domingo, 14 de junho de 2015

Pessoal!!!
Dia 25 de Abril participei do curso da WSET realizado em Brasília na Enoteca Decanter. Nesse post eu vou contar o que achei do curso, o que aprendi de legal, como é a prova, se os vinhos provados são bons e etc... E responderei a pergunta que todos querem saber: Vale a pena fazer o Wine & Spirit 1??? Confira:

O curso é indicado para quem já trabalha ou pretende trabalhar no setor de vinhos e destilados e para o consumidor entusiasta. 

Eu fiz o Wine & Spirit Education Trust 1. Veja como foi!

Por Dentro do WSET 1 by Ayrton Gissoni




Sobre a The Wine School e a Wine & Spirit Trust:

Conhecida como pioneira no Brasil e na América do Sul, a The Wine School oferece no mês de abril em Brasília o curso WSET Nível 1 para vinhos. Conhecido por ser um dos cursos mais completos do país, ele traz todo o conhecimento da famosa escola inglesa Wine & Spirit Education Trust – WSET, que oferece educação em vinhos e destilados de qualidade superior, com certificados e qualificações reconhecidos globalmente.

Em quase 10 anos de atividade, a The Wine School  já formou mais de oito mil alunos em diferentes programas e cursos nas principais capitais do Brasil e de outros países com Chile, Colômbia e Peru. Em 2012, a escola foi nomeada pela empresa Riedel como uma das 10 melhores escolas de vinho do mundo pelo número de alunos que obtiveram altas qualificações nas avaliações WSET.

Vale lembrar que esse não é um curso de vinhos qualquer. Além de ser bem completo o aluno é avaliado no final de cada nível, e a prova é corrigida em Londres, por grandes mestres. O resultado de aprovação ou não é enviado a The Wine School, que repassa aos alunos. Seguindo até os últimos estágios, com dedicação, o aluno pode se candidatar ao  "Master of Wine", o título mais respeitado no mundo dos vinhos.

O WSET é um curso com mais de 40 anos de experiência mundial, desenvolvendo e ministrando programas educativos no segmento de vinhos, licores e destilados. É uma entidade sem fins lucrativos e a única reconhecida pelo governo britânico para administrar cursos com certificação oficial para pessoas interessadas em trabalhar nessa indústria.

O curso foi ministrado pelo fundador e diretor da The Wine School, Eugênio Echeverria, que com sua extensa experiência no setor de vinhos é, na atualidade, referência para ministrar cursos WSET no Brasil, Chile, Colômbia e Peru. 

O professor Eugênio tem diversas certificação internacionais, dentre elas, a 'International Higher Certificate in Wines & Spirit" e "Advance Level in Wines & Spirit" pela Wine & Spirit Education Trust, além de "Educador del Vino de Jerez" pelo Conselho Regulador de Jerez. 


Minha Opinião Sobre o Curso Wine & Spirit 1:

Sem dúvida um curso fantástico! Um curso que indico a todos os amantes de vinhos e principalmente aqueles que desejam seguir uma carreira na área de vinhos.

Para mim o curso tem 3 grandes diferenciais que vou estar comentando ao longo desse post, são eles:

  1. A experiência vivida no curso: que são as atividades que a gente fez e também a troca de experiências entre o professor e os alunos. As atividades vou comentar mais a frente; já a experiência trocada entre os alunos faz com que cada curso seja um curso diferente, único! Pois a turma é diferente, cada aluno viveu uma história relacionada ao vinho diferente e provou vinhos diferentes e essa troca de informações e experiências NÃO TEM PREÇO!
  2. A organização e didática. O professor é sensacional! Sabe muiiito de vinho e harmonizações, viajou muito, provou muitos vinhos diferentes, tem muita experiência e claro: DIDÁTICA!!! Ele é super organizado!!! Ai posso falar, pois também sou professor. O cara é feraaaa!!! A aula dura o dia todo e ao sair ficamos com um gostinho de querendo mais... acabou rápido, foi muito divertido! 
  3. Os vinhos: Já ouvi de muita gente que fez um curso qualquer e não gostou dos vinhos... ou nunca tinha provado vinhos e foi fazer um curso e saiu dizendo que não gostava dos vinhos... No WSET, não se preocupe com a qualidade dos vinhos servidos. Os vinhos todos são muito bons e ótimos e são vinhos que além de tudo mostram características de cada lição dada na apostila. 

O único probleminha do curso é: 1 dia e tem prova no final do dia! A prova não é fácil!!! Se você nunca provou vinho na sua vida, não faça!!! Se você já tem um tempo de taça e quer aprender e conhecer mais sobre vinhos, faça o curso que você vai adorar!!! Mas, antes da prova, estude em casa toda a apostila.

Enfim, adorei o curso e farei os próximos com certeza! A experiência foi maravilhosa. Parabéns ao professor que comandou uma turma de primeira! Aprendi muito!!!


O que Aprendi de Legal?

Não vou falar tudo que é passado no curso, até porque perde a graça para quem for fazer, mas pude aprender umas coisas bem legais! Algumas dúvidas como essas são respondidas no curso. Vamos lá:
  • Você sabia que ao todo são 1368 variedades da uva Vitis vinifera?
  • Você sabia que o mapa da origem da viticultura tem haver com o provável local de parada da arca de Noé?
  • Você sabia que o vinho é nada mais nada menos que a fermentação alcoólica da uva? E que a açúcar + as leveduras resultam em álcool e dióxido de carbono?
  • Você sabia que existem 3 estilos de vinhos? Os Tranquilos, os Espumantes e os Fortificados?
  • Você sabia que o "terroir" faz os vinhos serem diferentes?
  • Você sabia que a uva Chardonnay apresenta características de frutas cítricas e tropicais, enquanto a Sauvignon Blanc apresenta mais frutas verdes, herbáceos e cítricos?
  • Você sabia que a uva Cabernet Sauvignon tem muita estrutura e características de frutas negras, enquanto a Pinot Noir é leve e apresenta frutas vermelhas e cereja?
  • Você sabia que para provar um vinho se deve observar, cheirar e degustar?

Além disso, vimos dicas de como comprar, armazenar os vinhos, como abrir a garrafa, como consumir o vinho com responsabilidade social e claro, como harmonizar o vinho e os pratos (foco do curso).

Aqui vale uma pausa para explicar uma coisa muito interessante, mas um pouco preocupante, se trata de como abrir uma garrafa de espumante. Mas o que tem de preocupante nisso??? Simplesmente a garrafa tem 6 vezes a pressão contida em um pneu de carro. Deve se tomar cuidado ao abrir!!! A WSET condena a sabragem (cortar o gargalo da garrafa com o sabre), pois é perigoso e a garrafa pode explodir e acertar os cacos em alguém.

Experiências:

Agora vou falar as 3 experiência que mais gostei no curso. 

A primeira foi a famosa degustação da uva. Fomos servidos com duas uvas tintas, onde a primeira uva foi degustada em partes e a segunda inteira.

Experimentamos  a casca da uva e o talo e vimos que o talo seca a boca, isso é a presença de taninos. Provamos também as sementes e notamos que ela amarga a boca, pois na semente temos óleos amargos. Por ultimo provamos a polpa da uva que é onde se encontra os açúcares e ácidos (frescor). Posteriormente, provamos a outra uva inteira (sem o talo) e tentamos descrever o que sentíamos. Faça a experiência em casa!!!


A segunda experiência: Harmonização. Para mim foi a melhor parte do curso, funcionava assim: Provamos 5 tipos de vinho com 5 tipos de pratos (mini porções), verificamos em cada harmonização o que ia bem e o que causava conflito. Para isso pontuamos cada harmonização de 1 a 5 (1 para a melhor e 5 para a pior).

O prato a ser provado vinha com 5 pedacinhos de: Maçã Verde, Parmesão, Salmão Defumado, Nachos e Chocolate. Provamos o primeiro vinho com cada um desses ingredientes dando uma nota (1 a 5), depois provamos o segundo vinho... até chegar no quinto.



Sensacional a experiencia!!! Muito bacana! Pude ver que:
  1. O Sauvignon Blanc da Nova Zeilandia harmonizou muito bem com a maçã, pois os dois tem boa acidez e notas verdes. Porém, ele conflitou com o chocolate, pois o doce do chocolate matou a acidez do vinho e vice-versa;
  2. O Chardonnay Uruguaio foi muito bem com o salmão, dada a estrutura desse vinho branco e o defumado do salmão. Porém também não deu certo com o chocolate e nem com os nachos que sufocaram o vinho (muita especiaria);
  3. O Pinot Noir ficou maravilhoso com o parmesão e depois com o salmão, pois é um vinho leve e de boa acidez. Porém ele não se deu bem com o chocolate e nem com a maçã verde;
  4. O Shiraz combinou com o parmesão e também com os nachos, pois o Shiraz é marcado por ter boa estrutura e notas de especiarias.  Porém ele também não se deu bem com o chocolate e nem com a maçã verde;
  5. O Porto, harmonizou maravilhosamente com o chocolate e o parmesão, mas com os outros... 
Abaixo o meu quadro preenchido com as notas das degustações:


A terceira experiência foi: Descrever 3 vinhos! Foram servidos 3 vinhos e a gente tinha que provar, escrever suas características de  cor, estado, doçura, corpo, sabor, aromas e etc... e ainda dizer qual seria o provável vinho.

O primeiro servido cor rubi escuro, médio corpo, aromas de frutas negras e notas de madeira. Boa acidez. Era um Merlot brasileiro.

O segundo vinho, possui cor púrpura, aromas de frutas negras maduras. Em boca era encorpado e de taninos doces. Logo adivinhei: Malbec Argentino.

O terceiro vinho possuía cor rubi escuro médio corpo, aromas bem herbáceos de pimentão verde. Fácil de saber qual é, a Carmenère Chilena.


Sobre os vinhos:

O que todos queriam saber, vou ao WSET 1, além de aprender quero provar bons vinhos, será que temos bons vinhos???

A resposta é SIM. Os vinhos do WSET são muito bons, a maioria da importadora Decanter. Provei alguns que adorei como o rosé Claudeval, o Shiraz Lehmann e o Espumante Lírica que valem a pena conhecer!!!

Sobre a Prova:

Então... a parte mais complicada...
Para tirar a certificação da WSET 1, você deve atingir um rendimento de 70%, ou seja, acertar 21 questões das 30 existentes na prova. Como é a prova? A prova é de marcar um x (posteriormente será transferida a resposta oficial para o gabarito).

A prova tem questões fáceis (umas 10), como por exemplo: Qual taça é para servir espumante? Que o vinho do porto é que estilo de vinho?

Porém temos questões mediana (umas 10), como por exemplo: Qual a característica do vinho Sancerre?/ ou Chablis? A uva XXX tem como característica: YYYY.

E as questões que considero difíceis são as que envolvem harmonização, pois precisa ter vivência para responde-las (não adianta só estudar). Exemplo: Qual vinho combina melhor com a comida típica feijoada? E umas 3 questões sobre o componente umami (tenho certeza que errei essas) da apostila.

Conselhos para a prova:
  • Leia a apostila e pelo menos um livro básico sobre vinhos;
  • Experimente algumas harmonizações;
  • Deguste muitos vinhos;
  • Prove os principais vinhos mencionados na apostila.

FOTOS:

Quer ver todas as fotos do curso? 
Na foto eu e o excelente professor Eugênio Echeverria.


Na foto, meu certificado WSET nível 1, fui aprovado com 90 pontos!!!


Clique aqui e saiba mais.