segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Pessoal!!!
Tive o prazer de poder apresentar o que há de melhor nos vinhos da Argentina: LUIGI BOSCA. Foi uma degustação exclusiva preparada pela DECANTER em parceria com o Blog Enofilia que ocorreu no dia 06/02/2015 no Restaurante Origens (Hotel Quality).

Os participantes tiveram o prazer de degustar os vinhos Top's da linha em um jantar harmonizado. Confira os detalhes:


Desde já agradeço a todos pela presença e prestígio. Agradeço a Decanter pela honra de poder apresentar esses vinhos maravilhosos. Agradeço a equipe do Restaurante Origens que fez tudo com muito carinho e perfeição!!! Obrigado a todos!!!

JANTAR HARMONIZADO COM VINHOS LUIGI BOSCA - DECANTER



"A noite foi PERFEITA", foi o que pude ouvir da maioria dos participantes do evento quando passei de mesa em mesa cumprimentando cada um. "Foi tudo BEM FEITO" e "Os vinhos são um espetáculo" mais uma vez mostram que tudo foi feito pensando em cada detalhe, assim como é a essência dessa vinícola.

Para quem não pode ir, ou ver a apresentação, farei um resumo sobre o produtor, seu país e região.

A Argentina... país em que a produção de vinhos tintos é de 56%. A Argentina vem se destacando por produzir Malbecs de altíssima qualidade, considerados os melhores Malbecs do mundo. Seu grande trunfo são seus vinhedos situados em grandes altitudes, a cordilheira dos Andes e o solo propício em Mendoza são capazes de realçar a fruta do Malbec.

A Argentina e Suas Principais Regiões

MENDOZA: “A CAPITAL DO VINHO ARGENTINO”, pois ela é responsável por 70% da produção. Mendoza é formada por quatro subregiões de destaque: Luján de Cuyo e Maipú, no centro, e Vale de Uco e San Rafael, no sul.

SALTA: É onde se localizam as vinícolas mais altas do mundo: San Pedro de Yacochuya a 2 mil metros, e Colomé a 2,3 mil metros de altitude. O seu terroir favorece o plantio da torrontés que corresponde a 90% da cultura dessa região. 

PATAGÔNIA: É a área mais nova em termos de exploração do vinho. Fica cerca de 650 quilômetros ao sul de Mendoza. O lugar é perfeito para brancos refrescantes e tintos delicados.

MAS ONDE ESTÁ LUIGI BOSCA???

A Bodega Luigi Bosca possui 7 fazendas ("fincas") próprias na província da Mendoza. Situadas entre 1.150 e 780 metros acima do nível do mar. Lembra que eu acabei de falar que Mendoza possui 4 sub-regiões? Pois é... nosso produtor está presente em 3 delas.

Luján de Cuyo é uma das três áreas argentinas reconhecidas como Denominación de Origem. Sua altitude é acima de mil metros do nível do mar. Possui alta incidência de sol e grande amplitude térmica, o que são excelentes para produzir vinhos de sabores complexos, elegantes e muito frutados. É o famoso berço da malbec e abriga muitas das grandes vinícolas do país.

Maipú possui um clima mais quente e altitude de 800m. É o destaque também para a bonarda, a tempranillo, a syrah e as brancas chardonnay e sémillon.

O Vale de Uco, fica cerca de 80 quilômetros da cidade de Mendoza e emprega técnicas modernas, como as produções orgânicas e biodinâmicas. Sua altitudes varia entre 900 e 1,5 mil metros e suas tempe​raturas são mais amenas. Um destacaque a vinhos de maior acidez.

Sobre o Produtor:

A Tradição, autenticidade e elegância são os três pilares sobre os quais descansa a ampla gama de vinhos brancos, tintos e espumantes que integram a linha Luigi Bosca. Fiel à sua tradição, a Família Arizu soube compreender o segredo da videira e do terroir da província de Mendoza, que se vê refletido em cada exemplar de uma coleção atemporal de vinhos nobres, elegantes e com grande tipicidade. Os grandes nomes dessa vinícola são:
  • Alberto Arizu: O responsável pelas fazendas e pela agronomia da vinícola é o neto de Leoncio Arizu, fundador da Luigi Bosca;
  • Juan Sola: Engenheiro agrônomo e diretor técnico agrícola da Luigi Bosca desde 2007;
  • José Irrera: Enólogo responsável pela elaboração da linha Luigi Bosca;
  • Vicente Garzia: Enólogo responsável pela linha de vinhos jovens da vinícola.
O grande lema do produtor é: 
“Um grande vinho só pode ter origem em um terroir excepcional, e ele deve expressar da forma mais pura todas as virtudes naturais encapsuladas nas uvas”

E posso afirmar... que essa perfeição na produção dos grandes vinhos da Bodega, se refletiram no Jantar Harmonizado.

Vamos aos Vinhos???

Nesse post, vou estar trazendo os meus comentários sobre cada um dos vinhos da noite. E no final... a responderei a pergunta que me fizera: "Icono ou Los Nobles?"

Logo que você ao chegasse, e enquanto aguardava o inicio da apresentação, era recebido com uma taça do espumante Luigi Bosca Brut Nature. Feito de Chardonnay 60%, Pinot Noir 40%. Elaborado pelo Método Tradicional ou Champenoise (segunda fermentação durante 18 meses). 


Um espumante de cor dourado claro, com fina perlagem  e boa persistem na boca. Aromas frescos de maçã verde e pêssego. Apresenta notas de levedura e tostado. Um excelente espumante para dias quentes.




Iniciado a apresentação... fomos ao nosso primeiro vinho: Luigi Bosca Riesling Las Compuertas 2014. Um varieltal de cor amarela brilhante com toques esverdeados. Possui aromas florais, casca de limão. Em boca possui boa acidez, toque mineral. Harmonizou muito bem com  as Bruschettas, pois a acidez do vinho vai muito bem com acidez do tomate.




Após servido a entrada, fomos ao primeiro prato: Penne a Jangadeiro que harmonizou com o vinho Luigi Bosca Grand Pinot Noir 2013. De cor rubi com toques violáceos, possui aromas de frutas vermelhas e geleia. No paladar é mais estruturado que a maioria dos pinot noir. Com sua boa acidez, harmonizou perfeitamente com o prato, pois o molho de tomate combinou com a acidez do vinho. E como o pinot noir não é um vinho tanico, seus taninos não agrediram o camarão do penne. Formando assim uma harmonização perfeita.




Terminando o primeiro prato, foi servido o vinho Luigi Bosca Gala 2 Cabernet Sauvignon Franc Merlot 2012. O meu preferido até esse momento da degustação. A linha Gala é uma coleção de luxo da Luigi Bosca. O Gala 2 é um blend de Cabernet Sauvignon 85%, Cabernet Franc 8%, Merlot 7%. Passou por barricas novas de carvalho durante 14 meses. Apresenta boa estrutura, equilíbrio e elegância. Muito aromático lembrando frutos negros, como a groselha e amora e notas de especiarias. Maravilhoso!!! 



Agora... partimos para a segunda harmonização: Luigi Bosca Malbec Terroir 2012 e Risoto de Filé com Funghi e Rúcula. A harmonização foi perfeita! Pois o vinho é de boa estrutura assim como o risoto. O vinho possui cor violeta intensa, aromas a frutas negras, amoras e especiarias. Seu paladar é intenso, com grande volume e muito frutado e aveluado.




Ao terminar a harmonização... Fizemos algo inusitado: Colocamos os dois TOP's da Argentina para brigar na taça (servimos os dois ao mesmo tempo), onde cada um iria decidir qual o seu preferido. Não é todo dia que se tem na taça um vinho maravilhoso como esses... imagina...



Luigi Bosca Finca Los Nobles Malbec Verdot 2008: Elaborado de vinha de mais de noventa anos da fazenda de Luján de Cuyo. Um blend diferente e maravilhoso!!! Digo isso porque o corte foi feito na própria vinha, onde as variedades nasceram e se misturaram... o vinho é envelhecido em barricas novas de carvalho francês entre 18 e 20 meses. Potencial de guarda de 20 anos!


Na taça, uma cor violeta intensa, aromas intensos e elegantes de frutos pretos, ameixas maduras, cassis e amoras. Na boca é frutado, com notas de especiarias. Apresenta uma grande estrutura e corpo. Seus taninos maduros e aveludado. Para mim o vinho da noite!!! Adorei!!! Sensacional!!!

Luigi Bosca Icono 2008, um vinho diferenciado, o vinho TOP da Argentina. um corte de Cabernet Sauvignon 52%, Malbec 48%. Envelhecimento em barricas: 18 meses de criação em barricas. (Primeiro cada variedade é estacionada por separado em barricas novas de carvalho dos bosques de Allier durante seis meses. Uma vez feito o corte, é envelhecido durante outros 12 meses em barricas novas de carvalho francês).

Sua cor vermelha granada com reflexos violeta. Aromas de frutos pretos, apresenta um delicado buquê de violetas. Na boca se afirmam os frutos pretos e um toque a especiarias. Aprensta uma grande estrutura e corpo. Seus taninos firmes e maduros. Simplesmente maravilhoso.


Respondendo a Pergunta: Qual o meu favorito??? Apesar de ambos serem da mesma safra, preferi o Los Nobles, pois ainda acho que o Icono deve envelhecer mais uns anos para alcançar o seu auge!!! Lembrando que TODOS os vinhos servidos foram sensacionais. Afinal Luigi Bosca é Luigi Bosca!


Agora... Que tal curtimos algumas fotos dessa noite maravilhosa?


Na foto, Eu, José Filho (Decanter) e Nadson Sato (Decanter). 



Na foto, amigos que aproveitaram essa noite maravilhosa:



Para Fechar... eu e minha eterna amada:




Para ver todas as fotos, acesse o nosso Álbum do Facebook:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1599725036929004.1073741842.1405449896356520&type=3