terça-feira, 20 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 27 – NORTE DE ITÁLIA


CLIMA E VITICULTURA: As áreas estão localizadas no sopé dos Alpes (barreira contra as chuvas) e na extensa planície do Rio Pó. Clima moderado, com verões secos e curtos. O rio e o lago Garda ajudam a moderar a temperatura. As áreas próximas ao mar possuem elevada precipitação. Os vinhedos costumam ter densidades baixas e altos rendimentos. Sistema pérgola era comum (mais usados em vinho espumante e vinhos de uvas secas), hoje em dia estão utilizando mais espaldeira e densidades mais altas.

REGIÕES:
ALTO ADIGE DOC: Os vinhedos estão em terraços com exposição sudeste e sudoeste. A altitude contribui para a amplitude térmica diária. Produz Pinot Gridio de qualidade em um estilo seco, corpo ligeiro a médio corpo, acidez alta e sabores de fruta cítrica e fruta verde. Outras uvas são a Gewurztraminer, Chardonnay e Pinot Blanc. Os vinhos tintos são feitos da casta italiana Schiava que origina vinhos frutados e ligeiros, com níveis baixos de tanino e sabores de framboesa e ameixa.

TRENTINO DOC: Pouco mais quente que o Alto do Adige (por causa da altitude e da moderação de temperatura do lago Garda). Principais variedades são: Chardonnay, Pinot Gridio, Merlot, Teroldego (vinhos de cor profunda, níveis médios a alto de taninos, acidez alta, corpo médio a muito corpo e aromas de fruta preta – costumam passar por madeira e tem capacidade de envelhecer).


FRIULI-VENEZIA GIULIA: Clima moderado e continental. Os vinhedos próximos ao mar Adriático tem um clima marítimo moderadamente quente. Principais castas: Pinot Gridio (corpo médio a muito corpo, sabores de pêssego e fruta tropical), Merlot (corpo médio, níveis médios de acidez e de taninos e sabores de fruta vermelha madura, acompanhado por um toque de espeiarias da madeira de carvalho), Friulano (casta branca, vinhos com acidez média a alta, corpo médio e aromas de pera, maça vermelhas e ervas). Os vinhos da planície vem rotulados como Friuli Grave DOC (estilo simples e frutado). As regiões de Collio DOC e Colli Orientali DOC (nas colinas) produzem vinhos brancos de qualidade superior e são mais concentrados.

VENETO: Clima moderadamente quente com precipitação moderada. Na planície (mais fértil), se produz vinhos mais econômicos e em larga escala das castas Pinot Gridio, Chardonnay, Merlot, Corvina, Garganega e Trebbiano (rendimentos altos, vinhos simples e frutados). Rotulados como IGT.

PROSECCO: No WSET está DOC, mas mudou para DOCG. Espumante feito pelo método charmat.

SOAVE: Solos de calcário e argila com rocha vulcânica. Melhores vinhos estão nas encostas e os vinhos mais simples estão na planície. Garganega é a principal uva, mas podem ter cortes. Possui níveis médios a alto de acidez, corpo médio e aromas de pera, maçã vermelha, frutas de caroço e pimenta branca; ao envelhecerem podem desenvolver aromas de amêndoas e mel. Termos: Soave DOC e Soave Classico DOC.

VALPOLICELLA: Os sopés das montanhas ao norte têm solos vulcânicos, de calcário e argila, os solos planos têm cascalho e areia e são mais quentes. Principal casta é a corvina. Rotulados como Vapolicella DOC e Valpolicella Classico DOC. Os vinhos são simples, frutados, com taninos ligeiros e sabores de cereja vermelha. Raramente têm madeira e são elaborados para consumo imediato.


O MÉTODO DO PASSITO: Método utilizado para aumentar a estrutura e concentração de sabor. Consistem em deixar as uvas secar em um local fechado. Amarone della Valpolicella DOCG: Estilo seco ou quase seco, muito corpo, níveis altos de álcool, níveis médios a altos de tanino e sabores concentrados de fruta de baga vermelha e especiarias. Envelhecem em grandes recipientes de carvalho. Recioto della Valpolicella: a fermentação para de forma natural. Esses vinhos são doces e têm intensos sabores de fruta vermelha, níveis altos de álcool, muito corpo e níveis médios a alto de taninos. Já a região Soave produz um branco doce pelo mesmo método: Recioto di Soave DOCG.

O MÉTODO DO RIPASSO: Adiciona-se o Valpolicella às borras do Amarone. Os vinhos são rotulados como Valpolicella Ripasso DOC: Corpo médio a muito corpo, níveis médios a altos de taninos e sabores de cereja e ameixas vermelhas cozidas.


PIEMONTE: As montanhas ao norte proporcionam uma sombra da chuva e protege dos ventos fortes do norte. Clima moderado continental, invernos longos e frios e verões que podem ocorrer tempestades, granizo e nevoeiro. As montanhas variam entre 150 a 600metros. As principais castas são Nebbiolo, Barbera, Dolcetto, Cortese e Muscat. Não há vinhos IGT nessa região.

BAROLO DOCG: Encostas de 300 a 500metros. Deve ser feito exclusivamente da Nebbiolo, com níveis altos de acidez e taninos, mas com pouca cor. Aromas de cerejas ácidas, ervas, flores secas. Possui muito corpo e boa capacidade de evoluir em garrafa adquirindo aromas de trufas, alcatrão e couro. Se as uvas provém de uma localidade só, o nome da localidade pode aparecer no rótulo. Os melhores vinhos provêm de vinhas individuais com o nome próprio ou cru. Deve-se envelhecido por 3 anos antes de ser lançado ao mercado, 18 meses em madeira de carvalho.

BARBARESCO DOCG: Encostas orientadas para o sul (200 a 400metros). Deve ser envelhecido por 2 anos antes de ser lançado ao mercado (pelo menos, 9 meses em barricas de carvalho). Os vinhos de melhor qualidade serão sempre os que provêm de uma vinha individual com o nome próprio ou cru.

BARBERA DOC OU BARBERA D´ASTI: Cor média a profunda, níveis baixos a médios de tanino e acidez alta. Aromas de cereja, ameixas vermelhas e pimenta preta. Podem ser elaborados jovens e frutados, sem influência da madeira ou envelhecidos em barril com sabores especiados.

DOLCETTO D´ALBA DOC: Cor profunda, púrpura, níveis médios a altos de taninos e acidez média. Aromas de ameixa petras, cereja vermelhas e ervas secas. Os melhores exemplares podem envelhecer.


GAVI: Uva branca Cortese, alta acidez, carácter floral. Se os vinhos provêm da sua própria localidade de Gavi, são rotulados como Gavi di Gavi DOCG. Os vinhos são pálidos e têm corpo ligeiro, acidez alta e aromas e sabores de fruta cítrica, maçã verde e pera. Alguns produtores utilizam madeira de carvalho e bâtonnage.