quarta-feira, 20 de julho de 2016

Pessoal!!
A Decanter Brasília promoveu um encontro com Fernando Seixas, verdadeiro embaixador das marcas de vinhos do Porto Fonseca, Taylors e Croft. Nesse post, vamos focar na Fonseca, que foi a marca apresentada na ocasião. Confira essa excelente matéria feita pelo nosso mais novo colaborador Elias Maia.

Elias Maia é um apaixonado por vinhos. Costuma dizer que vinho bom é aquele que agrada e proporciona bons momentos. Sua paixão por vinhos já o levou a vinícolas em quase 10 países, em busca de conhecimento, experiência e, principalmente, bons momentos para compartilhar.  

Apresentação dos Vinho do Porto Fonseca na Decanter Brasília

Com a presença do Export Sales Manager Fernando Seixas

29.06.2016.


O Fernando Seixas é um sujeito ímpar, capaz de apresentar seus produtos de forma objetiva, técnica, precisa e, ao mesmo tempo, sem perder a casualidade, dispensando toda aquela pompa que muitas vezes encontramos no mundo dos vinhos, ponto para ele!

A Fonseca é uma das mais renomadas e tradicionais casas de vinho do Porto. São aproximadamente 200 anos de história marcados por premiações e reconhecimento pela altíssima qualidade de seus produtos, reconhecidos internacionalmente como a produtora de um dos melhores vinhos do Porto. 

No evento, degustamos um Porto branco, chamado Fonseca Siroco, bastante seco, incomum por nossas terras, mas bastante elegante e, por recomendação do próprio produtor, vai muito bem em um drink com água tônica, refrescante.


O segundo Porto degustado foi o Bin 27, um ruby de coloração intensa, bem frutado e macio. A curiosidade desse rótulo é que está no mercado há mais de 40 anos, desde 1972, e é um dos vinhos do porto mais consumidos nos EUA e é uma das boas opções de compra no nosso mercado, dada sua relação custo-benefício (guardando-se as devidas ressalvas de que no Brasil sofremos com preços desproporcionais em relação ao exterior).


Em seguida provamos o Tawny e o Ruby, ambos vinhos reserva, com envelhecimento médio de 3 anos. Os dois apresentam qualidade diferenciada, sendo nítida a coloração mais granada/aloirada do tawny em relação ao rubi intenso do ruby (como o próprio nome já sugere). Os aromas também são bem distintos, sendo o tawny com notas mais amendoadas e de frutos secos, ao passo que o ruby apresenta-se com aromas de frutas frescas como cerejas e amoras.

Recomendo, para aqueles que apreciam vinhos do porto, abrir um tawny e um ruby, de mesma categoria e da mesma vinícola, para averiguar as diferenças entre os dois tipos. Isso ajuda muito a diferenciar essas duas principais modalidades de vinhos do porto, de modo a contribuir até mesmo para se formar opinião a respeito, nem que seja para dizer “prefiro tawny a ruby”.


Adiante, degustamos ainda o sensacional Tawny 10 anos, mais delicado, coloração âmbar e aromas de frutos secos. Passamos para o LBV 2009, o qual tem a particularidade de não ser filtrado e, por isso, ter maior potencial de guarda. Em seguida, a coisa ficou muito séria. Provamos o raríssimo Quinta do Panascal Vintage 2005 e os Guimaraens Vintage 2009 e 2008. Todos esses vintage mostram o potencial da casa em produzir Portos fenomenais, complexos, com grande potencial de guarda, proporcionando uma boa experiência e produtos que valem a pena conhecer. 


Referências:
Fonseca Porto

Importadora Decanter