sexta-feira, 1 de julho de 2016

Pessoal!!!
Estou adorando o curso da ISG nível 2! Muito melhor que o nível 1, mais aprofundado, melhores vinhos, tema, aulas e apostila. Fiz esse resumo para ajudar a galera que vai fazer a prova. Confira:

International Sommelier Guild - Nível 2 - Resumo Bordeaux:


O que faz um vinho ser diferente? 
CC VV SS – Clima, Casta, Viticultura, Vinicultura, Solo e Safra.

FRANÇA:
Vin de Pays, IGP e AOC/AOP (Região, Distrito, Comuna, Vinhedo).

BORDEAUX:
HISTÓRIA: 
Relacionada com a corte inglesa. Taxaram os outros vinhos e gostavam de clarete. Marketing do Chatêaux. 
Holandeses drenaram os pântanos do Haut-Médoc.
Napoleão fez a lista dos 100 anos e classificou os Grand Cru e Primier Grand Cru em 1855.

CARACTERÍSTICAS:
Clima: Essencialmente marítimo, verões longos e invernos tipicamente úmidos e frescos
Solos: Margem esquerda (Médoc e Graves) são baseados em cascalhos intercalada com camadas de areia e argila. Na margem direita, mais calcário e argila. Pode ter arenito e areia e cascalho.
Legislação: AOC/ AOP sem chegar em vinhedo. Tem a Classificação de 1855.

MAPA:


Margem esquerda é mais quente, solo cascalho, cabernet sauvignon, vinhos mais complexos com maior corpo, seguida pela merlot e cabernet franc.
Margem direita é mais fria, solo argila e calcário, merlot, vinhos mais frutados, seguida pela cabernet franc e cabernet sauvignon. Menor que a esquerda, possui vinhedos menores (produção em menor / mais difícil de comprar) e mais propriedades. Cultura mais católica. 

REGIÕES:
Margem Esquerda:
Distrito Médoc: Não possui os Chateaux “Premiados”. Solo com muito mais argila e menos cascalho do que o Haut-Médoc. Vinhos tintos (apenas). Novo foco Merlot.
Distrito Haut-Médoc: Possui 6 comunas, sendo 4 as mais famosas. Solos da parte norte têm menos cascalho e mais argila que o da zona sul, por isso os vinhos ao norte tende a ser mais robustos e menos refinados.
Comuna Saint-Estèphe (Haut-Médoc): É mais ao norte e tem mais argila no solo. Nenhum Premier Cru. Dificuldade de amadurecimento da Cabernet Sauvignon. Vinhos superiores em taninos e mais ácidos. Novo foco Merlot.
Comuna Pauillac (Haut-Médoc):  Mais famosa, possui 3/5 Premier Cru. Solo pedregoso, profundo e bem drenado, ótimo para reter calor e amadurecer a cabernet sauvignon. Vinhos de referência da cabernet sauvignon, com aromas de groselhas negras, grafite de lápis e cedro.
Comuna Saint-Julien (Haut-Médoc): Ponto de equilíbrio entre Puillac e Margaux. Possui cinco 2º Cru.
Comuna Margaux (Haut-Médoc): É a mais variada entre as 4 famosas. Solos diversos, mas em geral, contêm maiores quantidades de areia misturadas com cascalho (comparando com o norte). Vinho mais leve e aberto.
Comuna Moulis e Listrac (Haut-Médoc): Comunas do interior. Solos com pouco cascalho. Estilo de vinho mais grosseiro, taninos mais firmes e maior acidez.
Distrito de Graves: Perto de Bordeaux. Solos ao norte com mais cascalhos, ao sul com mais areia e argila. Produz desde a cabernet sauvignon, vinhos brancos secos a base de sauvignon blanc e sémillon, e vinhos doces. Château excepcional: Haut-Brion e Pape-Clément.
Comuna Pessac-Léognan (Graves): Duas comunas fundidas em uma. Produção de estilos variadas conforme o distrito. O Cabernet tem aromas de tabaco, minerais e terrosos, sua estrutura é leve (semelhante ao Médoc). Os brancos são o corte tradicional do Graves onde alguns produtores podem optar por fermentação/maturação em barrica.
Comuna Sauternes e Barsac (Graves): Localizadas ao sul. Produzem vinhos doces de alta concentração e leveza (pesado – estilo antigo; fresco – mais novo). Solos pesados misturado barro e cascalho. Umidade alta (névoas). As uvas podem ser afetadas pela podridão nobre (Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle). 
Comunas Loupiac e St. Croix-du-Mont (do outro lado do rio Garonne): Pequenas comunas que se baseiam no estilo do sauternes. Opção mais barata.
Entre-Deux-Mers:
Distrito localizado entre os rios Dorgogne e Garonne. É um planalto ondulante com pouco cascalho, areia e silte acima do subsolo calcário. Faz vinhos brancos secos da sauvignon blanc, frescos, frutados, fermentados em aço inoxidável e para consumo imediato. Foco em propriedades modernas, cooperativas e tecnologia no crescimento da produção (mecânica).
Margem Direita:
Comuna Saint-Émilion: Apenas vinho tinto de predomínio Merlot. Classificação das AOC dentro dessa comuna é contestada. Possui 5mil hectares e 3 áreas distintas: o planalto de calcário e encostas ao redor da aldeia de Saint-Émilion (melhores vinhos); a pequena área de cascalho, encostas arenosas ao lado oeste (segundo melhores vinhos); e a planície arenosa, sujeita a inundação do rio Dordogne (vinho base). Seus vinhos são suaves em taninos e acidez, rico em frutas (ameixas e cerejas pretas) e teor alcoólico relativamente alto.
Comuna Pomerol: pequena, praticamente um apêndice de Saint-Émilion. Vinho Pétrus. Propriedades pequenas, produção pequena, preços elevados e qualidade pode ser irregular. Não tem AOP. Solo: planalto de cascalho e argila com subsolo rico em ferro. 
Fronsac e Canon-Fronsac: Retomando a antiga importância (novos investimentos). Localizada numa área de colinas com vista para o Dordogne de solos calcários. Canon-Frosac se encontra em um dos melhores solos de calcários vermelhos ricos em ferro, menos férteis que o de Frosac.
Satélites de Saint-Émilion e Pomerol: Vinhos podem serem bebidos mais jovens.

UVAS E ESTILOS:
Uvas de maturação precoce (Merlot), são combinadas com uvas de maturação tardia (Cabernet Sauvignon). Formando uma espécie de apólice.
Vinhos doces mistura de Sauvignon Blanc e Sémillon (podridão nobre - Botrytis Cinerea).

Tintas:
1. Cabernet Sauvignon
2. Cabernet Franc
3. Merlot
4. Malbec (ou Pressac)
5. Petit Verdot

Brancas:
1. Sauvignon Blanc
2. Sémillon
3. Muscadelle