segunda-feira, 11 de abril de 2016

Degustação Michel Chapoutier no Rubaiyat

Pessoal!!!
Hoje vou contar para vocês como foi a degustação da Michel Chapoutier, que é uma das principais vinícolas da França, especialmente quando se fala no Rhône.

Com mais de 20 anos de mercado brasileiro, a M. Chapoutier possui mais de 300 rótulos a venda na Mistral, todos com impressão em braille (foi a primeira vinícola a fazer isso em todos seus rótulos). E como se isso não fosse suficiente...  ela é a maior colecionadora de 100 pontos Robert Parker!!!

E mais... Michel Chapoutier - um dos maiores enólogos da França, eleito diversas vezes "enólogo do ano" pela Revue du Vin de France – deu uma nova dimensão aos vinhos da região, atingindo a perfeição nas diversas denominações do Norte e do Sul. Os vinhedos são cultivados organicamente e apresentam baixos rendimentos. Chapoutier recebe sempre notas altíssimas de todos os autores.

A degustação foi feita pela importadora Mistral (representante comercial dos vinhos no Brasil) no restaurante Rubaiyat Brasília e contou com a ilustre presença do Antonin Bonet, diretor de exportação da Chapoutier. Adorei! Vinhos, comida, ambiente e serviço... tudo perfeito. Confira:

Degustação Michel Chapoutier no Rubaiyat


Sobre Michel Chapoutier:

O genial Michel Chapoutier é um dos maiores nomes do Rhône e de toda a França. O enólogo conferiu uma nova dimensão aos vinhos da região, atingindo a perfeição nas diversas denominações do Norte e do Sul. De opiniões controversas e virtuosismo técnico, Chapoutier é adepto da viticultura orgânica e biodinâmica e segue a cartilha francesa para esse tipo de cultivo sustentável. Seus vinhos são grande referência para a região.

Convencido da enorme riqueza do terroir do Rhône, Michel Chapoutier criou os reverenciados "séléction parcellaire" - vinhos de vinhedo, que estão sempre ente os melhores tintos e brancos da França e que buscam a qualidade máxima de cada denominação.

O famoso crítico Robert Parker afirma: "Tudo o que Chapoutier está fazendo, de seus vinhedos cultivados biodinamicamente com rendimentos minúsculos, fermentações estendidas, o uso de leveduras naturais até a decisão de não filtrar os vinhos, tem o intuito de produzir a essência de um vinhedo e de uma safra. Sua história, desde 1989, admiravelmente prova que estes são vinhos extraordinários feitos por um gênio que se reuna a ceder".

Todos seus tintos, brancos, rosés e vinhos doces recebem notas altíssimas da imprensa especializada e colaboram para colocar o Rhône entre as melhores regiões vinícolas francesas, lado a lado com Bordeaux e Bourgogne.

Seu Côtes du Rhône Belleruche é considerado um dos melhores da denominação e seus Hermitage brancos estão entre os mais cobiçados. Além disso, Chapoutier também produz excelentes vinhos no Sul da França, Alsácia, Austrália e mais recentemente, também em Portugal.


Sobre os vinhos degustados:

Pessoal!!! 
Provei uma pequena parte da linha da M. Chapoutier (possui mais de 300 rótulos diferentes) e posso dizer que todos os vinhos são ótimos. Nesse post vou comentar o 3 vinhos que considero destaques da degustação.

O vinho que mais gostei nessa degustação foi o português Pinteivera Touriga Nacional 2010. O produtor escolheu o xistoso Douro para produzir um vinho 100% Touriga Nacional de muito caráter.

Robert Parker adorou o vinho e deu nada menos que 94-96 pontos. "Inegavelmente, é o melhor vinho português que eu provei", exclamou Parker após experimentar a safra de 2009.

Não provei essa safra... mais provei a 2010 e até agora foi o português que mais me surpreendeu. Custa aproximadamente 76,50 dólares. É um vinho de muita potência, equilíbrio e elegância. Se demostra muito aromático (para um touriga), vai evoluindo muito bem na taça. Aroma e paladar frutado na medida certa. Gostei muito!!!



Avaliação do Blog Enofilia: Excelente Vinho!



Agora, a especialidade da casa! E foi o vinho mais caro da degustação, cerca de 255,90 dólares. O Hermitage M. La Sizeranne 2011 é um dos símbolos da vinícola, que mostra bem o porque Chapoutier é o maior colecionador de prêmios e notas altas do Rhône.

Um vinho feito de Syrah, que vai evoluir muito bem mais uns 15 anos. Mostra parte do seu potencial ainda jovem, um buquê de muita complexidade, um vinho de muita estrutura que evolui muito na taça. Mostra seus aromas de frutas negras, seguindo por notas de couro e especiarias. Final de taça, apresentou notas de café. Sensacional!!! O melhor vinho da degustação!!! O melhor, mas EU gostei mais do português (meu paladar!).



Avaliação do Blog Enofilia: Excelente Vinho!




Para não ficarmos só falando dos tintos... vamos ao Schieferkopf Gewurztraminer 2012. A obsessão de Michel Chapoutier por solos xisto azul o levou até a Alsácia (eu amoooo os vinhos dessa região). Na propriedade Shieferkopf, localizada entre as comunas de Barr e Riquewihr, ele talha vinhos profundos e de incrível mineralidade com as típicas uvas da região. A Wine Spectator classificou o vinho em 90 pontos (safra 2012).

O seu Gewurztraminer é um branco que custa aproximadamente 67,59 dólares. É muito aromático (feito por uma uva que tem essa característica de ser explosiva em aroma), aromas de maracujá. Possui um final de boca fresco e doce. Para aqueles que já bebem a muito tempo, podem achar esse "doce" meio enjoativo... ou seja, melhor abrir esse vinho com várias pessoas. Já os iniciantes, vão acha-lo super agradável e pedir "bis".


Avaliação: Vinho Muito Bom.


Fotos:

E agora, que tal curtirmos umas fotos???

Na foto, eu com Antonin Bonneto (diretor de exportação da Chapoutier): 



Na foto, uma deliciosa fraldinha com farofa de ovos e um excelente Châteauneuf-du-pape para harmonizar:



Na foto, a imprensa especializada em vinhos acompanhando de perto cada rótulo da Michel Chapoutier: