sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pessoal!!!
Hoje vou contar para vocês como foi a degustação da Viña Carmen, que é uma das principais vinícolas do Chile! Mais de 165 anos de história... a primeira vinícola a fazer o carmenére orgânico e agora renovando seus rótulos da linha reserva. Confira:

A degustação foi feita pela importadora Mistral (representante comercial dos vinhos em Brasília) no restaurante Rubaiyat Brasília. A condução da degustação ficou a cargo do enólogo da Carmen: Sebastian Labbe com ajuda de sua equipe. E para harmonizar um belo bife de chorizo. Adorei! Vinhos, comida, ambiente e serviço... tudo perfeito.

Degustação dos vinhos da Viña Carmen no Rubaiyat


Sobre a Viña Carmen:

Viña Carmen é um dos melhores e mais respeitados produtores chilenos, elaborando tintos e brancos que são considerados entre os melhores da América do Sul. Trata-se simplesmente da mais antiga e tradicional vinícola do Chile, fundada em 1850. Indicada simplesmente oito vezes nos últimos dez anos como “Vinícola do Ano” pela Wine&Spirits, ela também foi indicada como a “Value Brand of the Year” (‘marca de melhor relação qualidade/preço do ano’) pela revista. Em todas as faixas de preço, seus vinhos estão indiscutivelmente entre os melhores do país, recebendo inúmeros prêmios e elogios da imprensa especializada. Seu reputado Winemaker’s Reserve Red foi eleito como o “Melhor Blend Tinto do Chile” pela Wine&Spirits e um dos “Melhores Vinhos do Ano” pela revista, com 93 pontos. Seu cultuado Gold Reserve já foi eleito o melhor tinto do Chile em 2003 pelo principal guia de vinhos chileno, o Guía Descorchados, com 94 pontos, e é um dos vinhos chilenos mais bem pontuados pela Wine Spectator, com 92 pontos nas últimas duas safras avaliadas. A revista o indica como um dos “Top Wines” no país.

Com mais de 160 anos, Carmen é a vinha com mais experiência no Chile, que acrescentou a sua grande variedade de vinhedos nas melhores regiões vinícolas, fazer a produção de uma vasta gama de vinhos chilenos premium, além de ser quem promoveu o desenvolvimento de Carmenere no país.

Fundada em 1850, Carmen é a primeira vinícola chilena que tem a seu crédito, entre outras coisas, a redescoberta das vinhas Carmenere em um evento de vinhos de grande importância no mundo que marca um antes e um depois na indústria do vinho nacional e internacional, e se tornou a força motriz por trás do desenvolvimento de Carmenere no Chile.

A equipe de enólogos e viticultores de Carmen tem viajado por todo o Chile procurando os melhores lugares para colher as suas uvas, tornando a análise de solo, clima e temperatura em cada zona. O resultado é que, hoje, com mais de 160 anos de experiência, tem vales nas melhores regiões vinícolas do Chile para cada estirpe, produzindo vinhos premium que conseguem se destacar e expressar o melhor de cada estirpe por terroir e ganharam inúmeras distinções.

Hoje, Carmen está presente em mais de 50 países demonstram a consistência na qualidade, reflectindo o seu compromisso de encontrar as condições perfeitas para vinhos premium.

Os sabores e aromas de cada Carmen vinho convidamos você a embarcar em uma viagem de aprendizagem sem limites. Chile conhecidos vinhos, juntamente com Carmen, à procura de novas experiências e descobrir, através dos sentidos, os melhores terroirs do país.


Sobre os vinhos degustados:

Pessoal!!! 
Provei boa parte da linha da Carmen e posso dizer que todos os vinhos são muito bons / ótimos. Valem o preço pago. Nesse post vou comentar o 3 vinhos que considero destaques da degustação.

O vinho que mais gostei nessa degustação foi o Carmen Gran Reserva Syrah 2012. 

Detalhes sobre o vinho: 90% do vinho foi envelhecido em barricas de carvalho francês e 10% em barricas de carvalho americano. A fermentação maloláctica ocorreu de forma espontânea. Após 10 meses de envelhecimento em barris, o vinho foi engarrafado sem filtragem e depois envelhecido em caves por 6 meses antes de serem liberados para o mercado.


Cor rubi concentrado com borda violácea. Aromas de frutas maduras, cerejas e amoras. Apresenta notas de café e especiarias. Em boca é encorpado, com taninos sedosos e muita fruta e equilíbrio. Gostei demais desse Syrah Chileno!  Super recomendo!!! E custa na faixa de 130reais na Mistral. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo Vinho. 


Um dos destaques da degustação foi o primeiro vinho servido: o Carmen Premier Sauvignon Blanc Reserva 2015.

Detalhes sobre o vinho: As uvas foram escolhidos a dedo de uma seleção das nossas vinhas na área mais fria Casablanca Valley. A combinação de solo, a exposição ao sol, clima e maturidade da uva aumenta a variedade de componentes para a mistura final, produzindo as características distintivas deste Reserva Sauvignon Blanc. O mosto foi maceração a frio sobre as borras por 10 dias a 3-4ºC. A fermentação foi realizada em aço inoxidável, com as temperaturas foram mantidas a 12°C, em média, um processo de fermentação suave e lento. Após a fermentação, o vinho permaneceu em suas borras por 2 meses e, em seguida, foi descubado, misturando delicadamente filtrado e engarrafado.


Cor esverdeado claro. Aromas de maracujá e frutas tropicais. No final da taça (após 1h) o vinho ficou com aroma de limão com mel. Em boca é fresco, elegante e equilibrado. O considerei um destaque, pois foge um pouco do sauvignon blanc tradicional dessa região que é frutas cítricas (mais "verde") e vai mais para o lado frutas tropicais maduras. Adorei! Um branco muito agradável, e tem uma faixa de preço de 90reais. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Vinho Muito Bom. 


Outro destaque é o vinho Carmen Gran Reserva Carmenére 2012.

Detalhes sobre o vinho: As uvas foram cuidadosamente mão selecionados das nossas vinhas localizadas nas colinas de Apalta Colchagua Valley. As uvas foram cuidadosamente seleccionados com a mão antes de moagem, então macerado a frio (4-5° C) durante 7 dias para maximizar a retenção de aromas de frutos primários e extracção da cor. A fermentação alcoólica ocorreu em tanques de inox a 28-29° C por um período total de maceração de 40 dias. O vinho foi envelhecido em barricas de carvalho francês durante 10 meses. Uma vez engarrafado, o vinho foi envelhecido em nossas caves por dois meses adicionais atrás sendo lançado para o mercado.


Cor rubi intenso. Aromas característico, mas sem ter aquele "pimentão verde" exagerado. Por esse motivo coloquei esse vinho como destaque. E curiosamente, perguntando ao enólogo quais vinhos de quais variedades são os mais difíceis / complicados de se elaborar... ele respondeu a pinot noir, pois é uma uva extremamente sensível e que muda de característica mesmo no próprio vinhedo, de videira para videira. E a carmenére, pois é muito difícil colher uma boa carmenére sem ter o toque herbáceo exagerado, pois o cacho de uva da carmenére não amadurece homogeneamente... umas ficam maduras e outras verdes! É preciso um grande controle de qualidade, baixo rendimento no vinhedo e um bom terroir para fazer uma boa carmenére. Por isso o destaque a esse vinho!

Voltando... Aromas característico, mas sem ter aquele "pimentão verde" exagerado, frutas maduras e notas terrosas. Em boca é intenso, concentrado, frutado e persistente. Quem gosta dessa uva, deve provar esse vinho. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Vinho Muito Bom. 


Fotos:

E agora, que tal curtirmos umas fotos bem bacanas???
Na foto o maravilhoso bife de chorizo que harmonizou com o meu preferido da noite, o Gran Reserva Syrah:


Na foto, os organizadores da degustação, o enólogo Sebastian Labbe e um grupo de jornalistas na área de enogastrônomia:


Para ver todas as fotos, clique aqui!