terça-feira, 6 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 10 – FATORES QUE AFETAM O PREÇO DO VINHO



CUSTOS DE PRODUÇÃO:
VITICULTURA: Custo com a propriedade, preparação do solo, videiras, embardamento, mão de obra, máquinas. O preço da uva pode ser afetado pelo mercado.

VINIFICAÇÃO: Custos com equipamentos e tempo que o vinho fica em envelhecimento.

ACONDICIONAMENTO: Garrafas, rótulos, caixas, vedantes.

TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO E VENDAS: Custos com empresas que realizam o serviço referente a cada uma dessas variáveis.

IMPOSTOS: Imposto sobre bebida alcoólica.

VAREJO / RETALHO: As lojas e restaurantes precisam ter lucro com a venda do vinho.

FORÇAS DE MERCADO: Lei da oferta e demanda.


TIPOS DE PRODUTORES DE VINHO:
COOPERATIVAS: Os produtores vendem as uvas para a cooperativa que faz o vinho. Observação: A cooperativa pode acabar por receber uvas de diferentes qualidades.

COMERCIANTES: Ou Négociant em francês, compra uvas, mosto ou vinho para fabricar o seu próprio vinho. Consegue-se uma qualidade superior a das cooperativas, uma vez que se escolhe melhor a matéria prima e se conhece os fornecedores.

PROPRIEDADES VITIVINÍCOLAS: Ou Domaine em francês, produz o seu vinho das uvas da sua propriedade.