sábado, 10 de outubro de 2015

Você Conhece a Uva Malbec?

Pessoal!!!
Neste Post falarei sobre a minha uva favorita que é a Malbec. Confira:

Você Conhece a Uva Malbec???


A minha uva preferida é a malbec da Argentina, pois lá no deserto de Mendoza, o Malbec alcançou sua excelência no quesito qualidade, produzindo vinhos frutados, macios, robustos e de guarda. Sem falar que comprar um vinho de 150 ou 600 reais Argentino é praticamente comprar um Francês de mais de 400 ou 2000 reais devido a impostos no Brasil.

Veja que o vinho Nicolás Catena Zapata, vinho Argentino Famoso, competiu em uma série de degustações a cegas realizadas na Europa e nos Estados Unidos, contra grandes vinhos do mundo, como Chateau Latour, Haut Brion, Solaia, Caymus e Opus One. Em todas as degustações, o Nicolás Catena Zapata (1997) obteve o primeiro e segundo lugar.

Seus Terroirs:

A uva Malbec nasceu no sul da França em Cahors, mas é na Argentina, no deserto de Mendonza, onde encontrou o seu lugar perfeito para produção dos melhores Malbecs do mundo. Para se ter idéia, a própria França não produz vinhos malbecs de qualidade como na Argentina!!! Qual o segredo? Nossos hermanos possuem vinhedos centenários nas encostas dos Andes que conseguem realçar a fruta do Malbec, produzindo vinhos de excelência. A malbec pode produzir vinhos de guarda que ficam maravilhosos depois de alguns anos...

Características:

A uva Malbec produz vinhos elegantes, robustos, frutados, com textura aveludada, ótimo sabor marcado geralmente por chocolate. Podemos perceber que um malbec possui (geralmente) cor violácea, aromas de frutas negras maduras, média acidez, muito corpo, álcool (14%) e um fim de boca adocicado.  É um vinho que agrada muito os iniciantes e claro: combina maravilhosamente com um ótimo churrasco!