quarta-feira, 19 de abril de 2017

Malbec World Day, como foi o seu?

Pessoal!!!!!
Comemorei o dia internacional do Malbec em grande estilo no mais novo wine bar da Enoteca Decanter (Brasília 208 sul). Venha conferir o novo wine bar: excelentes vinhos (vinho por taça), comidinhas e pratos maravilhosos. 

Deixo aqui os parabéns a toda equipe da Decanter. Excelente evento, muitos vinhos de qualidade servidos durante todo o evento. Petiscos gostosos para provar, a chef preparou muito bem a massa, risoto e a linguiça. Gostei de tudo! Parabéns e muito obrigado pelo convite. Sucesso!

Local: Decanter Wine Bar (Brasilia, 208 Sul Bl A)
Mais Informações: (61) 3349 1943 / 3274 4472

Malbec World Day, como foi o seu?

Foto com minha noiva maravilhosa, Sheila alves

POR QUE 17 DE ABRIL?

A origem do Malbec encontra-se no sudoeste da França. Ali era cultivada esta cepa e com ela se elaboravam vinhos denominados “de Cahors”, devido ao nome da região, reconhecidos desde os tempos do Império Romano. Estes vinhos foram consolidados na Idade Média e acabaram de se fortalecer na modernidade. Sobre essa base se desenvolveu, tempo depois, o Malbec Argentino em meados de 1853, pela mão do francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza.

Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, o projeto foi apresentado perante a Legislatura Provincial, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.

Na foto, José Filho, gerente da Enoteca Decanter
 e organizador do evento

Degustação:

Foram degustados mais de 20 rótulos da França (Domaine de Lagrézette -Cahors), Chile (Caliterra - Colchagua) e Argentina (Luigi Bosca -Luján de Cuyo e Maipú, Viña Alicia - Luján de Cuyo, Colomé/Amalaya –Salta, Las Moras - San Juan, Riglos –Uco e Familia Schroeder –Patagonia). Entre eles, vou destacar os 3 vinhos que mais gostei.

Luigi Bosca Finca Los Nobles Malbec Verdot 2012: Um vinho argentino de Luján de Cuyo. Feito de um blend de 89% Malbec e 11% Petit Verdot que ocorreu na própria vinha. Passou por 18 meses em barricas de carvalho francês, 14 meses em garrafa.


Cor rubi escuro com borda violácea. Aromas de frutas negras maduras, especiarias e notas terrosas. Em boca é macio, sedoso, possui muita fruta, complexidade e persistência. Já provei esse vinho várias vezes e sempre recomendo, um dos melhores malbecs de todos! Nota: excelente vinho.


Familia Schroeder Saurus Barrel Fermented Malbec 2013: Um vinho argentino da Patagônia. 100% malbec. O interessante é que esse vinho termina a fermentação em barricas. Passou por 8 meses em barricas novas de carvalho francês (30%) e americano (70%). O grau de tosta das barricas foi realizado exclusivamente para a bodega.


Cor purpúrea. Aromas de frutas negras maduras, especiarias e muita complexidade. Achei incrível!!! Em boca, taninos macios, boa acidez e fruta. Gostei muito desse vinho, em especial dos aromas e do frescor em boca. Nota: ótimo vinho.


Château Lagrézette 2004: Um vinho francês feito de um corte  85% Malbec, 14% Merlot e 1% Tannat. Passou por 18-20 meses em barricas de carvalho.


Cor rubi escuro. Aromas de frutas negras, alcaçuz e notas minerais. Em boca é potente, taninos vivos, encorpado e com boa acidez. Vinho ainda vivo e com toda sua estrutura e complexidade. Vale muito a pena provar. Nota: ótimo vinho.


Para fechar, foto com os amigos enófilos!