sábado, 10 de junho de 2017

Pessoal!!!
Degustação na enoteca Decanter Brasília (208 Sul) com o renomado produtor Domingos Alves de Sousa. Ele é simplesmente o único vinicultor eleito, duas vezes (1999 e 2006), "O Melhor Produtor do Ano", principal título no mundo do vinho lusitano. Leia o post e saiba mais sobre os vinhos.

Domingos Alves de Sousa Apresenta seus Vinhos na Enoteca Decanter


Em uma propriedade historicamente dedicada ao vinho do Porto, Domingos Alves de Sousa iniciou a produção de vinhos com perfis elegantes, equilibrados e tornou-se dos pioneiros da produção de vinhos no Douro. Ele é um dos responsáveis na ascensão e no reconhecimento da qualidade dos vinhos ali produzidos. 


Sobre os vinhos:

Domingos Alves de Sousa Quinta da Gaivosa 2011. Região: Douro - Baixo Corgo - Quinta da Gaivosa, 25 hectares totais de vinhas com mais de 70 anos. Composição de Castas: Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Sousão, Tinta Amarela, Tinta Francisca, Rufete e mais outras dezenas de casta. Amadurecimento: 15 meses em barricas de carvalho francês de Allier, 50% novas e 50% de 2ª passagem. 

Premiações mais Relevantes: ROBERT PARKER: 94 em 100 REVISTA DE VINHOS DE PORTUGAL: 18 em 20 JOÃO PAULO MARTINS: 17,5 em 20.


Cor rubi intenso. Aromas de frutas maduras, especiarias e notas de tabaco. Em boca é encorpado, taninos maciez, elegância e complexidade. Um vinho para guardar e abrir em ocasiões especiais. Indico! Avaliação segundo os critérios do Blog Enofilia - Excelente vinho: 


Caldas Douro DOC 2013. Uvas: 40% Tinta Barroca, 30% Tinta Roriz, 30% Touriga Nacional (Vinhas com mais de 20 anos). Amadurecimento: 30% do vinho passou 3 meses em barricas francesas de 4a passagem. 70% em cubas de cimento.


Cor rubi médio. Aromas de frutas negras, notas tostadas, minerais e de especiarias. Em boca, possui boa estrutura, taninos macios, presença de fruta. É um vinho muito equilibrado e elegante. Uma excelente compra! Valor: 95reais na Decanter. Nota: ótimo vinho.

  
Estação Douro. Uvas: Malvasia Fina, Rabigato e Viosinho. Amadurecimento: 4 meses em cubas de inox com suaves bâtonnages.


Cor amarelo com um leve reflexo dourado. Alta intensidade aromática. Aromas de frutas de caroço, pêssego e notas florais. Em boca, destaque para fruta. Possui acidez média. É um vinho muito bom, muito agradável e fácil de beber.

Fotos: