domingo, 22 de fevereiro de 2015

Pessoal!!!
Uma das poucas garrafas Château Montelena Chardonay 1973 foi leiloada por 11.325 doláres. Esse foi o vinho que colocou a Califórnia no mapa do mundo do vinho, pois esse chardonnay foi capaz de superar diversos brancos franceses, inclusive de Borgonha! Confira:

Leiloado! Chateau Montelena: o Chardonnay Californiano que Foi Destaque no Julgamento de Paris



Pessoal!!! Quem já ouviu falar no famoso Julgamento de Paris???
Certamente, foi uma das principais degustações já ocorridas no mundo. Foi ela que deu ao Novo Mundo o reconhecimento internacional na produção de vinhos.

A degustação às cegas foi organizada em 24 de maio de 1976 na capital francesa pelo famoso crítico inglês Steven Spurrier que deu fama e reconhecimento internacional aos tintos e brancos da Califórnia.  

Na degustação, os tintos e brancos americanos, elaborados respectivamente com as castas Cabernet Sauvignon e Chardonnay, bateram os melhores Bordeaux tintos (em geral um blend de Cabernet Sauvignon e Merlot e, às vezes, algum Cabernet Franc) e os melhores Borgonhas brancos (feitos apenas de Chardonnay). Foi a primeira vez que os países do Novo Mundo podiam fazer vinhos tão bons ou melhores do que os franceses, os reis do Velho Mundo.

Recentemente... uma das poucas garrafas Chardonay 1973, da antiga adega do Château Montelena, foi leiloada por 11.325 doláres. Esse foi o vinho que colocou a Califórnia no mapa do mundo do vinho, pois esse chardonnay foi capaz de superar diversos brancos franceses, inclusive de Borgonha!

O comprador, o engenheiro de softwares britânico: Jason Corcoran, disse que a garrafa irá completar a sua coleção com todos os 20 vinhos que fizeram parte do Julgamento de Paris. Ele ainda não tem planos de beber o vinho, e afirma: "em um mundo ideal, eu teria dois Château Montelena, um para guardar e outro para beber"...