domingo, 13 de setembro de 2015

Pessoal!!!
Participei de uma degustação dos vinhos da Marques de Casa Concha y Toro no restaurante Dom Francisco (Brasília- ASBAC), que recebeu o enológo Marcelo Papa que apresentou ao mercado brasileiro as mudanças na forma de produção do vinho Marques de Casa Concha– linha Super Premium da vinícola. Confira como foi a degustação:

Desde já agradeço o convite feito pelo sommelier Leonildo Santana e o Chef Francisco Ansiliero. Parabéns pelo jantar harmonizado feito com os vinhos da Marques de Casa Concha.

Não cheguei a participar de todo o jantar harmonizado, pois estava na correria com a entrevista com o Chef Francisco Ansiliero. Mas passei rapidamente para conversar com o enólogo e provar rapidamente os vinhos da linha. 

Degustação dos Rótulos da Marques de Casa Concha no Dom Francisco com a Presença do Enólogo

Enólogo Marcelo Papa - foto de Crisitiano Costa

Pessoal!!!
O enológo Marcelo Papa, da Concha y Toro, veio ao Brasil e falou sobre mudanças na produção da linha Marques de Casa Concha. Ele é o responsável  por uma das mais famosas e tradicionais linhas de vinho do Chile, Marques de Casa Concha.

Com uma agenda de cinco dias no país, o especialista chileno participou de um roteiro de palestras, nas cidades de São Paulo, Sorocaba, Salvador, e Distrito Federal. O objetivo da visita foi apresentar ao mercado brasileiro mudanças na forma de produção do vinho Marques de Casa Concha – linha Super Premium da vinícola. 

O especialista explicou e mostrou aos clientes, parceiros e consumidores como pretende conferir aos rótulos propriedades mais próximas da uva e origem dos vinhedos, com influências desse terroir. 

Papa propõe oferecer vinhos com características mais frutadas, diferente dos rótulos com uma maior influência da madeira, sempre considerado de alta qualidade. "Finalmente, temos como resultado vinhos mais agradáveis ao paladar, com menos álcool, baixando um pouco a quantidade de madeira", afirma.

Na foto, eu acompanhando o serviço da degustação da linha Marques de Casa Concha, com o enólogo Papa e o renomado sommelier Leonildo Santana

Sobre o Enólogo - Papa do vinho:

Há 16 anos responsável por uma das mais famosas e tradicionais linhas de vinho do Chile, Papa possui forte influência no ressurgimento da marca, embora tenha conservado sempre o seu estilo e produzido vinhos modernos e marcantes, abrindo as portas do segmento premium para a indústria vinícola do Chile.

Os numerosos prêmios nacionais e internacionais que seus vinhos têm recebido, superando sempre a barreira dos 90 pontos em todos os produtos da linha, refletem o seu excelente trabalho enológico.

Na foto, a linha Marques de Casa Concha servida na Degustação

Sobre Marques de Casa Concha:

A marca, uma das maiores em seu segmento, foi lançada em 1976 com a variedade Cabernet Sauvignon – colheita 1972 – do reconhecido vinhedo de Puente Alto, situando imediatamente o Marques de Casa Concha como o emblema da Vinícola Concha y Toro naquela época. 

Em 1989, foi incorporado um Chardonnay do vinhedo Santa Isabel, de Pirque, seguido um ano depois por um Merlot do vinhedo de Peumo. Durante os anos 1990, o uso de técnicas mais avançadas no trabalho agrícola e enológico aumentou a qualidade do Marques de Casa Concha, transformando-o em um vinho reconhecido mundialmente. 

Como parte da constante procura pela inovação e vanguarda, a Concha y Toro decidiu incorporar a variedade Syrah à linha Marques de Casa Concha em 2005, proveniente do vinhedo Quinta de Maipo. Em 2008, foi incorporada a variedade Carmenère, proveniente do vinhedo de Peumo. Isto foi possível após um exaustivo trabalho de anos de pesquisa e trabalho desenvolvido pela Concha y Toro. As últimas uvas a entrarem na linha foram a Pinot Noir e, posteriormente, a cepa Sauvignon Blanc, completando sete variedades no portfólio da marca.


Sobre a Degustação:

A degustação o dos vinhos ocorreu no restaurante Dom Francisco, em Brasília, na ASBAC. O Chef Francisco Ansiliero criou um menu especial para acompanhar os vinhos servidos pelo enólogo.

Como eu disse, não cheguei a participar de todo o jantar harmonizado, mas conversei com o enólogo e provei rapidamente os vinhos da linha. Vamos aos meus comentários dos três vinhos que mais gostei (lembrando que todos os vinhos são CHILENOS):

O que eu mais gostei foi o Marques de Casa Concha Chardonnay 2013. Esse vinho passou por 11 meses em barricas de carvalho francês. 


Cor amarelo palha claro. Aromas de frutas tropicais, notas minerais e leve tostado. Em boca apresenta boa acidez, corpo e mineralidade. Um belo vinho, adorei! Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo Vinho.


O segundo vinho que mais gostei, foi o Marques de Casa Concha Pinot Noir 2013. Esse vinho passou por 14 meses em barricas de carvalho francês. 


Um belo Pinot Noir de cor rubi intenso. Aromas muito agradáveis de cerejas e framboesas. Em boca é frutado, elegante e delicado. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo Vinho.


E o terceiro, foi o Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2013. Esse vinho passou por 14 meses em barricas de carvalho francês. 


Cor rubi intenso com borda violácea. Aromas herbáceos e de frutas negras. Em boca possui muita estrutura e taninos ainda muito firmes. Um ótimo cabernet para quem gosta desse estilo de vinho potente como os próprios cabernets. Recomendo guardá-lo um tempo antes de abrir, para "amaciar" mais seus taninos. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Vinho Muito Bom.


Para fechar, provei um Nhoque de batata mangarito. Feito com a melhor batata brasileira (segundo a Embrapa, a mangarito é a melhor batata brasileira). O Chef Francisco, preparou a receita original da Itália. Uma delícia!!! Resolvi harmonizar com o meu vinho preferido dessa degustação, o Chardonnay, mas vai bem também com um Pinot Noir.