segunda-feira, 15 de junho de 2015

Pessoal!!!
É com muita Alegria que convido o jornalista Orestes de Andrade Jr, do Pautas de Guarda,  para a minha coluna de PARTICIPAÇÃO ESPECIAL, onde alguém de um blog, revista, site e etc... vai estar mostrando aos leitores, um pouco do seu trabalho. Desde já agradeço a participação dele. 

Confira o post... e até mais uma PARTICIPAÇÃO ESPECIAL. Obrigado!

Road Show da ViniPortugal Chega a Cinco Capitais Brasileiras


Degustação gratuita com a presença de produtores vindos de Portugal passará por Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS)

Toda a diversidade dos vinhos portugueses estará à prova em cinco capitais brasileiras. Promovido pela ViniPortugal, o Road Show – Grande Degustação dos Vinhos de Portugal 2015 será realizado em Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). 

O roteiro começa pela capital mineira no dia 22 no Hotel Mercure Lourdes, das 16h às 22h. A comitiva segue para a capital capixaba nos dias 24 e 25 de junho, dentro da Feira Expovinhos, que ocorrerá das 18h às 23h no Centro de Convenções de Vitória. Depois, no dia 26 de junho, no Hotel Radisson, Curitiba receberá 13 produtores que trarão 83 rótulos das principais regiões produtoras de vinhos em Portugal. O tour segue no dia 29 de junho, no Hotel Majestic Palace, em Florianópolis, com 18 produtores e 120 rótulos. A última parada será na capital gaúcha, no dia 1º de julho, no Hotel Radisson, com a participação de 14 produtores e 86 vinhos.

A prova em todas as cidades (com exceção de Vitória) começa às 16h para profissionais. A partir das 20h, o evento é aberto para consumidores. Palestras técnicas harmonizadas com iguarias típicas de cada região serão realizadas em todas as cidades. 

Em Porto Alegre o convidado é o jornalista e sommelier Irineu Guarnier Filho, que falará das 18h às 19h para profissionais do setor, com vagas limitadas (30). Na capital catarinense, o jornalista e críticos de vinhos João Lombardo conduzirá a palestra-degustação das 16h às 17h, mesmo horário de Curitiba, com a apresentação do jornalista e crítico de vinhos Guilherme Rodrigues. Márcio Oliveira ministrará a masterclass na capital mineira.

Primeiro no ranking dos países europeus que mais vendem vinhos aos consumidores brasileiros, Portugal se caracteriza por elaborar rótulos diferenciados e únicos. “Nossas castas autóctones, únicas e exclusivas, são um grande atrativo para quem aprecia bons vinhos”, afirma o diretor de marketing da ViniPortugal, Nuno Vale.

Com mais de 250 castas autóctones identificadas, a promoção dos Vinhos de Portugal concentra a sua divulgação em 10 uvas que se constituem nas bandeiras dos rótulos portugueses pelo mundo: entre as tintas, Touriga Nacional, Aragonez/Tinta Roriz, Touriga Franca, Trincadeira/Tinta Amarela, Castelão e Baga; e as brancas Alvarinho, Arinto, Fernão Pires/Maria Gomes e Encruzado.

Aposta na afinidade:

Primeiro no ranking dos países europeus que mais vendem vinhos aos consumidores brasileiros, Portugal se caracteriza por elaborar rótulos diferenciados e únicos. “Nossas castas autóctones exclusivas são um grande atrativo para quem aprecia bons vinhos e procura vinhos singulares”, afirma o diretor de marketing da ViniPortugal, Nuno Vale, acrescentando que os vinhos portugueses estão hoje no nível do que de melhor se faz no mundo. “Faz tempo que os consumidores brasileiros apreciam a qualidade e a diversidades dos vinhos portugueses”, salienta. Segundo ele, a afinidade cultural e histórica dos brasileiros com os portugueses são também elementos que fazem a ViniPortugal seguir apostando estrategicamente no país para os próximos anos.

A prova de vinhos contará com a presença de produtores vindos diretamente de Portugal e seus rótulos brancos, tintos, rosés, espumantes e vinhos do Porto. Além de Florianópolis, mais quatro cidades receberão os produtores portugueses – Belo Horizonte (MG), Vitória (ES, na feira Expovinhos), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

As inscrições são gratuitas, porém é obrigatório preencher os formulários abaixo:

Porto Alegre

Florianópolis

Curitiba

Dúvidas podem ser respondidas pelo e-mail viniportugal@exponor.com.br. A confirmação da inscrição será informada por e-mail.

Saiba mais:

A ViniPortugal  considera o Brasil um mercado estratégico e prioritário de exportação dos vinhos portugueses, que nos últimos anos alcançaram um posicionamento premium nas gôndolas nacionais.



Com 19 anos de atuação, a ViniPortugal é uma associação interprofissional, de natureza privada e sem fins lucrativos, criada com o objetivo de promover os vinhos de Portugal em todo o mundo. A missão da entidade é promover a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos de excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal”/Wines of Portugal”, e contribuir para o crescimento sustentável do volume e do preço médio dos rótulos portugueses.

A ViniPortugal é formada por oito associações profissionais representativas do comércio (ACIBEV, ANCEVE e AND), produção (CAP, FENADEGAS, FENAVI e FEVIPOR), e das regiões demarcadas (ANDOVI).

A ViniPortugal atua em 11 mercados internacionais estratégicos. No ano passado, investiu 7 milhões de euros na promoção dos Vinhos de Portugal, perto de 1 milhão de euros no Brasil. Da produção de vinhos, 46% é exportada por Portugal, o que confere o 9º lugar no ranking de exportadores de vinhos no mundo em valor com 2.8% de quota de mercado.


Por:
Orestes de Andrade Jr.

Sobre o Pautas de Guarda e seu Autor Orestes de Andrade Jr:



Sou jornalista, pai do Pietro, colorado, marido da Elisângela Hesse e apreciador de vinhos, não necessariamente nessa ordem. Este blog foi criado para registrar matérias que merecem ser guardadas. São pautas de guarda, tão em desuso na imprensa atual, mais interessada em definir espaços (minúsculos) do que trazer boas histórias. Aqui, não vou me preocupar em postar textos pequenos, fáceis ao leitor da internet. Acho que ainda há interessados em pautas de guarda, assim como há quem goste de vinhos de guarda. Minha sugestão é simples "imprima e leia no banheiro". Se não gostar, o destino estará perto.