quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 29 – SUL DE ITÁLIA


CLIMA E VITICULTURA: Clima é quente e seco (úmido apenas perto da costa). As vinhas estão localizadas nos Apeninos (altitude). Tradicionalmente se utiliza condução em vaso e baixa, com uma cobertura de folhas (protege contra queimaduras), atualmente o método mais comum é o de condução em cordão e embardamento (permite a mecanização na Puglia).


CAMPÂNIA: Fiano di Avellino DOCG e Greco di Tufo DOCG produzem vinhos brancos. A Fiano produz vinhos com acidez média, corpo médio a muito corpo, aromas de fruta de caroço, melão e manga (Geralmente os vinhos são para serem consumidos jovens; os de melhor qualidade são envelhecidos em madeira e podem envelhecer desenvolvendo aromas de cera e mel. A Greco tem mais acidez, é menos encorpada, sabores de fruta maçã verde, de caroço e maracujá (a maioria utiliza aço inox, mas alguns utilizam madeira e bâttonage; os melhores vinhos podem desenvolver aromas de mel e cogumelos). A Aglianico é a uva tinta que produz vinhos de cor profunda, níveis altos de acidez e de tanino e sabores de fruta preta (são envelhecidos em carvalho e podem envelhecer em garrafa desenvolvendo notas terrosas e de piso florestal) – Taurasi DOCG.


BASILICATA: Região montanhosa (900metros de altitude). Aglianico del Vulture DOC é considerado o melhor vinho da região.


PUGLIA: Clima quente, produção de grande volumes. Principais castas tintas são a Negroamaro e a Primitivo (Zinfandel). Altos rendimentos, vinhos simples e frutados para consumo imediato – Puglia IGT. O Negroamaro de melhor qualidade tem muito corpo, níveis médios de taninos e de acidez, níveis altos de álcool e sabores de fruta vermelha e preta assada – Salice Salentino DOC. Já a Primitivo, têm muito corpo, níveis médios a altos de taninos, nível alto de álcool e pronunciados sabores de fruta de baga muito madura. Ambos podem mostrar características especiadas pela madeira de carvalho.


SICÍLIA: Produz em grandes volumes IGT Terre di Sicilia / Terre Siciliane (menor qualidade que a Sicilia DOC). Casta Nero d´Avola tinta dominante, vinhos de corpo médio a muito corpo, níveis médios de acidez e de taninos e aromas de ameixa e cereja preta. Castas internacionais utilizadas: Chardonnay e Syrah. Melhores vinhos vem da denominação Etna DOC com vinhas velhas de baixo rendimento elaborados a partir da Nerello Mascalese e Nerello Cappuccio, possui níveis altos de tanino, acidez, aromas de cereja vermelha ácida, mirtilo vermelho, framboesa e ervas secas (com o envelhecimento, aromas de cogumelo). Também são produzidos brancos de qualidade, corpo médio e alta acidez, fruta cítrica e carácter pedregoso/metálico, podem desenvolver aromas de mel e cera.