segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Entrevista Rogerio Salume

Pessoal!!!
É com enorme prazer que trago nesse Post uma SUPER ENTREVISTA!!!
Apresento a vocês, caros enófilos, Rogério Salume - Presidente da Wine que é a segunda maior loja de vinhos DO MUNDO.

Mas, primeiramente quero agradecer todo o carinho, atenção e apoio da equipe da Wine e do Presidente Rogerio Salume. A Eles, o meu MUITO Obrigado!!! E parabéns pela empresa nota MIL!!!

Entrevista Rogerio Salume - CEO da Wine.com.br










1. Como começou essa sua paixão pelos vinhos?


Rogerio: Dez anos atrás, Anselmo e eu éramos funcionários de uma importadora de produtos alimentícios em Vitória, no Espírito Santo. Ao deixar o emprego para abrir o próprio negócio, começamos distribuindo alimentos para restaurantes. Decidimos criar um site para vender vinho na cidade, mas não era exatamente como a gente queria — sem estoque, tínhamos de fazer pedidos nas importadoras a cada compra. Faltava, portanto, dinheiro para criar um site que atendesse todas as necessidades. A partir daí fomos atrás de investidores e construímos nosso primeiro centro de distribuição.


2. Qual foi sua inspiração para abrir uma loja virtual de vinhos com um clube de vinhos?


Rogerio: Sentimos que faltava um negócio como o da Wine no mercado brasileiro. Em geral, as lojas de vinhos físicas são intimidadoras e nem todo mundo se sente a vontade para entrar, pesquisar e até mesmo comprar. E no nosso site, todos podem ficar a vontade para comprar e até para receber as informações do que quiserem. Estamos sempre com as portas abertas a quem tiver interesse por essa bebida.

A nossa inspiração foi o quanto podíamos fazer pelo mundo do vinho no país. E é isso queremos democratizar o consumo de vinhos no Brasil. Afinal, qualquer um pode apreciar tudo que um bom vinho tem a oferecer.

Em março de 2010 identificamos uma crescente demanda por vinhos finos no mercado brasileiro e lançamos o ClubeW para atender a essas demandas. Dessa forma, os clientes passaram a ter acesso e a conhecer novos rótulos e marcas reconhecidas internacionalmente, com qualidade e preços muito competitivos.


3. Para você, qual o principal motivo do sucesso da Wine?


Rogerio: Primeiramente, no começo percebemos que não havia este tipo de serviço no Brasil. Mas acredito que nosso sucesso está principalmente baseado na felicidade dos Wineanos – pessoas que trabalham na Wine - e dos nossos clientes. É isso que fazemos, entregamos momentos de felicidade para as pessoas. Nós também trabalhamos baseados em três fatores. O primeiro é a seleção dos vinhos. Nós trazemos muitos vinhos com exclusividade no Brasil e temos vinhos para qualquer tipo de enófilo, seja um iniciante ou um profissional.  O segundo motivo é nossa indicação. Trabalhamos com os melhores sommeliers do Brasil e com isso conseguimos descomplicar o vinho e explicar exatamente o que cada cliente quer e precisa saber sobre um vinho. E o terceiro motivo é a entrega.


4. Quais são os principais desafios de ser o CEO da maior loja / empresa de vinhos da América Latina e uma das maiores do mundo?



Rogerio: O principal desafio que temos é manter todos os Wineanos envolvidos, motivados e felizes! Essa é a minha maior tarefa. Acredito muito que pessoas felizes podem mudar o mundo e criar grandes projetos juntos. Claro que o relacionamento com os sócio, investidores, clientes e parceiros, também fazem parte do dia a dia. CEO sozinho não faz nada!


5. O que mais gosta de fazer no seu trabalho como presidente da Wine?


 

Rogerio: Nossa primeira viagem pela Wine.com.br para a vinícola Escudo Rojo no Chile foi sensacional. Eu sempre amei viajar, conhecer novas vinícolas, aprender mais e, principalmente, melhorar cada vez mais nosso negócio com o objetivo de entregar cada vez mais momentos de prazer e de diversão aos nossos clientes.


6. No começo da empresa e até mesmo hoje, já pode degustar vários vinhos diferentes, como é a sensação de ter a responsabilidade de escolher o vinho responsável por influenciar e agradar o paladar te tantos sócios do ClubeW?


Rogerio: Aprendi muito durante esses anos sobre vinhos e continuo aprendendo muito. Claro, que nunca é uma escolha solitária, nós temos uma equipe de Winehunters que viajam o mundo em busca dos melhores vinhos, nas principais regiões vitivinícolas do mundo. Temos um trabalho de curadoria muito grande e para isso participamos de eventos no mundo todo além de conhecer o processo de produção das vinícolas.

Somos dedicados a buscar o que tem de melhor no mundo do vinho. Nosso time de Winehunters degusta muitos vinhos, em toda parte do mundo. É muito gratificante receber retornos positivos de nossos amigos clientes a respeito das seleções que esse time maravilhoso faz. Não levamos em conta nossos gostos pessoais e sim o vinho bem feito, agradável e que represente sua região, as características das uvas que o compõe e também traga sua história dentro de cada garrafa. Acho que a influência é resultado de muito trabalho, dedicação, paixão e credibilidade que conquistamos com nossos amigos clientes.


7. Que tipo de vinho mais agrada o presidente da Wine? Se fosse seu último desejo, qual vinho escolheria?


Rogerio: Tem vários tipos de vinhos para diferentes momentos, eu gosto daquele vinho que eu abro em boa companhia, mas se for para citar um tipo eu pessoalmente gosto bastante de vinho branco.

A cada garrafa tenho uma grande surpresa. Não tenho um vinho preferido e sim gosto daquele que compõe o momento. Gosto de vinho em todas as suas vertentes. Se tivesse que escolher um vinho como ultimo desejo, escolheria o que estivesse mais próximo da minha taça e iria tomar ao lado de quem amo, minha esposa e meus filhos!


8. Para fechar a entrevista, sabemos que você é um homem muito ocupado e comprometido com seu trabalho, mas ainda arruma tempo e se preocupa em ler os e-mails dos seus fãs da Wine. Como esses e-mails te ajudam a melhorar o dia a dia da sua empresa?



Rogerio: A Wine.com.br é uma empresa transparente e sempre mostrarmos ao cliente como a nossa empresa funciona. Interagir com eles é fundamental para conseguir isso e eu também preciso de uma visão de fora da empresa para conseguir enxergar certas coisas que podem melhorar. As sugestões e opiniões são sempre muito bem-vindas, a partir delas podemos avaliar situações, mudar ou até mesmo lançar coisas novas. Somente ouvindo o que os clientes têm a dizer seremos capazes de atendê-los. Para mim, é um prazer poder respondê-los. Cada e-mail é um aprendizado e um vivência nova, gosto de eu mesmo poder interagir com eles, afinal, é uma forma de estar mais próximo dos nossos clientes.