domingo, 5 de fevereiro de 2017

Pessoal!
O “Vitello Tonnato” ou “Vitel Tonnè ”, uma especialidade do Piemonte, muito adotada também na Lombardia e na Emilia Romagna, é um dos grandes clássicos da gastronomia italiana. Confira o post com a receita feito pela chef e nova colaboradora do blog, Renata Mandelli.

Foi com grande orgulho que aceitei o convite do querido Ayrton para assinar a  coluna de gastronomia. Uma honra estar entre profissionais de forte calibre e que, como eu, nutrem pelo apaixonante mundo dos vinhos um amor incondicional.

Vitello Tonnato, uma especialidade do Piemonte por Renata Mandelli


Para “dar inicio aos trabalhos”, e estando em pleno verão no Brasil, escolho um prato que conheci logo ao me mudar para Genova, apresentado por uma amiga de Turim. O primeiro impacto foi de incredibilidade, pois vitela e atum juntos não me parecia uma ideia plausível, muito menos apetitosa. Ledo engano!

O “Vitello Tonnato” ou “Vitel Tonnè ”, uma especialidade do Piemonte, muito adotada também na Lombardia e na Emilia Romagna, é um dos grandes clássicos da gastronomia italiana. É um prato tipico do verão, servido tradicionalmente como antepasto nos dias de alta temperatura. 

A receita, que remonta ao período medieval, consiste em carne de vitela cozida e fatiada e depois recoberta com um creme preparado com atum, ovos, anchovas, aceto balsâmico, azeite extravirgem de oliva e alcaparras. 

Para um bom resultado, é fundamental que os ingredientes escolhidos sejam de extrema qualidade. O creme tonnato é delicioso e pode, como alternativa à vitela, ser usado com carnes de frango, peru ou bovina. Deve ser mantida em geladeira e utilizada fresca.  

Os convido a experimentar essa maravilha acompanhada de um vinho branco delicado ou um rosé de estrutura leve. Apesar de ser um prato à base de vitela, não convida, absolutamente, a ser degustado com um tinto, devido à incompatibilidade com os ingredientes presentes no creme. 

É um prato adequado aos seguidores da dieta paleolítica.

Sejam bem vindos ao meu mundo de sabores e alquimia! 
E vamos à receita dessa iguaria!

VITELLO TONNATO (Vitel Tonnè):


Ingredientes:
  • 600 g de carne de vitela;
  • 1 cebola;
  • 4 folhas de louro;
  • 2 dentes de alho;
  • 4 cravos da India;
  • 4 grãos de pimenta do reino;
  • 6 filés de aliche em azeite;
  • 1 ramo de alecrim;
  • Sal a gosto;
  • 1 colher de sopa de aceto balsâmico ;
  • 3 ovos cozidos;
  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem de oliva;
  • ½ litro de vinho branco seco;
  • 100g de atum em azeite de oliva;
  • 20g de alcaparras;
  • 1 talo de aipo;
  • 1 cenoura.

Preparo:


Em uma panela alta e estreita, coloque o azeite, uma pitada de sal, a cenoura, o aipo, a cebola, o alecrim, a folha de louro e os cravos e refogue a vitela, para enriquecê-la de aromas e sabores. Regue tudo com o vinho branco, misture bem para incorporar, e adicione água (ou, se preferir, caldo de carne) até cobrir os ingredientes.

Deixe cozinhar em fogo doce por aproximadamente 90 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar no proprio molho.

Prepare o creme tonnè da seguinte forma: em um bowl, misture o atum com os ovos cozidos bem picadinhos, metade das alcaparras, os filés de aliche, azeite e uma concha de fundo (molho) do cozimento da carne. Com a ajuda de um mixer ou liquidificador, transforme a mistura em um creme denso e liso. Acrescente, a este ponto, o aceto balsâmico.

Corte a vitela ja fria em fatias finas e as distribua em uma travessa. Cubra cada uma delas com o creme tonnè, enfeite com as alcaparras restantes e, voilà, buon appettito!

Sobre a Chef Renata Mandelli:


De origem italiana, apaixonada pela cozinha desde criança. Morou em Genova 7 anos se dedicando à alquimia de sabores. Participou do movimento do Slow Food. Fez cursos de gastrônomia da escola francesa Cordon Bleu em Roma e Firenze, e em vários pequenos cursos temáticos em Genova. 

Criou a empresa “Renata Mandelli – Art & Food”, que conta hoje com uma variedade de mais de 60 produtos elaborados com ingredientes especiais e orgânicos, dentre confetturas, geleias, pétalas e açúcares de flores para adoçar e perfumar o chá, antepastos, azeites especiais e o tradicional limoncello, licor de limão siciliano típico da Campagna e Costa Amalfitana e muitos outros. Desde 2015, participou de 3 edições do evento “Chefs nos Eixos” com o stand Chef Renata Mandelli.