domingo, 4 de junho de 2017

Jantar Harmonizado Oliver e Édouro

Pessoal!!!
Jantar harmonizado no Oliver em parceria com a Édouro que preparou uma noite especial para os amantes de vinho. Foram 8 pratos, em formato de menu degustação, harmonizados com vinhos portugueses da região Verde e Douro. O Sommelier Tiago Pereira (Wset, Abs Pin Verde e amarelo da Abs Brasil), bicampeão melhor sommelier de Brasília, escolheu os vinhos que harmonizam com o menu.

Adorei o jantar, harmonizações muito bem feitas e muito bem pensadas. Levou em conta como cada um dos ingredientes de altíssima qualidade iria harmonizar com as características de cada vinho. Parabéns a toda equipe. =)

Lembrando que o Olivier foi eleito o melhor restaurante de Brasília em 2015. E ainda, foi eleito a melhor cozinha variada em 2016 pela revista Encontro Gastro prêmio. Possui também premiação da Veja Brasília Comer e Beber: estabelecimento variado em 2009. E claro, Melhores do Vinho 2015 e 2016 pela Prazeres da Mesa.

Jantar Harmonizado Oliver e Édouro


Sobre o Oliver:

Contemporâneo. Rústico. Sofisticado. Excelente cozinha variada, música e arte. Esses são os elementos que têm consolidado o Restaurante Oliver como um ambiente diferenciado em Brasília. 

Localizado no tradicional Clube de Golfe de Brasília é um refúgio para as pessoas que querem sair da correria do dia-a-dia. Com um clima campestre o Oliver oferece um ambiente em meio a pinheiros, grama verde impecável e uma bela vista de deixar ainda mais encantador qualquer jantar à luz de velas. Além disso, encontra-se a cinco minutos da Praça dos Três Poderes. O ar aconchegante e descontraído atrai casais, amigos, famílias, empresários e formadores de opinião. 

No Restaurante Oliver a arte está expressa em todo o ambiente: seja em peças e obras, nos móveis e na própria apresentação dos pratos. Todo o mobiliário e peças em exposição são da renomada Oficina de Agosto, com ateliê na pequena cidade mineira de Bichinho, próximo a Tiradentes. A música também é uma constante no restaurante que apresenta diariamente atrações ao vivo.

Sobre a Édouro:

A Édouro dedica-se ao comércio internacional de produtos portugueses de origem controlada, nomeadamente vinhos, queijos, enchidos, compotas, entre outros.


Menu Harmonizado:






Fotos:

Pessoal, seguem algumas fotos do jantar maravilhoso com destaque aos pratos e harmonizações: Black Beef, Risoto Saltado e Bolinho de Salmão.


Black Beef

Pacheca Superior Tinto 2013. Produtor: Quinta da Pacheca. Feito a partir de quatro castas nobres da região do Douro, vinificadas em lagares de granito com pisa a pé. Estagiou durante seis meses em barricas de carvalho francês. Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão.

Cor rubi escuro. Aromas defrutos vermelhos e especiarias. Na boca apresenta-se fresco, com taninos redondos bem presentes. Gostei. Ótimo vinho:


Risoto Saltado

Bolinho de Salmão

Portão da Eira Branco. Vinho Verde Branco - Denominação de Origem Controlada (DOC). Cor amarelo palha. Aromas e paladar cítrico com frescor/acidez marcante. Nota: muito bom.



Sobre o Vinho Verde:

Muitas pessoas acham que o vinho verde leva esse nome devido sua cor... mas será realmente isso? Na verdade, o verde do vinho verde não é devido a cor verde. Assim como o branco não é branco! O que faz com que o nome do vinho seja vinho verde é a sua oposição ao "maduro", pois ele possui uma alta acidez, sendo um vinho com muito frescor e que deve ser consumido o mais jovem possível.


Os vinhos verdes são produzidos das uvas Azal, Loureiro, Alvarinho entre outras... que devido a pouca insolação resultam em uvas ácidas que acompanham pouco açúcar. A região que o produz fica no nordeste de Porugal, no vale do Rio Minho.

O vinho verde tem como característica alta acidez e frescor; e o baixo teor alcoólico. Outra característica é a "agulha", onde, na segunda fermentação natural, ocorre a sobra do anidrido carbônico no interior da garrafa.

O vinho verde é um vinho para ser bebido ainda jovem e refrescado. Devido a isso, antigamente, ele não sai muito de Portugal, porém hoje já podemos encontra-lo no Brasil.

Fotos do jantar:

Na foto, o sommelier Tiago Pereira juntamente com o proprietário do Oliver Rodrigo Freire.


Jantar ao lado de grandes amigos: