terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Pessoal!!! Acabei de sair da maravilhosa degustação de vinhos italianos conduzida pelo melhor sommelier da Capital Federal: Joaldo Lima. A Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo, uma região encantada entre natureza, história e tradição... é o tema desta degustação!

Desde já quero agradecer o convite feito pelo Joaldo e Su Maestri. Muito Obrigado!!! Quero também, parabenizar vocês e o Antonello Monardo pela organização da degustação. 

Adorei os rótulos e as explicações do sommelier Joaldo Lima. Achei super interessante servir o vinho e comentar cada um dos 10 rótulos. Foi uma das degustações que mais pude aprender sobre os rótulos e especialmente sobre a região. Parabéns!!! Estou ansioso pela a de Toscana!!! Indico a todos participarem!!!

Degustação: Os Caminhos do Vinho na Itália – Vinhos da Sicília



O Sommelier Joaldo Lima selecionou para a sua 2ª edição do projeto “Caminhos Do Vinho na Itália”, rótulos dos vinhos da Região da SICÍLIA.

A cada vinho... todos os participantes puderam conhecer um pouco da história do vinho e da região que foi produzido. Um dos pontos fortes da degustação, foi conseguir abordar diversos estilos de vinhos da Sicilia, sua produção, estilo dos melhores vinhos, seus IGT’s e DOC’s, a influência do vulcão Etna e todo o potencial dessa ilha (Sicília) na produção vinícola.
A degustação contou com 10 rótulos, onde os participantes puderam provar os mais diferentes estilos de vinhos da Sicília. São vinhos intensos, concentrados e explosivos...

Segundo o sommelier Joaldo Lima, a Sicília possui uma variedade de solos e terroir tão grande que poderia ser tratada como um continente, e não uma simples ilha. Como podemos observar na foto:


A fantástica história cultural do vinho na Sicília remonta à antiguidade, tendo os Gregos como precursores (3.500 anos atrás) com a fundação das cidades de Siracusa e Agrigento. O auge se deu no século XVIII, quando os ingleses criaram o Marsala. Hoje em dia, estamos assistindo ao renascimento da Sicília como importante produtor de vinhos de alta qualidade. 

Podemos dizer que a Sicília após longo período de estagnação e superprodução, é considerada na atualidade uma das regiões mais vitais e aprimoradas da Itália.

Os vinhos da Sicília foram harmonizados com receitas típicas pelo gastrônomo Antonello Monardo.


Sobre o Café Antonello Monardo:
O grupo MONARDO está situado no centro estratégico de Brasília, fazendo parte de suas atividades: Curso de idioma PARLANDO ITALIANO, Café gourmet ANTONELLO MONARDO, Curso de BARISTA, organização de VIAGENS para Itália (enogastronômicas), eventos COZINHA GOURMET. A degustação foi realizada para no café, para divulgar a próxima viagem do grupo para Sicília.

Sobre a região:
A Sicília atualmente é onde a Itália talvez mais se aproxime do Novo Mundo. Muitos produtores de talento têm elaborado ótimos vinhos com uvas internacionais, como Syrah, Chardonnay e Cabernet Sauvignon de excelente qualidade. 

O estilo é intenso, concentrado e explosivo, cheio de fruta, mas em geral guardando um caráter italiano. Alguns destes vinhos receberam muitos prêmios e elogios nos últimos tempos. A Nero dAvola também se destaca muito. Os vinhos da região de Etna, por sua vez, têm enorme potencial. 

Há espaço também para os vinhos mais tradicionais, é claro, como o típico Marsala, que é doce e leva aguardente (como o Porto) e o Passito di Pantelleria, um excelente vinho branco de sobremesa, elaborado com uvas deixadas para secar ao sol.

E agora, vamos aos VINHOS!!!
Foram degustados ao todo 10 garrafas, sendo 5 brancos e 5 tintos. Adorei todos os rótulos. Mas... para não me estender... Vou comentar os 3 vinhos que mais gostei!


O vinho que mais gostei foi o Etna Rosso 2011 (Tenuta delle Terre Nere). Elaborado da casta Nerello Mascalese, plantada em vinhedos de altitude elavadas, incluindo algumas vinhas anteriores à phylloxera. Uma das características interessantes é o solo das encostas do Etna que deixa o vinho bastante particular... o vinhedo fica perto de um vulcão em erupção (Etna). Pode se dizer que a uva nasce em um solo de lava vulcânica!!!

É um vinho diferente e cheio de personalidade. Está entre os tops, assim como os barolos italianos ou alguns vinhos da Borgonha. Sua cor é Rubi Atijolado. Seus aromas são de ameixa, cereja e possui aromas que remetem ao solo (aromas terroso). Em boca complexo e frutado. 


O segundo vinho, é de dar água na boca. Maravilhoso!!! É o Caleo Nero d'Avola. Feito da uva raínha da Sicília: a Nero d'Avola. Possui aromas frutados, como a ameixa e cereja, tem notas terrosas, café e mineral. Em boca, macio, frutado, fresco e elegante.


Como não podia ficar de fora o vinho branco, o que eu mais gostei foi o Catarratto Terre Di Ginestra. Sua cor é dourada. Dessa degustação, foi o vinho branco mais encorpado. Na boca mais amplo de inicio e no final pode-se perceber notas cítricas e casca de laranja. Um vinho mais mineral e que possui mais tanino e menos acidez. Mais ao meu estilo. Gostei muito!!!


Para fechar... que tal conferir mais algumas fotos dessa maravilhosa degustação? 

Na foto, Su Maestri e Joaldo Lima:


Segue o link do Álbum no Facebook:
https://www.facebook.com/blogenofilia/photos_stream?tab=photos_albums