segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Pessoal!!!
O Clube IVV têm o prazer de anunciar pela primeira vez em Brasília a presença da sommelier brasileira mais reconhecida internacionalmente: Daniela Bravin, que juntamente com nosso sommelier, Eduardo Nobre, realizaram dois cursos na Adega Almeida nos dias 05 e 06 de outubro de 2015.

Pude participar do segundo dia de curso, dia 06, e achei super bacana a dinâmica estipulada pela Daniela. Não foi uma "aula sobre vinhos" foi um bate papo com troca de experiências entres os participantes do curso. Ao final, nossos sommeliers organizaram uma brincadeira bastante divertida relacionada a harmonização. Tudo isso com ótimos vinhos do Clube IVV em um espaço pra show de bola que foi a Adega Almeida. Confira:

Local: A Adega Almeida / Espaço Sommelier fica na SHCGN 710/711 Bloco F Loja 43 - Asa Norte.

Você sabia que o Clube IVV possui vantagens únicas? 
Além de ser o primeiro clube a providenciar seu sommelier particular, gerenciamento de adegas (com nossas wine tags) e consultoria para compras e eventos gratuitamente, o Clube IVV também possui um serviço de agendamento em adegas ao redor do mundo. Isso mesmo! Indo viajar? Nosso sommelier já passou por mais de 50 países e seus contatos são um beneficio para os nossos sócios. Agendamos para nossos sócios degustações direto com enólogos em vinícolas ao redor do mundo. Assim, nossos clientes podem conhecer de perto a produção de vinho. Aproveite você também dessas vantagens únicas! 

O MAIS NOVO SUCESSO EM VINHOS DO BRASIL: CLUBE IVV!!!

Os vinhos foram selecionados pelo expert em vinhos, sommelier Eduardo Nobre, que auxiliou no processo de fabricação em 5 vinícolas (2009/2013). Viajou pelas mais importantes regiões vinícolas do mundo (mais de 250 vinícolas). Ao todo 52 países, descobrindo novas experiências da enogastronomia.

Associe-se você também:
www.clubeivv.com.br

Daniela Bravin e Eduardo Nobre Realizam um Curso de Harmonização - Clube IVV


Pessoal!!!
A talentosa Daniela Bravin é sommelier desde 2003. Prestou consultoria e serviços relacionados ao vinho e à gastronomia para os mais conceituados restaurantes da capital paulista. Recentemente, abriu seu próprio restaurante, o Bravin, que já se destaca pela excelente culinária e pelo cuidado com que ela pessoalmente indica a harmonização de cada rótulo para seus clientes. 

Posso dizer que foi uma experiência única em Brasília: poder unir o conhecimento e a experiência de Eduardo Nobre e Daniela Bravin em um curso / bate papo sobre harmonização. Adorei ter participado! Foram realizados dois cursos, o qual participei do segundo:

  • Curso #1: Introdução ao Mundo do Vinho
  • Curso #2: Como Escolher um Vinho / Princípios Básicos da Harmonização
Enquanto esperávamos a chegada de todos os participantes, foi servido pães, pastas e um belo espumante: o Aracuri Collector Blanc de Noir que faz parte da linha Aracuri Collector (linha TOP da Aracuri), onde só é elaborado em safras especiais e em quantidades limitadas (Lote: 5.000 garrafas). Esse espumante recebeu Medalha de Ouro no Vinus del Bicentenario: Concurso Internacional de Vinos Y Licores, Argentina, 2014.


Um 100% Pinot Noir (dai o nome Blanc de Noir, pois é um branco de uma uva tinta: a pinot noir). Cor dourada, perlagem fina consistente. Aromas de brioche, notas tostadas e mel. Em boca apresenta um toque cremoso e mineral. Avaliação segundo os critérios de degustação do Blog Enofilia: Ótimo Espumante.


Logo no início do curso, a Daniela propôs o seguinte desafio: sair pela loja (Adega Almeida) e procurar um vinho que você gostaria de comprar. Ao selecionar o vinho, você deveria justificar sua escolha. 

A minha escolha foi o Angélica Zapata Malbec. Na loja só tinha o rótulo 2010. Escolhi esse vinho, pois gosto da uva, conheço muito bem o produtor que é um dos melhores da Argentina e da região, é um vinho fácil de encontrar, visto que é um rótulo famoso e vendido em quase todos restaurantes, adegas e alguns supermercados e por fim, pensei em abrir esse vinho na minha aula de carnes nobres que estou fazendo no Dom Francisco. Nessa justificativa não mencionei o preço, pois o vinho, apesar de custar 200reais, vale cada centavo se aberto em um momento bacana =)

A nossa sommelier comentou a questão de olhar atentamente as informações do rótulo, conhecer as principais uvas, conhecer os produtores e as principais regiões. E deu a dica para quem está iniciando: é mais fácil começar por vinhos do novo mundo, pois o rótulo contêm mais informações, assim como esses vinhos possuem um melhor custo benefício. Mas se você quiser um vinho do velho mundo, que tal ir procurar um vinho português? Afinal, eles possuem excelente custo/benefício... nada de arriscar 50 reais na Itália, ok?


A segunda parte do curso, estava relacionada a harmonização. Então, descemos para o espaço gourmet da Adega, que é lindo e super organizado, para fazer duas experiências. 

A primeira, consistia em provar (sem necessariamente engolir), um líquido doce, um salgado, um ácido e um amargo, a fim de identificar onde cada um desses sabores predominava na boca. Achei bem interessante e posso resumir a experiência na seguinte imagem:

A segunda experiência foi mais divertida. Cada participante recebeu um pratinho contendo alguns alimentos: Queijo, gorgonzola, peixe, pasta de beringela com azeitona e chocolate amargo. E um "espumante", dois brancos e dois tintos. A ideia era harmonizar cada um dos vinhos com um dos alimentos.

Foto dos Vinhos com os Alimentos a serem Harmonizados

Vamos lá:

  1. O espumante, na verdade era uma cidra feita a base de perâs. Aromas de uva passas e um paladar doce. Para mim, harmonizou tanto com o gorgonzola (por oposição) quanto com o chocolate (similaridade);
  2. Um belo vinho verde que já tinha provado. Sensacional! Indico vocês provarem!!! Borges Alvarinho Vinho Verde 2009: Um vinho branco (verde) da região de Monção e Melgaço em Portugal. Feito da uva Alvarinho. Cor amarelo intenso com reflexos dourados. Aroma mineral (petróleo) com notas cítricas e de frutos tropicais. Boa complexidade aromática. Em boca é leve, furtado e muito mineral e ainda custa 40 reais no site do Clube IVV. Muito bacana, vai bem com o peixe.
  3. Esse foi um peguinha do jogo, foi servido um Jerez, e ficou sensacional com a azeitona da beringela. Recomendo servir essa combinação para abrir o apetite.
  4. Um vinho coringa na mesa. Um belo Sangiovese do Clube IVV: Rocca Sangiovese Rubicone 2011 que é vendido a 40 reais. Vale muito a pena, pois é fácil de harmonizar e foi bem com a beringela e o queijo. Um vinho para o dia a dia e que é extremamente agradável.
  5. Esse vinho é um vinho mais encorpado... o Aracuri Cabernet Sauvignon 2008, 55reais no Clube IVV. Ficou muito interessante com o chocolate amargo.

Fotos:

E agora?
Que tal curtirmos algunas fotos do curso???
E pra falar a verdade, esse álbum está sensacional, cheia de fotos bacanas, tá difícil selecionar algumas para colocar aqui. hehehe =)

Na foto a turma presente no curso do Clube IVV - Daniela Bravin e Eduardo Nobre:


Na foto: vinhos servidos durante o curso.


Na foto: Rachel Alves, presidente da confraria Amigas do Vinho, eu e Daniela Bravin.


Na foto: Fizemos uma brincadeira, uma foto descontraída para se divertir um pouco... Fred (Clube IVV), Hallyssonn (Adega Almeida), Eduardo Nobre, Marcelo (Adega Almeida), Daniela Bravin e eu.


Clique aqui e veja todas as fotos!