terça-feira, 11 de novembro de 2014

Qual é o dia do Beaujolais???

Pessoal!!!
Você que é apaixonado por vinhos... não pode deixar essa data passar...
Pois, é com grande alegria que vamos comemorar dia 20 de novembro de 2014 mais um dia do vinho Beaujolais!!!

Qual é o dia do Beaujolais???



Nesse dia... na França e no mundo todo se canta "le jour de gloire est arrivé", que quer dizer "o dia da glória chegou". A festa é agraciada pelo espírito jovem do vinho Beaujolais, que ocorre em toda terceira quinta-feira de novembro, de todos os anos, logo após a sua colheita. 

O Beaujolais, é mais conhecido como Beaujolais Nouveau que é um vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente 2 meses após a colheita. A chegada do Beaujolais nouveau é celebrada pelos franceses e anunciada com a célebre frase "Le Beaujolais Nouveau est arrivé!!!".

O Beaujolais é um vinho da região de Beaujolais na França, é produzido da uva Gamay para vinhos tintos e rosés e da uva Chardonnay para os brancos. Ele é produzido por um processo conhecido como maceração carbônica, onde as uvas fermentam em cubas sem esmagamento e pele da uva é estourada pela fermentação. 

É conhecido por ser um vinho extremamente jovem e fácil de beber, possui uma grande intensidade de aromas de frutas vermelhas, groselha, uva fresca e especiarias. Acompanha refeições leves e devido ao seu estilo refrescante e aromático, propicia prazer imediato.


Tipos -  Os Beaujolais podem ser dividos em quatro tipos:

  1. Beaujolais nouveau - vinho jovem, sem envelhecimento;
  2. Beaujolais - pouco envelhecido;
  3. Beaujolais-Village - fabricado nos 38 vilarejos credenciados do Rhône;
  4. Beaujolais cru - com nomes dos domínios (appellation): Brouilly, Chiroubles, Côte de Brouilly, Fleurie, Juliénas, Morgon, Moulin à Vent, Régnié, Chénas, Saint-Amour. Estes são os melhores.

Beaujolais nouveau:
O Beaujolais mais conhecido é o Beaujolais nouveau, um vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente 2 meses após a colheita. Sua chegada é anunciada com a célebre frase "le jour de gloire est arrivé"

Beaujolais:
Representa a maior parte da produção, chegando a 53 hl/ano.9 É comercializado durante o ano como um vinho das quatro estações. É um dos poucos vinhos que se adapta a diversas culinárias. Deve ser consumido em um ano ou dois a partir da colheita. O Beujolais é um vinho frutado (morangos, framboesas, etc.), muito aromático, servido tradicionalmente na garrafa lyonesa de 46cl nos bouchons de Lyon e nos bistrôs parisienses.

Beaujolais-Village:
Cerca de 1250 viticultores produzem o Beaujolais-villages, em 38 vilas do Rhône e de Saône-et-Loire e 3 zonas geográficas de delimitação específica. O Beaujolais-Village é um vinho frutado e encorpado, que reflete as características de seu terroir. Cultivados em solos de granito e areia, os Beaujolais-Village apresentam uma cor intensa, com reflexos cereja e grená, com aromas de frutos vermelhos onde dominam o cassis e o morango. Anualmente são produzidos em torno de 50hl/ha de Beaujolais-Village nos 6,000ha de vinhas.

Beaujolais cru:
Beaujolais existe em 10 diferentes crus: 
  • Chiroubles, Brouilly, Régnié: vinhos leves, frutados e crocantes, com bagas vermelhas e especiarias;
  • Juliénas, Fleurie, Côte de Brouilly, St-Amour : possuem estrutura sólida com taninos florais, aromas de violetas, íris e peônia.
  • Chénas, Moulin-à-Vent e Morgon: ricos, intensos, minerais, com notas de ameixa e cereja. Podem ser conservados mais tempo do que outros Beaujolais (de 5 a 10 anos) e tornar-se melhor com o passar do tempo.



Como curiosidade, nos Estados Unidos a festa acontece na quinta-feira seguinte, onde o Beaujolais é a bebida do Dia de Ação de Graças. Já na cidade de Swansea, cidade galesa, mais de 15 mil pessoas comemoram a festa da chegada das garrafas e o início das festividades do natal.

E Agora??? Que tal beber uma garrafa do Beaujolais???