terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Pessoal!!!
Esse Post é uma tradução não oficial do texto disponível na The Wine Advocate, falando sobre como são dadas as notas para os vinhos pontuados pelo maior crítico de Vinhos do Mundo - RP.

Conheça o Famoso Sistema de Notas para Vinhos do Robert Parker


Sistema de classificação de Robert Parker utiliza uma escala de qualidade 50 a 100 pontos (Parker Points®). Segundo Parker: É minha convicção que os vários sistemas de notação ponto não oferecem flexibilidade suficiente e muitas vezes resultam em avaliações do vinho compactados e inflados. 

The Wine Advocate lança um olhar duro, muito crítico em vinho, onde eu preferido a subestimar a qualidade do vinho do que a superestimá-la. Os ratings numéricos são utilizados apenas para reforçar e complementar as notas de prova, que são meus principais meios de comunicação com você.

96-100:
Um vinho extraordinário de caráter profundo e complexo exibindo todos os atributos esperados de um vinho clássico de sua variedade. Vinhos deste calibre são dignos de um esforço especial para encontrar, comprar e consumir.

90-95:
Um excelente vinho de complexidade excepcional e caráter. Em suma, estes são excelentes vinhos.

80-89:
A média pouco acima de vinho muito bom exibição de vários graus de requinte e sabor, bem como personagem sem falhas visíveis.

70-79:
Um vinho média com pouca distinção exceto que ele é um feito tranquilamente. Em essência, um simples, vinho correto/sincero.

60-69:
Um vinho média abaixo com deficiências visíveis, como a acidez excessiva e / ou tanino, uma ausência de sabor, ou aromas possivelmente sujos ou sabores.

50-59:
Um vinho considerada inaceitável!


OBS: Pontuações entre parênteses indicam que o vinho foi provado de barril.

Notas de Prova e Classificações


Quando possível todas as minhas provas são feitas em "peer-grup", as condições de "single-blind" (o que significa que os mesmos tipos de vinhos são provados uns contra os outros e os nomes dos produtores não são conhecidos).

Há exceções a essa política com relação a (1) todas as degustações barril, (2) todas as degustações de denominação específicos em que pelo menos 25 das melhores propriedades não vai enviar amostras para degustação do grupo e (3) para todos os vinhos de R $ 25. 

Os ratings refletem um olhar crítico e independente com os vinhos. Nem preço nem a reputação do produtor / agricultor afetar a classificação de qualquer maneira. Ao passar três meses de cada ano degustação nas vinhas. Durante os outros nove meses do ano, seis e, às vezes, semanas de trabalho de sete dias são dedicados exclusivamente à degustação e escrita. 

Eu não costumo participar "wine judgings"ou degustações de vinho de comércio, por muitas razões, mas a principal delas estes são os seguintes: (1) Eu prefiro a gosto de uma garrafa inteira de vinho, (2) Acho que é essencial ter a dimensão adequada e limpa profissional degustação, (3) a temperatura do vinho deve ser correta, e (4) eu prefiro para determinar o tempo previsto para o número de vinhos de ser criticado.

A avaliação numeral dada é um guia para o que eu penso de vinho a vinho. Acima de 85 são muito bom a excelente, e qualquer vinho classificado 90 ou acima será excelente para o seu tipo particular. 

Enquanto alguns têm sugerido que a pontuação não é bem adequado para uma bebida que foi romanticamente exaltada por séculos, o vinho não é diferente de qualquer produto de consumo. Existem normas específicas de qualidade que os profissionais do vinho reconhecem, e há vinhos de referência contra o qual outros também o podem julgar. 

Eu não conheço ninguém com três ou quatro taças diferentes de vinho na frente, independentemente de quão bom ou ruim os vinhos pode ser, que não pode dizer: "Eu prefiro este àquele." Pontuação vinhos é simplesmente tomar a opinião de um profissional e aplicar de algum tipo de sistema numérico de forma consistente. O Scoring permite a comunicação rápida de informações a um perito, quanto um novato.

A pontuação dada para um vinho específico reflecte a qualidade do vinho no seu melhor. Costumo dizer às pessoas que avaliam um vinho e atribuem uma pontuação para uma bebida que vai mudar e evoluir em muitos casos, por até 10 anos ou mais, isso é semelhante a tirar uma fotografia de um corredor de maratona. Muito pode ser verificada, mas, como uma imagem de um objeto em movimento, o vinho também vai evoluir e mudar. Vinhos de garrafas obviamente mal tampadas ou defeituosos, uma vez que um vinho de uma única má garrafa não indica um lote totalmente estragado. Muitos dos vinhos revisados foram provados muitas vezes, e a pontuação representa uma média acumulada do desempenho do vinho na degustação até à data. Scores, no entanto, não revelam os fatos importantes sobre um vinho. O comentário escrito que acompanha os ratings é a melhor fonte de informações sobre estilo e personalidade do vinho, a sua qualidade relativa de vinho a vinho, e seu valor e potencial de envelhecimento do que qualquer pontuação poderia indicar.

Aqui, então, é um guia geral para interpretar as classificações numéricas:


90-100 é equivalente a um A e só é dado para um esforço excepcional ou especial. Vinhos nesta categoria são o melhor produzido do seu tipo. Há uma grande diferença entre um 90 e 99, mas ambos são melhores marcas. Como você pode notar através do texto, há poucos vinhos que realmente tornam-se nesta categoria superior, porque não há muitos grandes vinhos.

80-89 é equivalente a um B na escola e tal vinho, particularmente na gama de 85-89, é muito, muito bom; muitos dos vinhos que se enquadram nessa faixa de freqüência são grandes valores também. Eu tenho muitos desses vinhos em minha coleção pessoal.

70-79 representa um C, ou a marca média, mas, obviamente, 79 é uma pontuação muito mais desejável do que 70. Os vinhos que recebem pontuações entre 75 e 79 são geralmente agradáveis, vinhos simples que não possuem complexidade, personagem ou profundidade.

Abaixo de 70 é um D ou F, dependendo de onde você foi para a escola. Para o vinho, é um sinal de um produto desequilibrado, falho, ou terrivelmente maçante ou diluída que será de pouco interesse para o consumidor exigente.

Em termos de atribuição de pontos, o meu sistema de pontuação dá cada vinho uma base de 50 pontos. Geral de cor e aparência mérito do vinho até 5 pontos. Como a maioria dos vinhos de hoje são bem feitos, graças à tecnologia moderna e o aumento do uso de enólogos profissionais, eles tendem a receber pelo menos 4, muitas vezes 5 pontos. O aroma e bouquet mérito até 15 pontos, dependendo do nível de intensidade e dimensão do aroma e bouquet, bem como a limpeza do vinho. O sabor e terminar mérito até 20 pontos, e novamente, a intensidade de sabor, equilíbrio, limpeza e profundidade e comprimento no paladar são considerações importantes ao fornecer pontos. Finalmente, o nível de qualidade geral ou potencial para uma maior evolução, envelhecimento e melhoria de até 10 pontos.

Pontuações são importantes para o leitor avaliar a colocação qualitativa global de um crítico profissional de um vinho. No entanto, também é vital para considerar a descrição do vinho do estilo, personalidade e potencial. 

No sistema de pontuação é perfeito, mas um sistema que permita uma flexibilidade na pontuação, se aplicado pelo mesmo provador sem prejuízo, pode quantificar diferentes níveis de qualidade do vinho e proporcionar ao leitor o julgamento de um profissional. No entanto, nunca pode haver qualquer substituto para o seu próprio paladar nem qualquer educação melhor do que provar o vinho sozinho.