quarta-feira, 28 de agosto de 2019

RESUMO PARA A PROVA WSET 3 - CAPÍTULO 36 – CHILE

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 36 – CHILE


CLIMA E VITICULTURA: A área é definida por características geográficas: Oceano Pacífico, Cordilheira da Costa, Cordilheira dos Andes. Clima mediterrâneo moderadamente quente (alguns lugares sofrem de seca e se utiliza a irrigação). Os fenômenos El Niño (precipitação) e La Niña (seca) podem afetar as regiões em alguns anos. Ventos frescos do Pacífico sopram sobre a costa e os vales, já nos Andes o efeito de arrefecimento é causado pelo ar frio que desce das montanhas durante a noite.


LEGISLAÇÃO SOBRE O VINHO NO CHILE: O sistema de IG divide áreas de vinha em várias Denominaciones de Origen (DO). Existem 4 regiões principais: Coquimbo, Aconcagua, Valle Central e Região do Sul. Por sua vez, essas regiões se dividem em outras 13 sub-regiões. Em 2012 foi anunciado uma classificação onde os termos podem aparecer no rótulo: Costa, Entre Cordilleras e Andes. Ainda existem outros termos (com escasso significado geral, pois sua definição é algo vaga): Reserva, Reserva Especial, Reserva Privada e Gran Reserva.


CASTAS E VINIFICAÇÃO:
CABERNET SAUVIGNON: é a mais plantada. Produz vinhos simples e frutados até com muito corpo e de qualidade superior. Apresenta aromas e sabores de fruta preta muito madura, muitas vezes carácter herbáceo. Pode ser usada em cortes com a Merlot, Carmenère ou Syrah.

MERLOT: Vinhos econômicos têm corpo médio e são frutados, já as versões mais complexas apresentam mais corpo.

CARMENÈRE: Variedade de maturação tardia. Seus vinhos têm geralmente muito corpo e níveis altos de tanino. Aromas herbáceos, fruta preta e ervas.

SYRAH: Vinhedos mais frescos perto da costa, como o Valle del Elqui, têm menos corpo e possuem notas mais apimentadas. Em climas mais quentes, como o Valle de Colchagua, exibem uma maior intensidade de sabores de fruta preta e mais corpo.

PINOT NOIR: Lugares mais frescos como Valle de San Antonio e Valle de Casablanca.

SAUVIGNON BLANC: Lugares mais frescos como Valle de San Antonio e Valle de Casablanca. Origina vinhos com acidez alta e intensos sabores frutados como maçã madura, fruta cítrica, fruta tropical e notas herbáceas. Alguns exemplos utilizam a bâtonnage e uso de madeira.

CHARDONNAY: Estilo moderno com sabores de fruta madura e madeira. 

MOSCATEL DE ALEXANDRIA: Usada para produção de Pisco (uma aguardente de uva).

OUTRAS: Riesling, Gewurztraminer nas regiões frescas como Valle del Bío Bío e o Valle de Itata, produzem vinhos frescos e frutados.


REGIÕES E VINHOS:
REGIÃO DE COQUIMBO: Faz fronteira com o deserto do Atacama. Sub-regiões: Valle del Elqui (bons Sauvignon Blancs e Syrah), Valle del Limarí (alguns dos melhores Chardonnay do Chile). Desafio é a falta de água (irrigação é essencial e muito cara).


REGIÃO DE ACONCAGUA: 
VALLE DEL ACONCAGUA: Área de vinho tinto, clima quente. Produção de Cabernet Sauvignon, Carmenère e Syrah.

VALLE DE CASABLANCA, VALLE DE SAN ANTONIO E VALLE DO LEYDA: Ficam entre as montanhas da costa e do Pacífico (nevoeiros de manhã e ventos de tarde). Plantações de Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Chardonnay (Leyda) e Syrah (Casablanca – vinhas mais quentes ao leste).


REGIÃO DO VALLE CENTRAL: Região quente. Faz muitos vinhos econômicos de Merlot e Chardonnay.

VALLE DO MAIPO: Próximo a Santiago. Região rodeada de montanhas. Melhores lugares estão no sopé doas Andes. Grande reputação da Cabernet Sauvignon (onde os vinhos podem ter um carácter mentolado).

VALLE DEL CACHAPOAL: Mais ao norte, área moderadamente quente. Carmenère amadurece no fundo do vale e a Cabernet e Syrah se dão bem no extremo leste do vale que é mais fresco.

VALLE DE COLCHAGUA: Vinhos tintos de muito corpo como Cabernet Sauvignon, Carmenère e Syrah. Nas encosdas do vale, Apalta tem boa reputação. Mais ao oeste, a influência do Pacífico permite produzir brancos de elevada qualidade.


REGIÃO DO SUL: Clima mais fresco e mais úmido. 
VALLE DE ITATA: Castas País e Moscatel de Alexandria.

VALLE DEL BÍO BÍO: Castas País e Moscatel de Alexandria. Promessa para Pinot Noir e Chardonnay.

VALLE DE MALLECO: Pinot Noir e Chardonnay.