domingo, 25 de agosto de 2019

Queridos confrades!
Esse post faz parte de uma série de postagens com o resumo para a prova de certificação da WSET 3. Espero que você possa ler e relembrar os conceitos. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Grande agraço e bons estudos!

Dúvidas pelo Whatsapp: 61 99902-8680 Ayrton Gissoni

CAPÍTULO 34 – OREGON, WASHINGTON E NOVA YORK


ESTADO DO OREGON:
NORTE DO OREGON:
WILLAMETTE VALLEY AVA: Maior concentração de vinícolas e vinhas. Clima moderado, recebe brisas do oceano. Pinot Noir é a casta mais plantada e produz vinhos com sabores de fruta vermelha madura, toque de especiarias do tipo canela e níveis altos de acidez. A Pinot Gris faz vinhos secos e frutados.
SUL O OREGON: Southern Oregon AVA Inclui Impqua Valley AVA, Roque Valley AVA e outras. Pouco mais quente. Cultiva castas como a Merlot, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Chardonnay, Pinot gris e Syrah.


ESTADO DE WASHINGTON: A maioria das vinhas estão em Columbia Valley AVA que fica na sombra de chuvas das montanhas (precisando de irrigação). Problemas com o frio do inverno que pode reduzir a vindima pala metade ou mais ainda. Dentro dessa área está Yakima Valley AVA e Walla Walla AVA. Os vinhos mais importantes são de Merlot com muito corpo e fruta do tipo ameixa; os de Cabernet Sauvignon que são elegantes e com potencial de envelhecimento; os de Syrah que são intensamente concentrados e com muito corpo. A Chardonnay é a uva branca mais plantada e produz vinhos frutados, e com frequência com notas tostadas. A Riesling produz vinhos em um estilo seco, com sabores de fruta de caroço madura.


ESTADO DE NOVA YORK: Está dominada por espécies de videira americana e híbridos (uvas usadas para suco e geleias) devido sua resistência ao inverno. Produção de Riesling, Chardonnay, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Finger Lakes AVA tem intervenção dos lagos glaciais que acumulam calor e tornam mais longa a temporada de crescimento.