quinta-feira, 11 de maio de 2017

Pessoal!!!
Degustação da vinícola Garzón (Uruguai) na World Wine Brasília (loja e Wine Bar na 410sul). Evento muito bem organizado, bons petiscos do wine bar, sorteio de vinhos e muitos vinhos para provar. Gostei muito dos vinhos, desde a linha de entrada à linha top (single vineyard) cuja fermentação passa por tanques de cimento e depois por 12 a 18 meses em carvalhos franceses. Confira:

Quero muito agradecer o convite feito pelo Marquinhos e parabenizar todo pessoal da World Wine que elaborou tudo com muito carinho! Adorei!


Algumas vinícolas do Uruguai são bastante antigas e tradicionais, outras buscam seu espaço na modernidade da tecnologia e da proposta para produzir seus vinhos. Neste conceito, está incluída a Bodega Garzón, que inova até em sua localização, na província de Maldonado, a poucos quilômetros da cidade de Punta Del Este, o mais famoso balneário do país. Localizada a tão somente 18 quilômetros do Oceano Atlântico, traz características aos vinhos diferenciadas em relação a outras regiões produtoras do Uruguai, quer seja pela brisa vinda do mar, quer seja pela mineralidade do solo. 


Degustação Bodega Garzón Uruguai na World Wine

Sobre a Bodega Garzón:

"Garzón representa uma nova região de vinho, uma nova vinícola e um novo conceito em agricultura. Tem sido nosso objetivo desde cedo introduzir um estado da arte em tecnologia para melhorar nossos vinhedos e produzir vinhos premium". Alejandro P. Bulgheroni



Uruguai: terra de vinhos e paisagens incríveis:

Localizado entre Brasil e Argentina, Uruguai se erige como um dos países mais importantes no mundo vitivinícola latino-americano. Sua localização – na mesma latitude que Argentina, Chile, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia – e seu clima temperado favorecem o cultivo da videira em todo seu território. Contudo, a zona central e a zona litoral do país albergam o maior número de bodegas e sua produção é incrementada a cada ano.

Atualmente, de seus 19 departamentos, 15 contam com atividade vinícola. O país produz mais de 90 milhões de litros de vinho e apresenta 9.000 hectares de vinhedos nos quais predomina o trabalho familiar de cepas tintas como Tannat, Merlot, Cabernet, Malbec, e brancas como Sauvignon, Chardonnay, Semillón, ou Riesling, entre outras. Cepas que repousam sobre planícies de solo argiloso e terras pedregosas em uma paisagem exótica e surpreendente, marcada pela influência das brisas do Oceano Atlântico.


Tannat: emblema do vinho uruguaio:

Uruguai é reconhecido no mundo pelo Tannat, variedade que se converteu na mais emblemática do país por seu sabor único e aveludado e seus inumeráveis prêmios internacionais. Sua produção é mais significativa que a das regiões nativas da cepa, no sudeste da França, e apresenta, além disso, particularidades locais que a tornam única. Fruto dessa identidade, o mundo se abriu ao resto de vinhos produzidos no Uruguai, vinhos prometedores, distintos e com um profundo caráter local.



Tradição e cultura:

O caráter minucioso e evolutivo de seus bodegueiros marcou essa atividade tão tradicional e arraigada no país. As bodegas aperfeiçoaram o ofício de geração em geração, estendendo os primeiros vinhedos desenvolvidos por europeus a uma cultura que identifica a região e com a qual a região se sente identificada. Cada taça de vinho uruguaio encerra séculos de história, segredos e transformação, e o vinho se converteu em parte de sua história, de sua tradição e de sua economia.

O país foi instituído nos últimos anos como um dos destinos de enoturismo mais interessantes da região onde desfrutar da qualidade de seus vinhos autóctones e de suas cepas, molduradas em uma paisagem pouco convencional. Mas Uruguai é algo mais que vinho: é um postal. Inesquecíveis graças à sua natureza privilegiada, às suas praias paradisíacas, às suas idílicas colinas, é gastronomia, marcada por sua cozinha charrua, e é cultura genuína e inimitável, influenciada por sua herança europeia.


Um terroir único. Um entorno inigualável:

Os grandes vinhos nascem de grandes vilarejos e os vinhedos de Garzón dão conta disso por estarem localizados em uma zona privilegiada do Uruguai, próxima a Punta del Este, La Barra e José Ignacio, o paraíso turístico uruguaio. Suas paisagens variadas, seu enclave natural e a combinação perfeita de história e futuro fizeram com que as zonas limítrofes do vilarejo desenvolvessem empreendimentos gastronômicos e hoteleiros exclusivos, que vestem a paragem com uma aura de grande sofisticação. Esse peculiar cenário oferece um entorno que não poderia ser melhor para nossas plantações. O terroir faz a diferença.

A geologia da zona de Garzón pertence ao que se conhece como Embasamento Cristalino, que deu origem aos solos há mais de 2.500 milhões de anos. O Lastro como as rochas anteriores quando é alterado e moído com os milhões de anos de geologia forma esse solo fantástico de pedra muito fina, de excelente drenagem, com muitíssimos minerais, que as raízes das parras absorvem, proporcionando ao vinho mineralidade, vibração, complexidade e elegância. O Lastro de Garzón é um conceito muito encantador relacionado com o vilarejo de Garzón e que se explica muito fácil, uma mensagem clara e forte para todos os amantes dos vinhos de alta gama.




A brisa marinha em nossos vinhos:

Outros elementos fundamentais que encontramos em nosso terroir é a importante influência que exerce o Oceano Atlântico, o qual está a apenas 18 km de distância. Isso se traduz em uma constante e muito agradável brisa fresca que acaricia nossas uvas, e tal efeito também se reflete em nossos vinhos. Por isso, nossos vinhos brancos são vibrantes, com uma importante tipicidade varietal, frescos e minerais, ao mesmo tempo em que nossos tintos se apresentam suculentos e frescos, com taninos muito amáveis e um delicado toque mineral.




Sobre a Loja e Wine Bar - World Wine Brasília:

Venha conhecer a World Wine, uma das maiores importadoras do Brasil. Em Brasília, a loja e o Wine Bar ficam na Asa Sul na 410. O portfólio conta com mais de 500 vinhos disponíveis com cerca de 16 países. 

O Wine Bar conta com também com o serviço de vinho por taça, cursos e degustações temáticas. A loja possui ainda espaço (sala) para evento (16 pessoas). E tudo isso no comando do prestigiado sommelier e empresário Marcos Rachelle.


Consultor da importadora Marcos Rachelle e o empresário Keller Alves.
A proposta é fornecer vinhos, petiscos, serviço e atendimento 
de qualidade a um preço justo.

Sobre os vinhos degustados:

Tannat Single Vineyard 2015: Fermentou em piscinas de concreto 80 HL. E passou por maturação de 12 a 18 meses em barricas e tonéis de carvalho francês.


Cor púrpura. Aromas de frutas vermelhas e negras, notas de especiarias e tabaco. Em boca é encorpado, grande concentração de taninos (macios). Um vinho potente, com boa complexidade e persistência. Ainda muito jovem... será uma garrafa maravilhosa para beber daqui alguns anos. Nota: ótimo vinho:



Pinot Noir Single Vineyard 2015: Fermentou em piscinas de concreto 80 HL. E passou por maturação de 12 a 18 meses em barricas e tonéis de carvalho francês.



Um belo Pinot Noir Novo Mundo do Uruguai! Cor rubi. Boa intensidade de aromas, uma taça com uma bela "paleta aromática": cereja, rosas, frutas vermelhas... Em boca é elegante, frutado, fresco e com boa complexidade. Gostei muito! Recomendo! Nota: ótimo vinho:


Albariño Single Vineyard 2016: Fermentou em piscinas de concreto 80 HL. E passou por maturação (20%) de 3 a 6 meses em barricas de carvalho francês e (80%) em piscinas de concreto.


Cor amarelo palha. Aromas de frutas cítricas com notas minerais e florais. Em boca é fresco, mineral, mas ainda tem uma combinação que expressa a barrica, dando certa cremosidade e mais corpo ao albariño. Muito interessante se compararmos aos outros albariños da Garzón ou até mesmo com os de Portugal (Vinho verde) ou Espanha (Rias Baixas); esse, foge do estilo tradicional! É um albariño que combina o frescor e mineralidade com mais corpo, cremosidade e presença. Gostei muito! Nota: ótimo vinho:


Fotos:

Pessoal!!! 
Seguem algumas fotos dos petiscos deliciosos servidos durante todo o evento.