e a sobremesa, a Sericaia, com bastante ovos e canela. 


O sommelier Eugênio Cue indica três vinhos portugueses que harmonizam perfeitamente com o menu. O primeiro é o D. Fuas, tinto de safra 2013. O segundo é o alentejano Vinha do Monte, tinto encorpado e frutado, de coloração intensa, aroma de frutas vermelhas com um toque defumado, igualmente de safra 2013. Já para os paladares mais apurados, o ideal é o vinho tinto alentejano Barón de B, safra 2005, com estágio de 18 meses em barricas de carvalho francesas. Excelente bouquet, aromático e redondo.