quinta-feira, 21 de julho de 2016

Pessoal!!
A Embaixada de Portugal é uma das principais promotoras dos vinhos portugueses em Brasília. Algumas vezes por ano realizam feiras, trazem autoridades e, de alguma forma, compartilham conosco um pouco da tradição, história, técnicas e até legislação sobre vinhos... Confira essa excelente matéria feita pelo nosso mais novo colaborador Elias Maia.

Elias Maia é um apaixonado por vinhos. Costuma dizer que vinho bom é aquele que agrada e proporciona bons momentos. Sua paixão por vinhos já o levou a vinícolas em quase 10 países, em busca de conhecimento, experiência e, principalmente, bons momentos para compartilhar.  

Degustação de vinhos verdes na Embaixada de Portugal

23.06.2016.


Dessa vez, o Embaixador, juntamente com o Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes - CRVV, Sr. Manuel Pinheiro, promoveram uma feira com 150 rótulos de vinhos verdes.

É bom relembrar que o “vinho verde”, ao contrário do que muitos pensam, não tem a ver com sua cor. Os vinhos verdes podem ser brancos, tintos, espumantes e rosés. Na verdade, o nome desses vinhos está diretamente relacionado à região em que são produzidos. 


Para um vinho ser classificado como “verde”, este deve vir de uma região demarcada e específica localizada no noroeste de Portugal, conhecida como entre-douro-e-minho, obedecendo a rígidos critérios de produção.


O evento foi proveitoso justamente para difundir um pouco mais do que é produzido na região dos vinhos verdes, cuja variedade nem sempre encontramos facilmente. Sem dúvidas, os vinhos brancos são maioria, com características florais, leves e frescos. 

Destaque para os monovarietais de loureiro e de alvarinho produzidos pela Viniverde, chamados Estreia, que também possui um rosé bastante interessante, de coloração mais profunda.


Já os espumantes também chamaram atenção por serem bem doces e leves, bons para dias quentes e festas. No geral, a feira foi proveitosa para mostrar que há muito mais sobre vinhos verdes do que o senso comum que ouvimos por aí, portanto, se encontrar um vinho verde tinto, rosé ou espumante, experimente, vale a experiência.



Referências:

Embaixada de Portugal

Vinho Verde