quinta-feira, 13 de abril de 2017

Pessoal!
Recentemente cheguei do Chile, onde fui com um grupo de sommeliers de Brasília visitar a vinícola El Principal. Fique de olho e confira um pouquinho dessa maravilhosa viagem enogastronômica. 

Saímos de Santiago para ir conhecer a vinícola El Principal. Fomos super bem recebidos. Fomos a sala onde ficam as barricas do El Principal, Memórias e o Calicanto. Provamos todos os vinhos em um lindo jardim em frente a cede da vinícola. Então, subimos por dentro do vinhedo até chegar aos pés dos andes... Confira:

Em breve:
Post sobre a De Martino;
Post sobre o curso com o enólogo da De Martinho: Marcelo Retamal, um dos 30 enólogos mais importantes do mundo.

Fique ligado e confira com exclusividade.

Veja aqui nosso primeiro post sobre o Chile:
Viagem ao Chile: vinhos, paisagens e frutos do mar... em 10 fotos!

Viagem ao Chile: Visita a Vinícola El Principal


Pessoal! Essa foto registra um dos melhores momentos da viagem. Saímos de Santiago para ir conhecer a vinícola El Principal. Chegando lá, fomos super bem recebidos pela Alexandra que nos mostrou a vinícola, explicou como é feito cada vinho, fomos a sala onde ficam as barricas do El Principal, Memórias (um vinho que eu amo e sou apaixonado e que tem muita história na minha vida -  marcando grandes momentos) e o Calicanto. 


Após tudo isso, provamos todos os vinhos em um lindo jardim em frente a cede da vinícola. Então, entramos em uma van, subimos por dentro do vinhedo até chegar aos pés dos andes, onde almoçamos com essa vista maravilhosa.


Provamos as famosas empanadas e um churrasco chileno. Gostei muito!


Sobre a Vinícola El Principal:

Nossa vinha é nomeado após o Cacique picunche Andetelmo, "The Principal" Senhor das terras que abrigam o nosso terroir, no sopé da Cordilheira dos Andes, no Vale do Maipo Alto. Sua natureza visionária e pacífica ganhou o respeito dos conquistadores espanhóis que dão origem a uma história de abertura e de troca que dura até nossos tempos. Hoje, o espírito de Andetelmo ainda vivo em nossos vinhos que expressam toda a nobreza e a qualidade de um terroir único.


A Viña El Principal foi fundada em 1992 pelos sócios Jorge Fontaine, proprietário do Hacienda El Principal, e Jean Paul Valette, enólgo proprietário francês e ex da famosa Premier Grand Cru Classé Château Pavie em Saint-Émilion.

Seu objetivo era produzir uma linha de vinhos da mais alta qualidade alcançados refletem o espírito e autenticidade do terroir chileno e tradição e experiência da família Valette na produção de vinhos finos. 

O terroir da Principal, localizado no sopé dos Andes, no Vale do Maipo Alto (Maipo Do Kyung-soo Andes) foi o lugar perfeito para o seu projeto; sua combinação particular de clima, solo e altitude autorizada a produzir vinhos com personalidade, senso de origem e qualidade extraordinária.


Os parceiros selecionados 54 hectares da propriedade para plantar variedades Cabernet Sauvignon e Carmenere. Dez anos mais tarde, a primeira safra do principal (1999), o ícone de montagem na vinha, foi lançado com sucesso a ser reconhecido internacionalmente como um dos vinhos chilenos ultra premium e confirmando o potencial do Chile como denominação de vinhos de origem luxo.

Hoje, duas importantes famílias estão a cargo de Viña El Principal. empresário alemão e transporte Jochen Döhle comprou toda a vinha, em 2005, depois de juntar-se com o renomado família chilena disse Handal, que adquiriu 50 por cento de propriedade em 2013. 

A visão de Jochen Döhle tem sido fundamental na manutenção vinhos de qualidade principal. Sua estratégia envolveu a expansão hectares plantados, procurar novas variedades e constantemente investir em equipamentos e tecnologia. Ambas as famílias têm supervisionado a implementação desta estratégia, mantendo a tradição e identidade de seus vinhos.

Um terroir único:

Há muitos fatores que contribuem para a singularidade dos vinhos O ​​principal mas certamente um dos mais importantes é o seu terroir excepcional.

Hoje, Andetelmo Estate dispõe de 90 hectares de vinha, situada no Alto Maipo Valley (Maipo Do Kyung-soo Andes), no sopé da Cordilheira dos Andes, entre 750 e 950 metros acima do nível do mar.

As influências geográficas geraram uma variedade de tipos de solo que permitem que cada variedade de uva para atingir sua máxima expressão e dar um caráter particular para os vinhos. A variedade de solos é apresentada como um mosaico e tem suas origens nos vários depósitos aluviais e leques aluviais. A argila tem uma cor clara sedimentos, marmoreio, iodo, pedras e cascalhos, permitindo uma boa drenagem. Além disso, águas ricas em minerais do Rio Maipo fluindo para os vinhedos também dar uma complexidade sutil para vinhos de nesta área.

O efeito moderador dos ventos dos Andes cria condições especiais de variação do clima e da temperatura de mais de 20°C. Isto permite que o processo de maturação ocorre lentamente, permitindo o desenvolvimento de uvas com cores e sabores intensos, altas concentrações de polifenóis e taninos maduros e elegantes.


Os vinhos destacados são feitas exclusivamente com uvas provenientes Andetelmo Estate em Alto Maipo Valley. As vinhas foram mapeados em micro-regiões, considerando o solo, altitude, exposição ao sol e clima para identificar os quartéis mais adequadas para a produção de qualidade de uva e estilo necessário para cada vinho.

As uvas são colhidas manualmente com a produção e seleção de grupos, tanto no campo e mais tarde na adega controlada. Em seguida, vem um tradicional cuidadoso processo Bordeaux de vinificação e envelhecimento em barricas de carvalho francês, o que dá origem a estes vinhos com inimitável e capaz de refletir a elegância e identidade das características terroir.

Degustação dos vinhos em um lindo jardim em frente a cede da vinícola

Enólogos:

Chief Winemaker - GONZALO GUZMAN Cassanello:

Enólogo chileno Gonzalo Guzmán, Diretor Técnico Viña El Principal desde 2005. Durante este período, tentou alcançar a mais pura expressão de terroir e promover personalidade, típicidade e a singularidade de cada um dos seus vinhos.

Sob a sua direção, a El Principal evoluiu lentamente uma mistura (corte) de Cabernet Sauvignon-Carmenere a uma montagem de Cabernet Sauvignon e Petit Verdot mais sofisticada e elegante. Ele também fez alguns ajustes sutis para o Memórias e o Calicanto a fim de aumentar a sua frescura e complexidade.

Fascinado por descobrir o potencial do terroir de Andetelmo Estate, nos últimos anos Guzman experimentou com sucesso variedades espanholas, como Verdejo, Albariño, Graciano e Mencia. O primeiro resultado deste projeto inovador foi o lançamento do Kine 2014; o primeiro e único Verdejo do Novo Mundo.


CONSULTOR PATRICK LEON:

O respeitado consultor francês Patrick Léon, que entrou na equipe Viña El Principal em 2006, tem sido fundamental para a equipe de enologia. Seu talento e vasta experiência no desenvolvimento de vinhos de alta qualidade que têm se consolidado como consultor enológico das vinícolas de maior prestígio no mundo.

Patrick trabalhou como Diretor Técnico do Château Lascombes Crus Classé em Margaux e Château Castera Lesparre-Médoc, e foi por duas décadas da Baron Philippe de Rothschild, supervisionou as vinhas e adegas da empresa para Château Mouton Rothschild, Clerc Milon, Le Petit Mouton, Aile d'Argent, Opus One na Califórnia, Almaviva no Chile, Domaine de Lambert yDomaine de Baron'arquesen Languedoc e Bordeaux Mouton Cadet.

Sobre os vinhos:

El Principal Calicanto 2014: 
Feito das uvas: 45% Cabernet Sauvignon, 34% Carmenère, 10% Cabernet Franc, 6% Syrah, 5% Malbec. Passou por 12 meses em barricas de carvalho francês de diversos anos. 


Possui cor rubi escuro com tons púrpura. Aromas de frutas negras, menta e chocolate. Em boca é macio, frutado e de boa complexidade. Gosto muito da linha El Principal, sendo que o Calicanto o vinho de entrada da vinícola já é um senhor vinho em qualidade. Nota: vinho muito bom. Valor: 143reais na Decanter.


El Principal Memorias 2013:
Feito das uvas 73% Cabernet Sauvignon, 12% Petit Verdot, 7% Syrah, 5% Carmenère, 3% Cabernet Franc que passou por 15 meses em barricas de carvalho francês.


Cor purpúra. Aromas de frutas negras com notas de tabaco e menta. Em boca é macio, apresenta taninos sedosos, boa fruta e complexidade. É um vinho apaixonante de beber, possui um buquê convidativo e elegante. Evolui bem em taça e pode ser guardado por 10 anos (estimativa). Nota: ótimo vinho. Aproximadamente 300reais na Decanter.


El Principal 2013: 
Feito das uvas: 93% Cabernet Sauvignon, 7% Petit Verdot. Passou por 18 meses em barricas novas de carvalho francês.


Cor violácea concentrada. Aromas de frutas negras maduras (cassis, amora) com notas de tabaco e cedro. Em boca é um vinho encorpado, macio, com taninos sedosos, apresenta muita fruta, complexidade, elegância e persistência. Evolui bem em taça e pode ser guardado por 15 anos (estimativa). Nota: excelente vinho. Guardaria mais alguns anos (5 a 10) antes de beber. Valor: Aproximadamente 800reais na Decanter.


Para fechar... Deixo aqui o meu agradecimento de coração aos amigos, sommeliers de Brasília. Vocês são demais. Obrigado pelo carinho e ensinamentos. #tamojunto