segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pessoal!!!
Mais uma Degustação que ocorreu na ADEGA BASE. E... Mais uma vez, uma super Degustação Vinhos!!! Adorei!!!

A Adega Base trouxe a Adega Alentejana e seus vinhos famosos. Quem ministrou a aula de degustação foi o Sommelier Antônio Duarte que é o Presidente da ABS. Confira tudo que rolou:

Degustação de Vinhos Portugueses na Adega Base com a Importadora Adega Alentejano


Semanalmente, a Adega Base traz para o público de Brasília uma aula-degustação com enólogos e sommeliers, além de chefs e produtores, como forma de proporcionar aos clientes uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o fascinante mundo dos vinhos. 


Na degustação, o público conheceu um pouco mais sobre os vinhos portugueses Cartuxa, distribuídos no Brasil pela Adega Alentejana.


Estes vinhos, produzidos pela Fundação Eugénio de Almeida, que administra a Adega Cartuxa, associam a sua qualidade ao nome dos monges Cartuxos que, desde 1598, levam uma vida solitária de oração no Convento de Santa Maria Scala Coeli.


Também são responsáveis pela produção do legendário Pêra Manca, um dos melhores e mais caros vinhos portugueses.


Na degustação, conduzida pelo sommelier Antônio Duarte, que também é presidente da Associação Brasileira de Sommeliers – Seção Brasília, foram apresentados 5 vinhos.


Sobre a Adega Alentejana: A maior importadora de vinhos portugueses no Brasil, a Adega Alentejana foi fundada em 1998. Trabalha exclusivamente com produtos portugueses, e importa 1,1 milhão de garrafas de vinhos e 200 mil de azeites de alta qualidade por ano.

Agora... Sobre a Adega Base: A recém-inaugurada Adega Base vem se consolidando como um espaço de eventos de enogastronomia, com oferta de palestras, cursos e degustações de vinhos e produtos de delicatessen. Nova casa grupo Base Atacadista, a Adega abriu as portas no dia 10 de março entre Vicente Pires e Águas Claras, no Centermix, na EPTG.


A loja oferece 1.800 rótulos de bebidas, sendo 1.300 de vinhos, tudo isso em um Espaço Empório climatizado que oferece também queijos especiais, azeites, azeitonas, cervejas importadas e chocolates. Com os melhores rótulos de vários países passando por Portugal, França, Espanha, Alemanha, África do Sul, Austrália, Chile, Uruguai, Argentina e Brasil, a proposta da Adega Base é oferecer ao mercado de Brasília produtos selecionados para os apreciadores de vinho, com preço de atacado e atendimento personalizado, proporcionando bem-estar a cada cliente.


Para tanto, a casa conta com dois sommeliers à disposição dos clientes para auxiliar na escolha das bebidas. Formado há 4 anos, Tiago Pereira estudou na Associação Brasileira de Sommeliers. Hoje, com a outorga da ABS, é considerado um dos maiores especialistas em vinho do País.  Ester Bonfim é formada como sommelier de cervejas pelo Instituto Federal de Brasília e tem certificação como sommelier de vinhos pela Wine & Spirits, conta com 15 anos de experiência na área. Além disso, o cliente tem à sua disposição um Terminal de Informações sobre os Vinhos, onde pode passar o código de barras da garrafa em frente ao visor do terminal que irá harmonizar o vinho com vários pratos.

Após apresentar tudo... VAMOS AOS VINHOS!!! No portfólio está o legendário Pêra Manca, o vinho de valor agregado que mais vende na importadora. Confesso a vocês que hoje só bati as fotos do Pêra Manca... estava doido para provar o tinto!!! O branco, já o provei e é excelente! Tem também seu "irmão menor" o Cartuxa que também é Excelente!


Então... Que tal seguir na ordem dos vinhos que mais gostei?!?!?!!!

Em Primeiro lugar da noite, o vinho Cartuxa Reserva 2011:


O Cartuxa Reserva 2011 é envelhecido 15 meses em barricas novas de carvalho francês e 18 meses em garrafa, possui um bom potencial para envelhecer, é o vinho mais elaborado, o qual finalizou a degustação.

Em Segundo Lugar, o Cartuxa Colheita 2010:


O Cartuxa colheita, produzido a partir das castas, Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira, envelhecidos 12 meses em barricas de carvalho Frances, possui um bom potencial para envelhecer, é o segundo vinho mais elaborado da degustação.

Em Terceiro lugar, para completar a família, o vinho Cartuxa Colheita Branco 2012


O Cartuxa branco, que têm por base as castas Antão Vaz e Arinto, foi o primeiro a ser degustado e me agradou muito.

Em Quarto lugar, o vinho EA Reserva 2011


Uma evolução e aprimoramento do EA, possui um paladar mais marcante. É um ótimo vinho!

Em em Quinto lugar, o vinho EA 2012:


O vinho EA tinto tem como proposta ser um vinho de qualidade para o consumo no dia a dia. Trata-se de vinhos do ano, tendo por base as principais castas alentejanas, e que caracterizam-se pela sua suavidade e juventude. Em volume, o rótulo mais vendido é o EA, do mesmo produtor e que tem melhor custo benefício.

Agora... Vamos curtir e ficar por dentro das fotos que marcaram o evento, veja:

Na foto, Marcelo Augusto (representante da importadora), Antônio Duarte (presidente da ABS), Lu Alves (jornalista e assessora de imprensa da Adega Base), Eu e Tiago Pereira (Sommelier da Adega Base).

Outra foto com o Marcelo e Antônio:


Na foto, Lu, Gilberto Zortea (Dono da Adega Baco), Elma Trigueiro.


Todos prestando atenção na palestra do Duarte:


Para fechar... Mais uma foto com meus caros amigos: