terça-feira, 28 de junho de 2016

Degustação de vinhos da Symington

Pessoal!!
A Importadora Mistral promoveu um encontro com Francisco S. Cepeda, Brand Ambassador da Symington, tradicional casa Produtora de vinhos na região do Douro, Portugal. O encontro foi no já tradicional restaurante Don Romano. A apresentação foi bastante esclarecedora, explicando algumas características do solo e do clima duriense. Confira essa excelente matéria feita pelo nosso mais novo colaborador Elias Maia.

Degustação de vinhos da Symington

Com a presença do Brad Ambassador Francisco S. Cepeda

Data da degustação: 21.06.2016.


A Symington se orgulha de ser a única empresa familiar de grande porte produtora de vinhos em Portugal. Está no Douro desde 1.882. Atualmente possui 27 propriedades na região e produzem vinhos tintos, brancos, rosés e fortificados. São responsáveis por mais de 30% do total da produção de vinhos do Porto de categorias especiais.

A Empresa é dona de conhecidas marcas de vinhos do Porto, como a Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s, além da Quinta do Vesúvio. Também fazem bonito na produção de vinhos tintos: são os criadores do Tinto Chryseia, cujo 2011 foi classificado pela Wine Spectator como o terceiro melhor vinho do mundo em 2014, isso sem dizer que o melhor do mundo no mesmo ranking foi o Porto Dow’s Vintage 2011.


A degustação começou com o Altano Branco 2014, interessante vinho do Douro, de cor amarelo transparente, bastante mineral e gastronômico. Em seguida passamos para o Altano Tinto 2013, de coloração rubi claro, é um tinto mais leve que um duriense padrão, com taninos mais leves, além de mais frescor e uma discreta baunilha (da madeira). 

Provamos também o Prazo de Roriz 2011, interessante por ser da mítica safra 2011, considerada a melhor da história recente de Portugal. De fato, muitas vezes já percebemos a superioridade dessa safra quando comparada com outras do mesmo vinho. Este é daqueles vinhos superiores do Douro, elegante, equilibrado, de boa estrutura.


O último tinto degustado foi o Post-Scriptum 2012, segundo vinho da linha Chryseia, produzido pela parceria Prats & Symington. Foi o vinho de maior estrutura, com aromas inicialmente florais e evoluindo para frutos negros como ameixa. Em boca, manteve-se equilibrado nos taninos e na acidez. Certamente pode ser guardado por alguns anos ainda. 


Para fechar, degustamos dois vinhos do Porto: o Graham’s Six Grapes, interessante vinho do Porto do tipo Ruby e também o Graham’s 10 Years, um vinho do Porto Tawny de bela coloração âmbar, corpo delicado, aromas de nozes e castanhas, com nuances de frutos desidratados como tâmaras, ameixas e figos. Em boca, acidez na medida, baunilha e final longo. Vai muito bem com queijos, sobremesas a base de ovos e com um bom charuto. 

Fotos:

Na foto, Rogério Lisbôa (Band News FM - Jornalista de Gastronomia) e Elias Maia (Novo Colaborador do Blog Enofilia):


Na foto, Francisco S. Cepeda e Elias Maia:


Na foto, com o produtor, Cris Cavali (Revista Luxo) e Rachel Alves (Presidente da Confraria Amigas do Vinho Brasília):


Referências:

Symington

Top 10 vinhos em 2014 segundo a Wine Spectator

Importadora Mistral