segunda-feira, 26 de agosto de 2019

RESUMO PARA A PROVA WSET 3 - CAPÍTULO 35 – CANADÁ

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 35 – CANADÁ


CLIMA: Clima continental e rigoroso com influência de grandes corpos de água (grandes lagos).

LEGISLAÇÃO SOBRE O VINHO NO CANADÁ: Sistema Vintners Quality Alliance (VQA). Atualmente 2 províncias usam o VQA: Ontário e British Columbia. Cada província é dividida em áreas pequenas chamadas de Designated Viticultural Areas (DVA – Áreas Vitivinícolas Demarcadas). Por sua vez, as DVA são divididas em Denominações Regionais e depois em Subdenominações. Todo vinho VQA deve ser elaborado 100% de uvas cultivadas na respectiva província.



REGIÕES VINÍCOLAS
ONTÁRIO: Têm 3 DVA, a mais importante é a Nigara Peninsula. Aqui o lago arrefece a terra e torna a temporada de crescimento mais longa. A Riesling dá vinhos brancos secos e quase secos, frescos e frutados, assim como os melhores Icewine. Outra casta é a Vidal, também usada para o Icewine, ela é uma casta híbrida, robusta, pode fazer vinhos brancos secos (sem estrutura tão ácida e complexidade aromática). Também são produzidos Chardonnay secos de boa qualidade que têm frutas pura e madeira discreta. Para castas tintas, vinhos de alta qualidade de Pinot Noir. A produção de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot estão aumentando.



BRITISH COLUMBIA: Têm 5 DVA, a mais importante é a Okanagan Valley. Fica numa sombra de chuva entre duas cadeias montanhosas (precipitação baixa). Os dias durante a temporada de crescimento são bem longos. Lagos glaciais ajudam a moderar a temperatura. Principais castas: Merlot, Pinot Gris, Pinot Noir, Chardonnay. Também se produz Icewine a partir da Riesling ou da Vidal.