quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 28 – CENTRO DE ITÁLIA


CLIMA E VITICULTURA: Dominada pela cadeia montanhosa Apeninos (altitude exerce uma influência moderadora sobre o clima quente) e as regiões costeiras se beneficiam das brisas do mar.


TOSCANA: A Sangiovese é a casta mais prestigiada e origina vinhos com alta acidez e taninos. Aromas de cerejas vermelhas, ameixas e ervas secas. Costumam passar por barrica. Com o envelhecimento em garrafa, desenvolve aromas de carne e caça. 

CHIANTI: Sangiovese é a uva dominante, mas pode receber algum corte. Chianti DOCG pode utilizar uvas de qualquer parte da região. Os melhores, no rótulo, pode aparecer o nome da subzona como: Chianti Rufina DOCG e Chianti Colli Senesi DOCG. Já o Chianti Classico DOCG tem sua própria DOCG e não é uma subzona de Chianti DOCG. Aqui, tem que envelhecer ser envelhecidos 12 meses antes de lançados ao mercado. O Chianti Riserva DOCG tem que ser envelhecido durante 24 meses, sendo 3 meses pelo menos em garrafa. A Gran Selezione é a designação mais alta para o Chianti Classico, pois as uvas devem ser de uma só propriedade e ser envelhecido 6 meses mais do que o Riserva.

SUL DA TOSCANA: Menores altitudes e clima mais quente. Brunello di Montalcino DOCG (elaborado exclusivamente da sangiovese, 5 anos de envelhecimento, sendo pelo menos 2 em barrica) e Vino Nobile di Montepulciano DOCG (corte de sangiovese, envelhecido pelo menos 2 anos). Os vinhos são mais intensos e incorpados. Se a safra não atigiu as expectativas de qualidade, podem ser rotulado como: Rosso di Montalcino DOC e Rosso di Montepulciano DOC.

A COSTA: Vinhos Super-Tuscan com castas internacionais e alta reputação de excelência. Rotulados como Toscana IGT. Mas em Bolgheri DOC e Maremma Toscana DOC permitem produzir vinhos de castas não italianas, como a Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah.


UMBRIA: Clima similar ao da Toscana, mas é mais continental. Conhecida pelo branco Orvieto DOC (corte de Grechetto, Trebbiano e castas locais). Os vinhos têm corpo ligeiro, acidez média a alta, sabores de toranja madura e pêssego (fermentação em tanque inox). O vinho tinto mais prestigiado é o Sagrantino di Montefalco DOCG.


LAZIO: Região situada nas colinas sul de Roma. O vinho mais conhecido é o Fracati DOC. Os cortes são Malvasia e Trebbiano, estilo fresco e sem madeira. Têm corpo médio, acidez média a alta e sabores de fruta cítrica. A Malvasia pode apresentar aromas florais (flor de laranjeira).


MARCHE: Vinhos brancos da uva Verdicchio. O mais famoso é o Verdicchio dei Castelli di Jesi DOC. Têm acidez alta, sabores de maçã verde e limão, notas de erva doce e amêndoas. Costuma ser simples e frutados. Os melhores são mais concentrados e pode desenvolver notas de mel e amêndoas com o envelhecimento. Os tintos dessa região são cortes de Montepulciano e Sangiovese – Conero DOCG.


ABRUZZO: Famosa pela uva tinta Montepulciano. Principal vinho é o Montepulciano d´Abruzzo DOC. Os vinhos têm níveis altos de cor e de taninos, acidez média e sabores de ameixa e cereja pretas. Os melhores são mais concentrados e passam por um curto período em madeira.