quarta-feira, 7 de junho de 2017

Jantar com o Enólogo Luis Pato

Pessoal!!!
Participei de um jantar maravilhoso com a importadora Mistral ao lado do Luis Pato que é o grande "revolucionário da Bairrada" em Portugal. Confira o post e saiba mais sobre o produtor e seus vinhos:

Desde já agradeço imensamente o convite feito pela Mistral. Muito obrigado! Adorei ter participado do jantar com os jornalistas e principalmente conhecer essa figura simpática e divertida que é o Luis Pato.

Jantar com o Enólogo Luis Pato


Sobre o Produtor:

Luis Pato é uma verdadeira lenda em Portugal, o "revolucionário da Bairrada", que domesticou a casta Baga e transformou os vinhos da região em alguns dos melhores, mais finos, estruturados e complexos exemplares do país.

Seu Luis Pato tinto é ótimo, saboroso e estruturado, enquanto seus Bairrada de Vinhedo – Vinha Pan, Vinha Barrosa e Quinta do Moinho – são grandes vinhos, de muita personalidade. O Vinhas Velhas é macio e complexo, enquanto o Vinha Formal é um dos grandes brancos portugueses.

O lendário e raro Quinta do Ribeirinho Pé Franco é o melhor tinto de Portugal, para Robert Parker. Verdadeiro símbolo do vinho português, tal exemplar é um dos excelentes e mais singulares vinhos do mundo todo. As vinhas da Baga são plantadas em pé franco, sem enxerto, como o próprio nome diz e seus rendimentos são pequenos, tornando a ínfima produção disputadíssima. Pé Franco é um vinho tinto poderoso e concentrado, dono de uma profundidade incomum, mas ao mesmo tempo, clássico e muito elegante, durando por décadas.

Ayrton Gissoni e Luis Pato

João Pato, em 1970, começou a engarrafar os exemplares produzidos a partir de suas vinhas, tornando-se o pioneiro a engarrafar e produzir vinhos na região da Bairrada após sua demarcação. Seu filho, Luis Pato, herdou seu amor pela vinicultura e produziu seu primeiro exemplar em 1980: um monovarietal da uva Baga, com uma qualidade excepcional e raridade absoluta, procurado ainda hoje por apreciadores que o consideram como um verdadeiro tesouro.

A uva Baga, famosa na Bairrada, pode gerar vinhos adstringentes e herbáceos. Entretanto, nas mãos de brilhantes produtores como Luis Pato, considerado o “domador da Baga”, é capaz de produzir vinhos expressivos, com grande complexidade e capacidade de guarda.


Os maiores mercados consumidores dos vinhos elaborados por Luis Pato são os Estados Unidos, a China (Macau, mais precisamente), a Noruega e por fim, o Brasil. Nos 60 hectares de vinha encontram-se cultivadas as uvas tintas Baga, Tinto Cão e Baga; dentre as variedades brancas ocorre o plantio das uvas Maria Gomes, Cercial da Bairrada, Bical e Sercialinho.


Sobre os Vinhos:

Um espumante português da região da Bairrada. 36 meses em contato com as leveduras. Uvas: 90% baga e 10% Maria Gomes. 


Surpreendente! Nunca tinha bebido um espumante português! Estrutura e acidez bem presentes. Aromas frutados, framboesa e cereja. Um espumante que consegue harmonizar muito bem com comidas mais pesadas. Dica do Luis: feijoada! Nota: ótimo espumante.


Para harmonizar com o prato principal de escalope de mignon com arroz à piemontesa foi escolhido o vinho Pato Rebel 2010: Uva Baga 100%. Passa por maceração curta a baixa temperatura, para preservar as notas frescas de frutas. Maturação: Não passa por barrica para preservar a fruta.

O moderno Rebel é a interpretação de Luis Pato para o que deveria ser um vinho "oposto ao padrão" para a casta Baga: um tinto repleto de fruta, com estilo mais leve, que pode acompanhar até peixes, ou mesmo ser bebido sozinho, como um delicioso aperitivo de inverno. Seu baixo teor alcoólico e seu grande frescor tornam o vinho muito palatável e apetitoso. Repleto da originalidade e irreverência deste famoso produtor, é um verdadeiro coringa para acompanhar diversos pratos. RP 89pontos (2010). 


Cor rubi escuro. Aromas frutados. Em boca possui corpo e tanino médio, sabores frutados e boa acidez. Bem equilibrado. É um vinho curinga para harmonizar pratos. Gostei. Nota: ótimo vinho.


Vinha Barrosa 2010: uva 100% Baga de vinhas plantadas pós filoxera (1910). Vinedos de baixíssimo rendimento (2 toneladas por hectare). Passou por 12 meses em carvalho francês novo. 

Uma das excelentes criações do talentoso Luis Pato, o Vinha Barrosa é um dos mais célebres de seus "Bairradas de vinhedo". Refinado, estruturado e complexo, é um dos grandes tintos de Portugal, e na última safra avaliada por Jancis Robinson recebeu a excelente nota 18.50/20. A produção é tão pequena que, em Portugal, este vinho é vendido apenas "en primeur".


Cor rubi escuro. Aromas frutados, tostado e com muita complexidade. Em boca é potente. Taninos ainda muito vivos, mas macios e frutados. Vai evoluir muito bem ainda. Depois de um tempo em taça, apresenta notas de eucalipto. Gostei muito. Um belíssimo exemplar, daqueles que marcam! Nota: excelente vinho.


Já a nova linha Abafado Molecular é a inovadora criação de Luís Pato para harmonizar com a cozinha molecular, inspirada nas técnicas criadas pelos aclamados chefs espanhóis, como Ferran Adrià. Intensos mas delicados, mostram um toque levemente doce, perfeitos para combinar com pratos novos, diferentes e inventivos. Elaborado com o mesmo corte do Vinhas Velhas branco, adicionado de 2% de Baga vinificado como vinho branco, este é um vinho rico e sedutor. 

O nome abafado vem do termo técnico utilizado para interromper a fermentação, resultando em uma considerável quantidade de açúcar residual, equilibrado pela ótima acidez do vinho. Um vinho intelectual, mas de grande aptidão gastronômica.

Foi o escolhido da noite para acompanhar a sobremesa de cheesecake:


Cor amarelo intenso com reflexos dourados. Aromas de flor de laranjeira, frutas secas e mel. Em boca é doce, equilibrado e com boa acidez. Gostei muito e harmonizou muito bem. Nota: ótimo vinho.

Fotos:

Coletiva de imprensa