quinta-feira, 30 de março de 2017

Pessoal!
Recentemente cheguei do Chile, onde fui com um grupo de sommeliers de Brasília visitar a vinícola De Martino e a El Principal. Nesse post, selecionei 10 fotos que contam um pouquinho dessa maravilhosa viagem enogastronômica. Confira e se apaixone também pelo Chile:

Postado:
Post sobre a El Principal (Post - LEIA AQUI!);

Em breve:
Post sobre a De Martino;
Post sobre o curso com o enólogo da De Martinho: Marcelo Retamal, um dos 30 enólogos mais importantes do mundo.

Fique ligado e confira com exclusividade.

Viagem ao Chile: vinhos, paisagens e frutos do mar... em 10 fotos!


Pessoal! Essa foto registra um dos melhores momentos da viagem. Saímos de Santiago para ir conhecer a vinícola El Principal. Chegando lá, fomos super bem recebidos pela Alexandra que nos mostrou a vinícola, explicou como é feito cada vinho, fomos a sala onde ficam as barricas do El Principal, Memórias (um vinho que eu amo e sou apaixonado e que tem muita história na minha vida -  marcando grandes momentos) e o Calicanto. 

Após tudo isso, provamos todos os vinhos em um lindo jardim em frente a cede da vinícola. Então, entramos em uma van, subimos por dentro do vinhedo até chegar aos pés dos andes, onde almoçamos com essa vista maravilhosa.

Momento maravilhoso! Merece outra foto:


Outro momento muito especial ocorreu no primeiro dia em que chegamos, o dia em que conheci o Cristian Castro da De Martino. Ele nos levou, junto com um guia muito gente boa, a cidade litorânea Viña Del Mar. O paraíso dos frutos do mar. Lá fizemos uma degustação de frutos do mar no excelente restaurante Porto Fino, tudo harmonizado com vinhos da De Martino.

Degustação com almoço de frutos do mar de frente para o oceano Pacífico! Vinícola De Martino e restaurante Porto Fino deram um espetáculo de serviço e gastrônomia. Adorei!

Equipe nota mil de sommelier de Brasília em passeio com a De Martino à Vinha Del Mar. 

E vale destacar o melhor salmão que já comi.

Almoço maravilhoso na Porto Fino. Salmão chileno fresco e gnocchi com alcachofra. Sensacional. Para harmonizar, vinho De Martino rosé feito da casta cinsault. 

Outro momento sensacional, foi provar o vinho top da De Martino, em um almoço especial na vinícola. E claro, entre um gole e outro, avistávamos os vinhedos carregados de uvas e ao longe os picos nevados (os Andes).


Um ícone da uva carmenère! A De Martino foi a primeira vinícola a engarrafar um vinho como Carmenère em 1996. Esse vinho que degustamos foi um presente especial: Reserva de Família. Um vinho que não é vendido! Ele é apenas aberto para amigos. 


Graças ao Cristian pude degustar e dizer que foi o melhor carmenère que já provei! Já envelhecido, com o alo de cor atijolada e mesmo assim decantou por aproximadamente 1hora. O buquê revelava notas de couro, torrefação e um algo a mais que não pude distinguir, mas estava maravilhoso. Possui taninos macios e sedosos que integravam o perfeito paladar com complexidade e persistência. Adorei! O melhor vinho da viagem. 

Avaliação: excelente vinho:


Outro momento que gostei foi uma verdadeira aula de vinhos chilenos pelo enólogo da De Martinho: Marcelo Retamal, um dos 30 enólogos mais importantes do mundo, segundo a Decanter.


Para fechar a visita à vinícola, pude ser um Enólogo por um dia! Fazendo e engarrafando meu próprio blend feito na vinícola De Martino.


Para fechar a viagem... o Cristian levou a gente no melhor restaurante de Santiago: Bistrô 0 km. Frutos do mar de primeira qualidade!


Agradecimentos:

Quero deixar registrado aqui os sinceros agradecimentos aos amigos José Filho da Decanter e ao Cristian Castro da vinícola De Martino pelo convite para essa viagem maravilhosa. Parabéns pelo roteiro e companhia maravilhosa! Vocês são nota mil! Muito obrigado pelo convite e oportunidade de fazer parte do time de sommeliers entre os melhores de Brasília!  


E mais do que tudo! Agradecer de coração aos amigos, sommeliers de Brasília. Vocês são demais. Obrigado pelo carinho e ensinamentos. #tamojunto

Fechando a viagem com essa galera nota mil! Equipe de sommeliers de Brasília. Foi um prazer imenso viajar com os senhores. 
Agradecer o presente final da viagem, pelo @demartinowines que nos mostrou essa vista maravilhosa do alto de Santiago.